quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Alexander Nevsky, O Épico dos épicos.



Apenas recentemente tive o prazer de ver este filme, é notável, quer no plano estético-artístico, quer pelo conteúdo. É um filme que se presta a muitas leituras e comparações. Começo pelas analogias cinematográficas.

Sendo fã das Star Wars e apreciando o Senhor dos Anéis (sobretudo "O regresso do rei") não deixei de reparar inúmeras semelhanças... Se não se inspiraram aqui directamente (o mais provável), inspiraram-se em quem antes já se tivesse inspirado neste filme... Afinal este é o pai de todos os épicos, é o primeiro filme sonoro do género (e que banda sonora! composta por Prokofiev). No cinema mudo já há algumas obras a apontar neste caminho, mas esta é considerada uma obra germinal do cinema "moderno".

Vejam aqui os maus da fita, os Cavaleiros Teutónicos, são Germânicos, são Católicos fundamentalistas, guiados pela nobreza tutelada pelo Bispo ao serviço de Roma.
Os Teutónicos lançam-se contra as terras russas, sobre Novogrod, quando os locais ainda mal se recompuseram das invasões mongóis (de facto ainda estavam sobre o jugo da "horda de ouro").



O Imperador Palpatine é decalcado destas personagens, o Bispo (segunda imagem) e o capelão (última)... e o que dizer da infantaria germânica? Parecem os Orcs do Senhor dos Anéis e os cavaleiros também... Aliás, os Cavaleiros fazem lembrar os Imperial Stormtroopers (e é o que eles são, literalmente... ou melhor, foram...).


(Só pa não haver dúvidas...)

Mas há mais, aqui está o Herói e os "bons" Alexander Nevsky, Príncipe Russo, vencedor dos suecos uns anos antes e recentemente expulso de Novogrod por meio de intrigas... Agora em perigo, a cidade (os sectores populares, pq os grandes comerciantes queriam pagar tributo...) exige o seu regresso e que chefie as forças Russas contra o invasor Teutónico-Germânico.



Lá está, um Rider of Rohan (na imagem é o Nevsky) por uma pena... Bem mas já chega de analogias cinematográficas.

Ao ver o filme lembrei-me bastante da nossa revolução de 1383-85, há um invasor, um povo (sobretudo numa cidade...) que se levanta para resistir e um herói que surge... Claro que estas comparações são complicadas, mas uma boa pista de que estamos perante uma luta de libertação nacional é dada observando o papel desempenhado pelas mulheres, aqui no filme também há uma "padeira de aljubarrota".





No entanto a analogia óbvia, e que serviu de motivação ao filme, é com as hordas Nazi-Fascistas, este filme é rodado em 1938!!! Tudo nos Teutões evoca os Nazis... E a história relatada no filme é não apenas um "flash back" mas uma antevisão, projecção, do que seria a própria invasão da URSS em 1941.



Os maus, são mm muito maus, nesta última imagem estão atirar crianças pá fogueira após conquistarem uma cidade russa... Abaixo há o trailer com (para mim) uma das melhores cenas do cinema de todos os tempos (a cena começa ao segundo 47)... A ocupação de Pskov pelos Cruzados. Infelizmente por mais tenebroso que seja o filme, a realidade (do século XIII e do século XX) superou-o, pode parecer propaganda, mas de facto, é apenas uma amostra da crueldade Nazi e dos fanáticos religiosos do século XIII...



O tom anti-clerical do filme é muito ao meu agrado e os Teutões para lá de Nazis, Orcs e Stormtroopers, fazem também lembrar os Franquistas da guerra Civil Espanhola, guerra que ainda estava a decorrer quando o filme estreou.





No final, quase 30 minutos da "Batalha sobre o Gelo", as milícias populares de Novogrod e outras pequenas cidades juntam-se a Nevsky e seus companheiros, é sobre as águas geladas do lago Peipus que os Russos dão combate aos invasores. Finalmente o Dark Side é eliminado e posto a correr!!! Na história mundial esta batalha marcou o fim da expansão germânicó-católica para leste e consagrou a fronteira (ainda hoje!) entre o Ocidente Católico e o Leste Ortodoxo.



Pa finalizar uma das gandes malhas do filme "Arise Russian People"




Prokofiev - Arise ye Russian people



Found at bee mp3 search engine



 Ganda Filme!
(aqui está completo on-line)

Sem comentários: