sábado, 15 de agosto de 2009

Épicos Imperiais


Zulu, de 1964, é dos mais bem encenados filmes de guerra de sempre, e uma das primeiras aparições de Michael Caine no Cinema... Esta é a história "real" de uma famosa batalha da Guerra entre Zulus e o Império Britânico, a batalha de Rorke´s Drift... Menos de 100 soldados de sua majestade, de colete vermelho e capacete branco replandescente contra 4 000 guerreiros Zulus, de tanga, lancinha e escudo de couro...

Mais do que uma espécie de western o filme faz me lembrar os confrontos entre Legionários e Bárbaros nas fronteiras do Império (tipo a batalha inicial do gladiador)...
Aliás à coisa de um ano ou dois lembro-me de ler notícias sobre batalhas travadas entre Britânicos e Talibans (ou neo-Talibans, ou Resistência Afegã, é capaz até de ser o mais correcto) que n eram assim tão diferentes desta... Se bem que parece-me que hoje em dia, felizmente, o diferencial tecnológico(e n só) n é tão grande... Já n é tão fácil fazer Impérios à ponta da Baioneta e da Maxim. Ainda bem.
Bem mas é como digo, pa quem gosta de filmes de guerra este é dos melhores!
Esta ode à bravura de John Bull foi realizada por um Norte-Americano, perseguido pelo Macartismo...

Em 1979 fizeram uma prequela do filme acima, Zulu Dawn, segue o início imediato dessa guerra e foca-se na batalha que se deu no dia anterior aos "heroicos" eventos retratados no filme de 1964. Acaba por ter mais meios e "estrelas" superiores a Zulu, tem imagens mt boas, mas no global n tá tão bem montado, dá muito mais gozo ver o primeiro filme... De qq das formas é importante, a batalha de Isandlwan foi a maior derrota de um exército moderno ocidental às mãos de uma horda de guerreiros com tecnologia da idade do ferro.

Na senda das lendas imperiais vem este Karthoum, a saga do Mahadi e do "chinese" Gordon, os eventos retratados neste filme passam-se 3 a 4 anos após os dos filmes acima. Ainda estamos em África mas desta vez no Nilo e o que está em jogo é o controlo do Egipto e Sudão. O filme tem diálogos interessantes e é pedagógico ver associações de beneficiência e afins a protestarem a favor de uma invasão imperial... Bem n sei se foi bem assim... é como retratam no filme. Mas pa quem gosta de épicos vale a pena e é uma grande estória de um conflito n mencionado muitas vezes (que ainda foi importante...).
Aliás até é importante pa se perceber melhor a questão do Darfur e dos novos Mahadis...

Este é bem mais recente, de 2002, não foi tão falado qt aquilo q eu axo q o filme merecia... Não só a fotografia é mt boa (as cenas que se passam no Sudão são espetaculares), como a estória é original.
Um jovem oficial de cavalria (ainda por cima...) que se demite qd sabe q será enviado pó Sudão... Manchado com a infâmia da cobardia o "herói"acaba por embarcar à mesma para o Nilo, mas vai sozinho e a sua missão não é marchar contra o Mahadi... Um dos grandes papéis de Heath Ledger.

São crónicas do final do século XIX a Era do Império ...

Sem comentários: