sábado, 13 de junho de 2009

Flame & Citron, Sem Tréguas

Este filme estreou cá no cantinho na passada quinta-feira, não vi nenhuma crítica ou artigo sobre isso. Aliás hoje no público,na parte do cinema, nem estava referido como estreia da semana... Está em cartaz nas Amoreiras e no Corte Ingles.
O Filme retrata a História real dos dois mais famosos Resistentes/Partisans (é assim que um alemão a eles se refere) Dinamarqueses. É um filme impressionante e que vale a pena. A realidade supera em complexidade e tragédia qq fantasia...







Aliás, o fime muito me lembrou um livro chamado "Sem Tréguas", de Giovanni Pesci, que por acaso encontrei um ano destes na feira do livro e li avidamente. É o relato de um Partisan Italiano, sobre a luta desenvolvida apartir de 43 contra os Nazis e a República fantoche/fachista de Saló, com alguns flash backs à guerra civil de espanha, onde o autor tb combateu.
Uma das cenas do filme parece tirada desse livro...









Esta brilhante peça de cinema dinamarquês (mais uma) vem num timming perfeito. Viram os resultados das eleições europeias fora de portas? Pois é, recomendo vivamente a leitura do post escrito pelo Nuno Ramos de Almeida que pus aqui.

Sem comentários: