quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Independência de Angola e Internacionalismo


(Agostinho Neto chega a Luanda)

Ontem foi dia 11 de Novembro, há 34 anos, em 1975, em Luanda, Agostinho Neto e o MPLA declaravam a independência de Angola. Nesse mesmo dia a norte tb a FNLA declarava a independência e a UNITA, na voz de Savimbi fazia-o a sul... Em breve tanto a FNLA como a UNITA marchariam numa tenaz sobre Luanda e o MPLA...

Abaixo coloco um documentário sobre estes eventos, com entrevistas aos locais, agentes da CIA, Cubanos, Soviéticos e imagens da altura:



Ao contrário das expectativas (na sede da CIA até já tinham aberto garrafas de Champanhe) o MPLA aguentou-se, uma das razões que o explicam foi a ajuda militar massiva Cubana. Aqui está Castro a falar acerca do assunto.



Em breve a África do Sul também se juntaria ao combate do lado da UNITA, é preciso lembrar que o MPLA se declarava inequivocamente Anti-Apartheid, do lado dos Gringos ver uma força próxima da URSS tomar posse de Angola, ainda por cima com apoio dos cubanos era um pesadelo... A guerra entre CUBA-MPLA, UNITA-África do Sul foi-se prolongando estendendo-se à Namíbia...

Em 1988 deu-se a maior batalha em África após a II Guerra mundial, a batalha de Cuito Cuanavale, no seu desfecho a Namíbia ganhou a independência, as forças Sul-Africanas retiraram desse território e de Angola. Os Cubanos também se retiram de Angola e a UNITA permanece uma força importante. Foi de qq das formas um importante golpe no Apartheid, descrito como decisivo por Nelson Mandela (não é por acaso que das primeiras visitas ao estrangeiro que fez após a sua libertação tenha sido a Cuba).

Provávelmente sem a intervenção Cubana, Angola seria semi-dominada pela África do Sul e o apartheid sairia reforçado

De notar que a URSS só se envolveu após ter sido arrastada por CUBA e que em 1988, um ano antes da queda do muro e com a URSS já numa onda de "retirada geral", CUBA empenhou cerca de metade do seu exército em Angola para obter uma vitória decisiva.

Na história existem outros exemplos de solidariedade Internacionalista, este é dos maiores e mais fortes... Até pq pouco em troca ganharam os Cubanos.


Sem comentários: