segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Marcha Pelo Ensino Superior, amanhã em Lisboa!



Bem já há muito que não havia uma manifestação de âmbito nacional de estudantes do ensino superior! Dá-me ideia que há pelo menos 5 anos que não havia uma.

Bom sinal, com os tempos que vivemos seria de estranhar e extremamente preocupante se pelo menos um "espasmo" não saí-se das Universidades! Afinal há duas situações que deviam motivar fortemente estudantes pá contestação:
1 - A crise que, segundo os relatos (e o mínimo de visão), cria dificílimas condições a muitos que frequentam o ensino superior, ainda para mais qd os custos da frequência (propinas e n só) só têm vindo a aumentar;

2 - Cada vez mais o futuro pós-académico é uma incógnita, sendo o percurso profissional composto por uma sequência de estágios, Biscates e part-times... Arranjar um trabalho com o mínimo de estabilidade que permita planear o futuro (constituir família, comprar casa, etc...)  é cada vez mais uma miragem.

Neste link podem ver 6 boas razões para aderir à manif, está um muito bom texto. Foi feito por um grupo da UTAD (Trás os montes e Alto Douro), o MUTAD.  Não sei quem são mas tiveram bem, se fosse eu não escreveria exactamente assim, mas estaria muito próximo.
É que primeiro li o comunicado "oficial" (pelo menos a imagem tá fixe) e fiquei um pouco desalentado pois os argumentos para a manifestação eram demasiado vagos, mas felizmente há malta a mexer-se!

Bom, de qq das formas é super positivo que neste momento exista esta mobilização!
Espero que a malta arranje alavancagem nesta acção para dinamizar o movimento estudantil, pois este é um elemento fundamental de um mais amplo movimento popular necessário para romper o Status quo e dar resposta à crise.
Parece-me que aproveitando as dicas MUTADISTAS é possível lá chegar (pelo menos a um movimento estudantil revigorado, as etapas seguintes necessitaram de mais...).
Uma das coisas que é preciso é não ter medo de tomar partido (aliás sem isso nem se vai a lado nenhum...) e não embarcar em posturas tótos, o máximo de radicalidade (no discurso e acção) com o mínimo de clichés e frases feitas (para não criar aquela rejeição instantânea nas "massas").





Neste Blog (Parar Bolonha) estão uma série de notícias referentes a protestos estudantis que têm ocorrido pela Europa.











Sem comentários: