sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Uma Piada e coisas mt sérias...

Ainda a propósito da acção da malta do 31 não resisto a citar aqui um texto de Lenine acerca do regicídio (ver Spectrum para versão completa) e da questão Republicana:


A tradição Republicana tornou-se consideravelmente fraca entre os socialistas da Europa. Isto é compreensível e até um ponto justificável, sendo que a iminência da revolução socialistas diminui a importância prática da luta por uma república burguesa. Muitas vezes, porém, o enfraquecimento da propaganda republicana significa não vigor da luta pela vitória completa do proletariado, mas uma consciência fraca dos objectivos revolucionários do proletariado em geral. Não foi sem razão que Engels, ao criticar o Projecto de Programa de Erfurt, de 1891, sublinhou aos trabalhares Alemães, com o maior ênfase possível, a importância da luta por uma república, e a possibilidade dessa luta passar à ordem do dia na Alemanha também.(2)
Connosco na Rússia, a luta por uma república é matéria de significado prático imediato.

Apenas os mais desprezáveis oportunistas pequeno-burgueses como os Socialistas Populares ou o “S.D.” Malishevsky (vejam a seu respeito o Proletary, No. 7) podem extrair da experiência da revolução Russa a conclusão que na Rússia a luta pela república está relegada para o fim. Pelo contrário, a experiência da nossa revolução provou que a luta pela abolição da monarquia está inseparavelmente ligada na Rússia à luta dos agricultores pela terra, com a luta de todo o povo pela liberdade. A experiência da nossa contra-revolução tem demonstrado que uma luta pela liberdade que não afecte a monarquia não é luta, mas cobardia e flacidez pequeno-burguesa ou simplesmente os carreiristas do parlamentarismo burguês a enganarem o povo.”

”O Sucedido ao Rei de Portugal”, Vladimir Ilitch Lénine, 1908.
Publicado a 19 de Fevereiro (3 Março) de 1908 no nº 22 do Proletary. Presente tradução para Português a partir da Versão Inglesa Traduzido de Lenin Collected Works, Progress Publishers, 1972, Moscow, t.13 pp 470-474.
Transcrito de “Arquivo Marxista na Internet”



Relativamente à imagem acima, além de ter piada, tal como a acção em si, fica o registo pa quando os actos de desobediência civil não forem perpetrados por "meninos bem" com sentido de humor, mas sim por perigosos "eco-terroristas/extremistas de esquerda" e coisas que o valha (por exemplo trabalhadores q ocupem uma fábrica para impedir remoção da maquinaria, na coreia do sul é que não brincam! e na China ainda menos)...
Quem se escandalizava com os "famosos" work shops de desobediência civil dos acampamentos do BE diz o quê a isto?

Sem comentários: