terça-feira, 8 de setembro de 2009

Louçã, dá lhes sem dó nem piedade!


Francisco Louçã tem tado uma máquina, os debates e entrevistas (como a de hoje ao público) que tem dado têm sido brilhantes, repito, brilhantes.


Aliás para além da minha análise um bom barómetro são os Posts do 31 da Armada, uma Direita honesta e desavergonhada, dizem isto sobre o debate Ferreira Leite-Louçã:

Este era a oportunidade de ouro para que MFL tivesse um debate ideológico com Francisco Louçã sobre dois modelos de desenvolvimento incompatíveis entre si. Um modelo onde o estado é dirigista autoritário e intervencionista e outro onde a liberdade do cidadão, as empresas e a inciativa privada.

Nada disto se passou: Vi o profeta Louçã a comandar a agenda e o PSD sempre á defesa. Confesso que não percebi o objectivo. Alguém que me ajude, pf.


A forma como conseguiu marcar a agenda nesta campanha obrigou inclusivé a uma guinada de todos os outros candidatos, onde reparei nisso foi no debate Sócrates-Portas, ouve uma parte em que ambos afirmavam que não queriam privatizar a segurança social... o terreno onde se disputa esta eleição tá muito mais à esquerda, isso deve-se à situação e à crise, mas não só. Noutros países tb há crise e não há esta guinada, em portugal a revolta social expressa-se à esquerda por dois motivos fundamentais:
- Primeiro que já referi é a capacidade de marcar a agenda do Louçã e do BE (sim pq se ele tem estas prestações é pq tem quem o ajude tb...);
- Segundo a intensa luta social vivida nos últimos anos, foram professores, polícias e os combates contra encerramentos das urgências, aí há que dizê-lo, honra seja feita ao PCP.

Mas o PC não apenas conduz a luta social de forma defensiva, como isso nestes debates se tem expressado de forma confrangedora... É indesfarcável que Jerónimo está cheio de complexos, foi triste ver o debate com Portas, o Paulinho deu-lhe um baile... Mau para toda a esquerda, Jerónimo não soube defender as nacionalizações (ao contrário de Louçã com a Ferreira Leite) e muita da agenda da esquerda, o Paulinho das Feiras, camaleão político por excelência aproveitou para impor a agenda da direita na saúde, segurança social & Cª, só não lhe deu mais pq não interessou (tal como Louçã com a Ferreira Leite).

Mais uma vez utilizando o barómetro 31,

Este foi um debate que Paulo Portas arrasou em todas as frentes, mas onde curiosamente Jerónimo de Sousa não perdeu - o derrotado da noite foi Sócrates.

Pela 1º vez vi o modelo de debate a funcionar, talvez porque ambos estivessem a discutir com José Socrates que não estava presente.


Bem, mas felizmente temos Louçã e espero que arrase com o Sócrates e desmonte a demagogia Portista, é atirar-lhe com a lama toda (submarinos, Portucale, Moderna, Fotocópias qd saíu do ministério, etc...)... Se bem q tb é perigoso, apesar de axar que aquela boca de "voçê não tem filhos"(ou coisa do género) até ter caído bem pás massas (claro que a pseudo intelectualidade ficou muito ofendidazinha), Louçã pode cair em armadilhas se n tiver alguma calma...


Aqui vai um excerto do discurso de encerramento do Socialismo 2009, muito, muito bom.




PS1 - Diferanças entre República e Monarquia, entre Republicanos, Cidadãos e Meninos da Corte com piada


Estava com esperança, mas é como disse nas linhas acima, retiradas de um post sobre a polémica JAD, "isso depende dela", parece que Jezebel levou Rute a melhor... Temos pena...

Sem comentários: