segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Eleições na Alemanha, Japão e uma boca sobre a Venezuela

Após 50 anos, 50 anos!!! de estar à frente de forma quase inepterrupta no poder (menos um ano em 1993 ou 94) os conservadores finalmente foram desalojados.


Se a mudança será mais que simbólica n sei, mas que algum impacto há de ter mm que só "implícito" disso n há dúvidas, outro dado importante é que foram das eleições de todo o sempre no Japão com maior participação. Aqui estão os resultados eleitorais detalhados.
O PC Japonês, manteve o mesmo número de representantes na câmara baixa com perto de 5 milhões de votos... De qq das formas a militância no partido tem se reforçado e sobretudo o "ideal" comunista tem se regenerado últimamente, com livros a recontar velhas estórias de luta de pescadores dos anos 30 e com versões manga de clássicos comunistas a serem lançadas...



De qq das formas 50 anos governado pelo mm partido... Não deixa de dar que pensar... É que se Chavez é isto e mais aquilo e tá no poder há 11 anos o que dizer destes senhores?
Depois vai se a ver e é tudo notícias sem fundamento, mera campanha, já viram este canal de televisão e este jornal venezuelanos? é mt pedagógico e há ainda pior... que dizer da liberdade de imprensa depois de ver isto???? Sinceramente... É preciso mt lata e ignorância (geralmente andam de mãos dadas) pa continuar a difamar o Processo!

Tem piada que nem nunca me lembro de ter lido artigo algum em que se punha em causa, ou se quer se levantava a questão, da saúde democrática no Japão, é que 50 anos no Japão deve ser equivalente a um ou dois na Venezuela, devem ter um calendário diferente, não é? Enfim... É o mundo Orwelliano que nos querem impor.


Na Alemanha vêem mt, mt, boas notícias! O Die Link arrasou! E estamos a semanas de eleições nacionais tb lá... O Die Link está, de facto, a refazer o mapa político e da esquerda Alemão.



Mete um bocado de pena que perante isto certos sectores de Esquerda só escolham destacar a hipótese do Die Link se coligar e "trair" a "luta"... Epá mas ao menos na Alemanha há alguma coisa pa trair!!! LOL (estou-me a rir mas isto é sério).

Num daqueles diálogos porreiros de FaceBook tive esta troca de argumentos:

>Die Linke prepara-se para governar com a social democracia

>O quê? Queria eu que toda a Europa estivesse na situação Alemã!!! Queria eu que fosse a esquerda a polarizar o descontentamento e não os conservadores e a extrema direita. Parabéns ao Die Link pelo excelente trabalho e ainda bem que existe!!! Ou não, o melhor mm era os Nazis e a Merkel a subir (como se passa por muita europa fora), assim pelo menos mantinhamos a nossa pureza... por favor... E digo mais, se fizerem acordos decentes e forem firmes no programa axo uma irresponsabilidade perante as massas n assumirem o poder.
A questão é se no puleiro se manterão fiéis ao seu programa! E essa é a luta que a esquerda consequente do Die Link tem de agora de travar, internamente no partido e na rua, pois só com apoio de rua pode o seu programa ser aplicado! Grandes prespectivas pá luta de classes na Alemanha!
Obviamente q se claudicarem o campo tá aberto pá extrema direita, mas "Alea jacta est"!

>Não percebo como se constrói uma alternativa à CDU e ao SPD servindo de muleta ao SPD. A História dirá qual de nós tem razão.

>Depende do programa que sirva de base a uma coligação... Claro q n em quaisquer condições, mas de que serve subir de 2.3 para 21% se é pa ficara assistir na plateia? Essa é a pergunta q as massas farão, é que elas têem problemas que não podem esperar pelos amanhãs q cantam... O caminho para a revolução implica tb fazer muitos acordos e compromissos... Como aliás foi sempre o caso.

Mais importante... isto de q a Europa está a virar à direita é +- verdade como estes resultados o mostram, é interessante que na Alemanha e na França (mesmo eleitoralmente... nas ruas vamos ver o que o outono reserva), o coração da Europa, essa viragem n se verifica, antes pelo contrário.

Bom sinal

Sem comentários: