sexta-feira, 24 de julho de 2009

Animação Soviética, da REVOLUÇÃO INTERPLANETÁRIA ao pacifismo Brejeneviano (e outras coisas…)

Nunca vi os programas do Vasco Granja, embora já tenha ouvido falar, num dos primeiros panfletos (se n o primeiro…) para jovens do BE feito em 1999, dizia-se às tantas: “somos uma geração que... blá blá blá… e cresceu a ver o Vasco Granja”… Pois, eu não, pq nos Açores n havia disso.
De qq das formas nem sei se o que vou partilhar convosco é o tipo de coisas que o Vasco Granja passava… Só sei que é brutal e muito instrutivo…

Antes de entrar mais a fundo apresento este de chofre, é de 1971, é a história de um jovem pioneiro violoncelista face à invasão Nazi… é dos mais bonitos…





Mas indo ao início, em 1924 a brutal Guerra Civil Russa tinha já terminado e o movimento popular tb havia sido manietado, a NEP havia sido instaurada à pouco e foi o ano em que Lenine morreu… Ou seja, estamos na madrugada do estado Soviético…
A ideia dos Bolsheviques, era que a Revolução na Rússia seria apenas o tiro de partida para a Revolução Mundial. Tanto Trotsky como Lenine sabiam que a Rússia não possuía os recursos humanos, materiais e culturais para erguer o socialismo.
Consideravam o Império Czarista o elo mais fraco do sistema, certamente que o “proletariado” da Europa ocidental, nomeadamente Alemanha e Áustria, vendo o exemplo Russo tb se iriam erguer em Revolta… Com os recursos e tradição histórica da Europa Ocidental, aí sim, os Sovietes teriam as condições de construir uma nova sociedade livre e igual…
A realidade trocou-lhes um bocado as voltas, mas uma das primeiras animações realizadas no novo país dos Sovietes tem o impressionante nome de…

REVOLUÇÃO INTERPLANETÁRIA!

“Um evento provável em 1929”, Gandas Malucos!!! O Guerreiro do Exército Vermelho é enviado para Marte para derrubar o Capitalismo Marciano! O Filme acaba com uma espécie de teleconferência após o sucesso da sublevação Marciana. Brutal!

Socialismo num só país? Revolução Mundial?? O que é isso? Revolução Interplanetária! má nada! Pá a ousadia… é surpreendente e o estilo tb é do caraças…





Aliás, já “down to earth” esta outra animação de 1925 (tb das primeiríssimas) é impressionante, chama-se…

CHINA EM CHAMAS





Não sei se até n daria para recuperar estes filmes, o som e imagem, são espectaculares, mas precisavam de ser “polidos”. Nesta onda há tb o CINEMA VERDADE LENINE, a forma como Lenine aparece é do caraças… É de um surrealismo-futurista impressionante.

AVE MARIA

É interessante comparar estas obras “germinais” com algumas peças dos anos "Brejenevistas"… Ave Maria (1972), tal como China em Chamas, fala-nos sobre uma revolução-luta de libertação nacional, no sudeste asiático, desta vez o Vietnam… Mas os alvos a que se dirige a mensagem e o seu conteúdo são muito diferentes…
Do ponto de vista “estético” estes papam-se muito melhor, n têm a rudeza dos primeiros, aliás são lindíssimos… Este Ave Maria é um espectáculo…





A seguir, CONFLITO, é mais abstracto e contra a guerra e violência em geral, também é muito bom e do mesmo período, 1983.





Mas estamos a milhas da Revolução Interplanetária… O objectivo já não é propagar a revolução até ao limite, “the sky is the limit” (e nem isso!)…
Por um lado são inteligentes, é um apelo ao movimento de massas no ocidente para a Paz e para forçar os seus governos a seguirem uma política de “conciliação” com o mundo comunista… tipo “vá n sejam maus, a guerra é má e não nos devemos matar uns aos outros…”, vamos tentar viver lado a lado. Aliás este último “Conflito” é lançado já em plena contra-revolução conservadora com a Tatcher e o Regan a bombar…

Mas qual conciliação? Quando o centro Imperialista (EUA-Reino Unido) optaram por subir a parada, o destino da URSS ficou selado… A Regan e o Tatcher n viram os cartoons… ou n ficaram convencidos… enfim…
Nos anos 70 a URSS até parecia estar aumentar o seu poder, mas os limites do sistema soviético já tinham sido atingidos e a sua postura ideológica é completamente defensista… O resultado foi o que se sabe...
Isto vê-se tb na comparação dos seguintes filmes…

PRETO E BRANCO





Grande som e imagens… Na propaganda anti-Imperialismo made in URSS um dos ceguinhos onde batem mais é no racismo. Este filme dos anos 30 foi feito após a visita de Vladimir Mayakovsky ao sul dos EUA e baseado num poema que escreveu na altura. Eram dias onde o linchamento de Afro-Americanos era prática corrente…

Nos anos 60 o tema tb é abordado, mas de forma bem diferente, o cartoon MR TWISTTER é muito giro, mas na minha opinião completamente tótó… Os cidadãos soviéticos dão uma lição civilizacional ao plutocrata gringo racista que decide ir passar férias a Leninegrado cumprindo um capricho da sua filha mimada… Isto era para quê? Para os cidadãos soviéticos sentirem uma espécie de “superioridade moral”face aos gringos racistas?
Sinceramente axo mt mais fixe (e estratégicamente consequente) a forma como abordam o problema no primeiro filme… Mas tb já perceberam que sou bem mais do tipo “Revolução Interplanetária” do que “Ave Marias”…

SOVIET PROPAGANDA MOVIES

Já agora para ficarem com uma espécie de síntese… Deixo aqui um documentário dividido em quatro partes (feito nos EUA):

1 - American Imperialists
2- Fascist Barbarians
3 – Capitalist Sharks
4- The Bright Future, Communism




Sinceramente axo que dão uma visão muito condescendente, tipo “eles até eram grandes artistas, mas estavam tão iludidos… coitadinhos”… Às páginas tantas tb referem um certo continuísmo nas personagens e histórias retratadas. É certo que existe um fio condutor, quer dizer, o Capitalista é sempre o mau da fita, a Revolução de Outubro é sempre glorificada, mas notam-se as diferenças brutais… que acima já referi… De qualquer das formas a Revolução Russa não foi vítima de nenhum processo Termidoriano*, quanto muito foi vítima de um processo degenerativo do qual a evolução na animação não deixa de ser um sintoma…

Já agora, pq a propaganda n tem copyright soviético, aqui fica um filme delicioso da Disney sobre a II Guerra, este sim vi eu qd era puto, n sei pq na RTP Açores passavam muito frequentemente, e eu adorava! Chame-se ...

BLITZ WOLF




MAIS

Mas há muito mais na animação soviética, desde o menino pioneiro que brinca aos “índios e cowboys” (versão revolução russa), o delírio Utópico-Produtivista-Stakhanovista, ou este conto de fadas tradicional/fantástico…






BONUS

E agora? Bem, não é animação soviética mas tb é muito giro, este primeiro é Francês,




Para terminar, LOL, puro Fetiche… é que o PC Japonês tem tado a crescer (a sério)…




LOL LOL LOL, mt bom.

*sei q há quem n concorde com isto, até pq daqui se tiram algumas conclusões complicadas… é que Estaline não desceu de um OVNI vindo de Marte em 1924, nem era uma espécie de bacilo latente… bem mas isto é assunto pa outro Post…

Sem comentários: