segunda-feira, 29 de junho de 2009

América Latina Hoje-Conferência, É Já Amanhã


É já amanhã, terça dia 30, às 15h45, no ISCTE a sessão que farei, once more about my trip to venezuela...

Claro que o que se está a passar Hoje não poderá de deixar de ser mencionado... veremos se amanhã as notícias são animadoras...

PS - O outro dia discutia se existiam ou não traidores, bem... a foto dá bem a resposta. Por acaso, também tive uma conversa em que alguém falava contra a "malta da fitinha", tipo os fanáticos de fita vermelha na cabeça... Ontem, e bem, o Rui Tavares colocou uma fita verde no pulso em solidariedade com o movimento popular Iraniano (na Praça Camões houve uma vigília...), o q não faz dele propriamente um radical acéfalo... É o que dá querer por rótulos em tudo...
Se bem q com o passado dos interlucotores (ex militantes do PC) percebo o reflexo pavloviano que lhes provocam certas "imagens"... enfim, é algo a ultrapassar, esses preconceitos...

Para perceber o golpe de Estado

Para perceber o golpe de Estado

Posted using ShareThis

No Pasarán! Golpismo em Marcha nas Honduras



Está a decorrer nas Honduras uma tentativa de golpe de estado, por enquanto ainda vão levando a água ao seu moinho, mas parece que os militares estão a ser isolados no plano internacional, desde Banki mon, até Hillary Clinton e obviamente Chavez e os líderes da ALBA que reunidos em cimeira denunciaram o golpe.



Para além do isolamento internacional parece que nas Honduras, apesar da imposição do estado de sítio, a população protesta e está convocada uma greve geral.
Esta é uma prova de fogo para a ALBA, recentemente (à coisa de um ano) este pequeno país aderiu à organização, se o golpe for revertido será mais um bost às forças progressistas que têm ganho força na América Latina, se for bem sucedido é um balde de água fria e é a credibilidade de um projecto integrador que saí, não diria ferido de morte, mas muito fragilizado.




Veremos se a a greve geral, a mobilização popular e apoio dos aliados conseguem repor a democracia, levantar a censura (que agora está imposta), libertar os presos feitos pelos militares e impor o regresso do Presidente legítimo.

O Tirem as Mãos da Venezuela está a acompanhar a situação de perto e várias organizações de solidariedade já emitiram comunicados, recebi um com estes 5 pontos que me parecem fundamentais:

- Respeito pela democracia hondurenha e pelo seu Chefe de Estado democraticamente eleito.
- Respeito pela vida e liberdade do Presidente Manuel Zelaya, do seu governo e de todos os seus apoiantes.
- Respeito à decisão soberana de realizar uma consulta popular sobre a realização de uma Assembleia Constituinte.
- Os militares devem defender o seu povo e a sua democracia, e jamais a sua oligarquia!
- Por uma América Latina livre de golpes imperialistas e de oligarcas!

Duas notas finais: há uns anos acontecimentos destes eram encarados como inevitabilidades, felizmente hoje em dia há forças suficientes na América Latina para fazer respeitar a República (com R grande e como conceito civilizacional), é por estas e por outras que a Revolução Bolivariana é dos acontecimentos mais extraordinários e positivos da primeira década do século XXI. Também Portugal vive afogado por uma oligarquia semi-parasitária, mas a primeira vez que vi alguém falar disso em público foi o Fernando Rosas em Almada, é uma coisa que cá tb é capaz de cair q nem ginjas. Não somos América Latina, mas...

domingo, 28 de junho de 2009

A História dá mergulhos no abismo



Entre as Cartas de Inglaterra do Eça, encontra-se um artigo publicado para o jornal "Gazeta de Notícias", do Rio de Janeiro, em 28 de novembro de 1880. O pretexto era uma petição popular assinada por 300 mil cidadãos prussianos – a que se seguiram dois dias de violentos debates no Parlamento – com a finalidade de excluir os judeus de todas as escolas e universidades e que lhes proibisse de ocupar qualquer cargo público.

Aqui está um excerto:
Mas que diremos do movimento na Alemanha? Que em 1880, na sábia e tolerante Alemanha, depois de Hegel, de Kant e de Schopenhauer, com os professores Strauss e Hartmann, vivos e trabalhando, se recomece uma campanha contra o judeu, o matador de Jesus, como se o imperador Maximiliano estivesse ainda, do seu acampamento de Pádua, decretando a destruição da lei rabínica e ainda pregasse em Colónia o furioso Grão de Pimenta, geral dos dominicanos –, é facto para ficar de boca aberta todo um longo dia de Verão. Porque enfim, sob formas civilizadas e constitucionais (petições, meetings, artigos de revista, panfletos, interpelações), é realmente a uma perseguição de judeus que vamos assistir, das boas, das antigas, das manuelinas, quando se deitavam à mesma fogueira os livros do rabino e o próprio rabino, exterminando assim economicamente, com o mesmo feixe de lenha, a doutrina e o doutor.

Mal sabia o Eça que 50 anos depois algo ainda pior que as fogueiras da inquisição iriam consumir a Europa, muito particularmente a sua população judaica... Mal sabia que "na sábia e tolerante Alemanha, depois de Hegel, de Kant e de Schopenhauer" se cometeriam as maiores barbáries alguma vez cometidas na história de toda a humanidade...
Pelo menos até agora... E esta é a moral desta estória, a História não tem um só sentido, nem um só ritmo... Avança e recua, estabiliza, dá pulos, tem explosões e implosões, por momentos o céu é o limite e noutros a queda é monumental...
A História não está escrita à partida e cabe ao/à Cidadã(o) da República influenciar o seu curso no sentido mais emancipatório e progressista possível.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Irracional Social

O Contentor: Russos promovem viagens de caça aos piratas na costa somali

Na Rússia passou a ser possível a compra de viagens de "caça aos piratas" na costa da Somália, a bordo de iates privados com armamento de guerra. Por 3 500 libras (cerca de 4 100 euros), os utilizadores podem patrulhar as águas actualmente mais perigosas do mundo, na esperança de serem atacados. O trajecto tem início em Djibouti (Somália) e termina em Mombaça, no Quénia. Quando são atacados, retaliam com lança-granadas, metralhadoras e lança-foguetes, avança o jornal austríaco Wirtschaftsblatt.

Os passageiros que pagarem mais 5 libras (cerca de 5,80 euros) pelo aluguer de uma metralhadora AK-47 e outras 7 libras (cerca de 8,20 euros) por um cartucho de munições, beneficiam da protecção de um esquadrão de antigos membros de forças especiais. Para atrair piratas, as embarcações viajam à velocidade de cinco milhas náuticas, muito perto da costa, segundo o site Ananova.
Os piratas libertaram na passada terça-feira um navio holandês sequestrado no mês passado no golfo de Aden, tendo um membro da tripulação sido encontrado sem vida. Outro membro da tripulação foi ferido a tiro.

In CargoEdições Online

É o que acontece nas terras de ninguém... O Mad Max Scenario e a irracionalidade a avançar...

As notícias daqueles putos pregadores evangelistas na América latina tb são de por os cabelos em pé.

Venezuela e Irão

Sobre a Venezuela e o Movimento no Irão.

Solidarity with the movement of the Iranian masses – Statement of the Revolutionary Marxist Current (Venezuela)

Shared via AddThis

Agenda para já...

É já amanhã, a marcha foi espectacular e o Arraial promete!

Relativamente à situação no Irão está marcada para dia 28, Domingo, uma vigília na Praça Camões às 20h30. No dia 30 há um evento global, internáutico: We All Are Green on June 30, 2009
This is an online event. No physical attendance at any location is required. The purpose of this event is to raise awareness and to show solidarity with freedom fighers in Iran by "greening" facebook pages (using green default pictures on June 30, 2009.)


A Horta Popular da Mouraria está em festa no Domingo 28, o grupo GAFFE aproveita e às 15h realiza um debate acerca do potencial (que eu julgo enorme) destas hortas como forma de revitalização do espaço e vivência Urbana, além de ser um complemento ao abastecimento de bens alimentares, quem anda muito avançado nisto e em muitas outras coisas é Cuba...


Last but not least, temos para meados de julho, de 17 a 21, o Acampamento de Jovens do BE, este ano apelidado de "Liberdade 2009". O programa podem ver aqui, embora ainda seja provisório (o programa). Dizem que o local é mt fixe.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Marcha Orgulho LGBT, Sábado 20, às 17h30 no Príncipe Real


Há dias no Activismo de Sofá, deparei-me com um link para esta entrevista ao "Líder" da Opus Dei. Depois de ficar com o estômago às voltas pensei "este ano não posso faltar à marcha".

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O TGV e os Caminhos de Ferro em Portugal



Na segunda fui a um colóquio organizado pela comissão de transportes da Assembleia da República, na terça fui à Sociedade de Geografia ver a apresentação de um interessante trabalho, feito por um Eng. com longos anos de experiência em caminhos de ferro "Contributo para um Plano Integrado de Transportes Nacional".

Destas sessões e do que estive a aprender durante este ano tiro as seguintes conclusões:

1 - Antes de se embarcar neste mega projecto, há que ter uma estratégia para o sector, é algo que faz mm muita falta, o TGV é uma solução had-oc, muito mal enxertada na actaul rede e tecido produtivo/social português, citando o meu trabalho sobre o tema:

High Speed, the “triumph of the will” decision making paradigm?
The Portuguese TGV project is not integrated in broader Strategy for the Portuguese Rail network, and that Strategy is not a part of a wider Transportation sector strategy, because these strategies simple do not exist yet.
So the first question to raise is if it is wise to go forward with such a huge investment, 7.1 billion
euros24, without a proper broader plan for rail and transport sector? Not only it’s a huge investment, but it’s in a fixed infrastructure with little flexibility, so the decisions taken now are to a great extent irreversible and will condition the Portuguese Rail and Transportation sector for the next decades.
The second question is why weren’t much of the plans, namely the Director Plan for the National Rail Network, made before, or in parallel with the studies made for the TGV?? The public presentation of this project was made in December 2005, couldn’t Refer/Rave assemble a subcommittee to finish those broader Plans? Just the studies for the third Tagus crossing had a cost of 15 million euros25… Why weren’t some resources mobilized for such a basic thing? Portugal instead of having a comprehensive Strategy as a Mega-Project, somewhat disconnected from the rest of the sector26, that by itself is expected to connect us to Europe, be the back bone of our logistic system, improve sustainability, have a reproductive effect in our economy and deliver a more integrated system… Not having a program the government chooses to have a Project that is a program by itself… But will this work? Some key questions must be addressed…
24 Just for the Lisbon-Madrid and Lisbon-Porto not counting the Third Tagus Bridge
25
Number given by RAVE financial director, at the presentation he gave to the MIT Portugal Transportation group.
26 This is not a line to “Freixo de Espada à Cinta”, Its the biggest investment ever made concerning Rail and Transportation… So we have, we must be demanding!

2 - Objectivo fundamental a atingir é de ligar os nossos portos (de Viana a Sines) entre si e até Madrid e além pirinéus. Nas negociações com Espanhóis e UE este é um objectivo pelo qual temos de nos bater e fazer pressão sobre Espanhóis para q n inventem problemas e com os Franceses para que concluam a ligação à rede espanhola, não apenas de TGV pa passageiros, mas tb linhas que permitam o tráfego de mercadorias.

3 - Quanto a opções a tomar para já:
A linha do Norte precisa de levar uma volta, isso pode incluir fazer uma segunda linha, mas Alta Velocidade já os nossos Alfas possibilitam se tiverem linhas, eles já nadam a 220 km/h! Os Alemães estão a fazer uma linha de alta velociadade estrututral, que vai de Paris até Budapeste, passando por Estugarda Munique... Vejam as velocidades e o que se está a fazer na Alemanha. Aliás na Alemanha (e restantes países civilizados) estas coisas são pensadas, de tal forma que quem está afazer o troço Stutgard-Ulm é o Aeroporto de estugarda, os Caminhos de Ferro Alemães (que estão verticalmente integrados, operação e infraestrutura sob a mesma empresa), a região alemã em causa e o governo federal alemão. Ou seja não é um consórcio manhoso de amigalhaços que só quer chular o orçamento de estado... Como podem ver esse projecto inclui remodelação de várias linhas e a velocidade é de 200km/h, isso é bom pós Alemães, nós somos os máiores e merecemos melhor. tá certo...
Com isto quero dizer que se devem analisar os estrangulamentos da linha do norte e pq q é q o Alfa n dá os 220 q podia dar, se calhar é preciso construir uma nova linha, mas talvez uma linha que n precise de ser o Créme de la Créme das linhas! Aliás a linha do Oeste, uma vergonha nacional! podia ser parte dessa segunda linha do Norte, com remodelações e mais alguns by passes a coisa até dava!

4 - Linha de mercadorias Sines-Elvas, mas a vir de Sines pó poceirão (ao pé de setubal) e daí partir para Évora e depois badajoz, assim ficariam ligados os Portos de Lx, Setubal e Sines e daí até Madrid. A ligação Aveiro-Salamanca, tb deveria ser feita a permitir uma segunda ligação dos portos a Madrid.

5- A linha de Alta Velocidade Lisboa-Madrid, devia ser uma linha modesta! Que permita comboios pesados de mercadoria e de passageiros, aliás podia até ter duas linhas paralelas, uma mista e outra só mais pa mercadorias e comboios regionais, ou melhor uma linha mista com espaço para mais tarde se poder construir outra (aquilo q tiver a bombar mais). Até pq no futuro há outras hipóteses, se calhar bem mais interessantes para chegar de Lx a Madrid... (Podem ver no Mapa acima q uma das hipóteses seria Lx-Santarém-Cast. Branco-Guarda-Salamanca-Madrid, seria mais interessante pq passa por mais cidades portuguesas e tem maior potencial de desenvolvimento regional, que foi o que os espanhois conseguiram nas linhas q fizeram...)

6 - A Palhaçada das PPPs tem de acabar! è um cancro que mina completamente o processo de decisão, que destroi o know How e competência do estado para desenvolver projectos, que sai bem mais caro aos portugueses.Mapa com rede ferroviária existente e umas alternativas que andei a estudar para a ligação Sines-Elvas.

Atenção! parece que a decisão para avançar com o projecto foi suspensa! Isto são mt boas notícias, o governo passa a batata quente pó próximo. não significa q o projecto morreu, mas que muitas opções vão estar de novo em cima da mesa!

O Bloco não pode ser um partido tótó e de tótós! Isto é muita massa e poder que está em jogo, é a infraestrutura básica do país que irá condicionar o seu desenvolvimento que está em jogo. Não é altura de encolher os ombros e dizer tem de ser, ou vagas generalidades! É altura do BE, no mínimo:

1 - Não aprova o Actual Projecto de Alta Velociade, que não está enquadrado numa estratégia geral, está tecnicamente mal concebido e, sobretudo, obedece a um modelo de negócio mafioso;

2 - Lançar o processo de criação do tal Plano de Transportes, com uma ou duas ideias chaves e projectos...

3 - Dizer o que para já são prioridades óbvias (portos, mercadorias, linha do oeste...), que já podem estar incluídas como exemplos no germem de plano mencionado no ponto 2.

PS - Para quem se interessa em Transportes, Mobilidade e novas tecnologias em geral vejam esta feira de quinta a sábado na Expo (pavilhão da Fil)

Revolução no Irão?

Estes tipos são muito optimistas e demasiado, como direi... românticos, nas análises que fazem. No entanto foram eles dos primeiros a tomar nota e activamente apoiar o Processo Bolivariano, para além disso têm laços históricos com o movimento popular Iraniano. O texto cujo link se encontra abaixo é uma análise do que se tem passado nos últimos dias.

The Iranian Revolution: what does it mean and where is it going?

terça-feira, 16 de junho de 2009

Iran: the Revolution has begun!





Não, isto não é uma manobra da CIA, também não é uma revolução bolshevique, também não é uma revolução colorida em que até bandeiras dos EUA agitavam (vidé Georgia...)... Os antigos aliados do Irão terão agora de saber cativar o apoio do novo regime. Isto se ele se conseguir implantar, que ainda não é seguro.

Isto pode vir a ser uma coisa mt, mt importante... O mapa do médio oriente parece estar defacto a refazer-se... Veremos

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ali Primera

Conheci Ali Primera na viagem que fiz à Venezuela, vêem se imensos murais com ele e CD´s à venda em bancas, é uma espécie de Zeca Afonso Venezuelano... Morreu em 85 num trágico acidente automóvel, mas a sua obra perdura, é que Chavez não veio do vazio... Aliás não é por acaso que em 2006 ou 2005 a sua obra foi decretada herança nacional.

Mas quem é Ali Primera? Deixo aqui uma colecção de videos com algumas das suas músicas, mas começo com um curto documentário acerca do seu percurso.



O seguinte clip é de um concerto, na Nicarágua, em 1983...



O próximo é uma homenagem a Ho Chi Min



Em seguida Yankees Go Home, má nada! Fez escola lol



Porque sabemos quem são os inimigos, esta é Pró-Black Power



Esta é gira, um diálogo imaginado entre Bolívar e uma criança, sentados à sombra de uma árvore.



E Last but not Least, AlMA MATER, é uma canção brutal, e uma ironia que tenha sido um grupo de jovens universitários Beto-Reaccionários a terem utilizado. Mas como é uma grande canção e no video não meteram nada que me repugne (antes pelo contrário), apesar da proveniência, cá vai, com letra também.



Quieren cerrarte a tu pueblo
con llaves de oscuridad
quieren que construyas máquinas
para matar mariposas
y evitar que vuelen
llevando la luz

Tantas veces han cambiado
tu boína azul
por los absurdos cascos
de un orden feudal
La señora burguesa
quiere que vistas de noche
y que juegues canasta
de espaldas al pueblo
pero, mientras dentro de tu vientre
vayan dos muchachos
tomados de la mano
respirarás la libertad
porque eres un libro abierto
enamorado de su pueblo
un libro abierto
donde se lee lucha
que empezó Eutimio Rivas

Alma Mater
quieren matarte
con flechas de oscuridad (bis)

De nosotros depende
que un silencio oscuro
recubra tus libros
De nosotros depende
que se mueran los niños
en los vientres sin parto
pero te salvaremos
a pesar de tus enemigos
los de afuera y los de adentro
pero te salvarás

Alma Mater
quieren matarte
con flechas de oscuridad (bis)

"Chavez es sintese de un Processo Histórico", aquilo que na venezuela me disse um tipo que dinamizava uma produtora de filmes/documentários comunitária (VocesUrgentes), como braço informativo do poder popular, aliás como componente fundamental do poder popular. Ele dizia "No somos medios, somos interos"

sábado, 13 de junho de 2009

Flame & Citron, Sem Tréguas

Este filme estreou cá no cantinho na passada quinta-feira, não vi nenhuma crítica ou artigo sobre isso. Aliás hoje no público,na parte do cinema, nem estava referido como estreia da semana... Está em cartaz nas Amoreiras e no Corte Ingles.
O Filme retrata a História real dos dois mais famosos Resistentes/Partisans (é assim que um alemão a eles se refere) Dinamarqueses. É um filme impressionante e que vale a pena. A realidade supera em complexidade e tragédia qq fantasia...







Aliás, o fime muito me lembrou um livro chamado "Sem Tréguas", de Giovanni Pesci, que por acaso encontrei um ano destes na feira do livro e li avidamente. É o relato de um Partisan Italiano, sobre a luta desenvolvida apartir de 43 contra os Nazis e a República fantoche/fachista de Saló, com alguns flash backs à guerra civil de espanha, onde o autor tb combateu.
Uma das cenas do filme parece tirada desse livro...









Esta brilhante peça de cinema dinamarquês (mais uma) vem num timming perfeito. Viram os resultados das eleições europeias fora de portas? Pois é, recomendo vivamente a leitura do post escrito pelo Nuno Ramos de Almeida que pus aqui.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Sem compromissos

Sem compromissos

Posted using ShareThis

Louçã mete os pontos nos "is"

Nesta entrevista ao jornal I Louçã mete os pontos nos "is". Vai na mm linha da intervenção do Rosas mencionada em post anterior.

Tenho de ver se escrevo qq coisa sobre estas eleições e o horizonte próximo, até pq há quem tenha ainda ilusões...

A alternativa ao regime, não é o regime de flor na lapela, uma coligação com o PS seria um processo de suicídio político (para quem tem um projecto emancipador e progressista...). A solução por agora é preparar caminho para um "Governo Social", que inclua o PC, Alegres e companhia, CGTP e quem mais vier por bem.
Não pode é ser feito com a estrutura/instituição principal responsável pela contra-revolução em 75, pela imposição do modelo neo-liberal em portugal. Quem é que governou portugal nos últimos quinze anos? quem é que moldou a nossa "democracia"?
Para mais o PS (ao contrário dos outros partidos da mm área na Europa) não resulta do movimento sindical, ou de amplos movimentos de massas sociais democratas. O nosso PS é um partido de quadros, financiado pela social democracia europeia dos anos 70 e a CIA, o seu batismo de fogo foi a luta contra a unidade sindical e a Revolução...
Recentemente (à 5 anos), outro momento esclarecedor teve lugar. Na sucessão a Ferro Rodrigues concorreram Manuel Alegre, Sócrates e J. Soares. Se o país (diziam as sondagens...) preferia Alegre o PS preferiu Sócrates e por larga margem.
Outro, no curto prazo, momento decisivo foi a opção de Alegre não fazer um partido nem abençoar uma frente de esquerda... O Bloco jogou bem (menos o habitual sectarismo direccionado ao PC) nas aproximações que fez, o Alegre recuou mas os frutos ficaram e agora o Bloco tem campo livre para avançar sem hesitações.

Basicamente "quem criou a crise não nos pode tirar dela..." lol

Aqui vai um excerto da entrevista:

Imagine que o PS muda de líder?

O problema não é um problema de líderes. Não estamos a fazer ajuste de contas com Sócrates, estamos a discutir a coerência profunda deste governo. Foi a voz dos interesses económicos dominantes em Portugal ao longo do último século até hoje. É a ideia de que Portugal deve ser um país pobre, de salários baixos, de exploração intensa, de grande desigualdade, a maior na Europa, acumulação vertiginosa de fortunas pessoais nas mãos de uma máfia financeira de que alguns pequenos elementos foram revelados pelo caso BCP, BPN e BPP. Mas aquilo não é defeito, é feitio, é uma forma de criar o poder económico em Portugal. Nós queremos derrotá-lo. Uma esquerda maioritária tem que ser refeita vencendo as políticas do PS.

Got a Bigger Hole to Fill

The Hives, sempre àbrir!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Vitória



Resultado acima dos dois digítos
Terceira força mais votada
Três deputados eleitos
Na mesa onde estive, a mais concorrida em Arroios, até ficámos em segundo à frente do PS!

Desde as primeiras eleições legislativas do Bloco (prái em 99 ou 2000), onde conseguimos eleger dois deputados que roubaram a maioria absoluta ao PS Guterrista, que o BE não tinha uma Vitória tão importante. Está de parabéns.

Agora tão importante como obtê-la é saber usá-la...

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Incrível Almadense, Bloco em grande

Na quarta, no Incrível Almadense, fui ao comício do Bloco. Foi espetacular. A parte músical esteve a cargo dos "Caja", uma malta com uns cajados que fazia um som e cenário mt bons! No Clip da RTP que aqui coloco eles aparecem.



Depois a fadista esteve bem, se bem que há fados em que só falta a malta cortar os pulsos "A minha vida é saudade e tristeza, mataram a alegria..." please folks... Mais alegria e confiança! Mas pronto é o país q temos... Mas é bonito.

As intervenções foram todas elas mt boas, a Lena Oliveira (candidata a Almada) falou bem e é um sinal positivo ser ela a candidata a Almada (após várias fantasias parece-me que o BE está a afinar quem promove...). O Rui Martins da Auto Europa tb, o Rui Tavares gostei, sobretudo porque recuperou um pouco essa luta enchovalhada, que foi a luta contra as Propinas.

A Marisa, bem eu estava (n é pa menos olhando pá história do BE) altamente desconfiado, no entanto fiz umas pesquisas na net e ontem ao ouvi-la fiquei com a quase certeza que é uma tipa séria, empenhada, inteligente e... tem uma grande presença.

Mas o melhor mm foi o discurso do Fernando Rosas, no clip do Esquerda sobre o comício passam uma parte da Interveção dele, nesta passagem Rosas dá, para mim, o melhor argumento pa votar no Bloco (para além do trabalho fantástico do Miguel). Não aparece, mas brutal foi tb a maneira como desmontou a conversa da carochinha que a crise foi motivada por "falta de ética de alguns malandros".


América Latina Hoje


Fui convidado para participar num curso de verão organizado pelo CIES-ISCTE e Casa da América Latina, sobre a "América Latina Hoje". (Aqui está o programa em PDF).

A minha apresentação será dia 30, às 15h45 e será sobre a viagem que fiz, em que basicamente toco um pouco em todos os assuntos (democracia e poder popular, economia, sociedade, partidos e política, internacionalismo...).

Apareçam se puderem!

terça-feira, 2 de junho de 2009

O Melhor Filme de Guerra, Stalingrad(1993)


Talvez por ser alemão, talvez porque o timming tenha sido menos bom (1993... plena época de pensamento único e da política light com sorriso pepsodent), este não é um filme muito falado, só o vi uma vez por acaso no canal Hollywood, fiquei siderado... É, para mim, o melhor filme de guerra feito até hoje.



O Filme segue a história de um grupo de soldados alemães. Começa num tom alegre, eles vêem do solarengo mediterrâneo, depois de terem estado a lutar pela Europa e Norte de África... Estão num comboio com destino à Rússia pois serão enviados para a frente leste. Cheios de confiança após várias vitórias, a próxima missão tb não deverá ser nada de transcendente... São um batalhão de infantaria de choque cujo objectivo é ajudar na ocupação final de... STALINGRAD!

Já estão a imaginar o final(lol, é que também há tragédias felizes)... O filme é brutal, de uma beleza trágica, do feliz e confiante início o batalhão vai grão a grão, dia à dia, se desintegrando, como de resto, todo o exército alemão... A partir de certa altura o espectador apercebe-se da inexorabilidade do destino que está reservado àquele grupo de homens... de como um passeio de final de verão se transforma num inferno gelado.

É um bocado pesado e realista, não tanto os efeitos, se bem que a produção está ao nível (ou até acima pq n há palhaçadas q se vê logo que foram feitas por computador...) de Hollywood, é mais pela história em si, pelo guião. Milhas acima de soldados ryans e outros que tais. Afinal isto não é um "war movie" é um "Anti-Kriegsfilm" , o que faz toda a diferança...

Para além do Trailer acima deixo vos um clip da cena em que eles lançam um assalto a uma fábrica defendida pelo exército vermelho...



Já agora, só para terem ideia de como a guerra foi travada do outro lado, coloco tb um clip de um filme muito inferior, Enemy at the Gates (O Jude Law até se esforça, mas...), provávelmente nem fará parte do meu "top 10" filmes de guerra... Mas este clip, o início do filme, está mt bom, aliás é a melhor parte do filme! Se o resto tivésse este nível...