terça-feira, 1 de setembro de 2009

Segunda Guerra Mundial começou à 70 anos


É daquelas datas redondas que não pode ficar sem menção... A guerra é a continuação da política por outros meios e a Segunda Guerra acabou por ser a fornalha incandescente de onde se fundiu uma nova ordem mundial, mais ou menos estável, após o estilhaçar do sistema Liberal-Imperial em 1914.


Aqui podem encontrar inúmeros posts fantásticos acerca do conflito, alguns são verdadeiras pérolas.

Em jeito de comemoração coloco aqui um vídeo que retrata uma das mais (senão a mais) mortíferas batalhas, ou campanha (talvez seja mais exacto), da segunda guerra... Os 900 dias de cerco a Leninegrado... Morreram mais Soviéticos neste recontro que todos os Britânicos e Norte-Americanos (civis e militares) somados durante todo o tempo que durou o conflito.



Como sempre, nestes documentários feitos por Ocidentais acerca da frente leste, concentra-se mais atenção nas glórias e desventuras do exército nazi do que na sorte das populações soviéticas... Mas vá lá, os homens do "Grupo de Exércitos do Norte" acabaram por ter o final que mereceram por matar à fome dois milhões de crianças, mulheres e velhos em Leninegrado.

Aliás sobre "crimes de guerra aliados", tanto dos Ocidentais como dos Soviéticos, a minha posição é esta (veio mesmo a calhar). E quanto mais sei sobre a guerra mais axo isso... Não me venham com tretas de "Estava apenas a cumprir ordens"... É que os figurantes deste filme não foram pagos, vale a pena ver... E é reconfortante saber que já não resta nada do cenário que é sobrevoado no início do filme.

PS - Fala-se sempre muito dos Alemães e Japoneses, convém lembrar que estes não combateram sozinhos... Sobretudo a Alemanha Nazi teve inúmeros aliados e colaboradores entusiastas. Em 1940-41 o Império Britânico (na Europa apenas o Reino Unido) era o único opositor ao Fascismo vitorioso em todas as frentes.

5 comentários:

Anónimo disse...

a Slovakia tambem invadiu a Polonia!! Sabia?

Francisco disse...

Não, não sabia... é mt interessante, este ano, pelo menos em Portugal, tem havido um intenso revisionismo histórico acerca da segunda guerra. Quase como se o Staline é que tivesse iniciado a segunda guerra...
Fica esta questão em reserva para outro post.

Anónimo disse...

olhe mais informações sobre a Slovakia

A.Teixeira disse...

Muito obrigado pela referência e pela simpatia da forma como faz a referência.

Francisco disse...

De nada, já estava há algum tempo à espera de fazer uma referência ao seu blog, que é daqueles que frequentemente leio. Tenho interesse nas temáticas que aborda, não partilhando muitas das suas perspectivas e conclusões, não deixa de fazer análises sérias e para além do superficial... O q nos dias q correm (e sempre...enfim...) não é pouca coisa.