sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Porto, Autárquicas 2009



Começo por confessar um "pecado", de lesa majestade!!! Não conheço o Porto... tive lá umas quantas vezes, mas sempre de passagem ou pa reuniões, fui uma vez ao Palácio de Cristal e pouco mais conheço da cidade para além da estação de Campanhã...

Bom, de qq das formas, vendo à distância, parece-me q a campanha no Porto tá BRUTAL, sempre que oiço o JT Lopes a falar parece-me mt bem e hoje no Debate tb foi à matador, nem consigo ver como é que ele poderia ter feito melhor (o q é um elogio pouco usual, pelo menos vindo da minha parte...). Os temas abordados e a Estratégia seguida (Focar na Pobreza, Desemprego, Exclusão e retirar a maioria ao RRio, com uma beca de cultura pelo meio) parece-me mt adequada!
Aliás o cartaz acima tem uma mensagem forte, clara e mt acertada para o contexto político da Cidade Inbicta.
(Para o Porto... já pó país não serviu, uma vez q era impossível Sócrates repetir a maioria absoluta, era uma questão que não se punha!!!! a n ser na cabeça dos dirigentes do BE...).

"E o que lhe acontece é que alguém a está a vender. Da pedra à dignidade, Rui quer ir embora com o maior botim possível, o pirata, o maroto... Rui não gosta de nós, Rui gosta dele. Rui gosta de negócios. Rui finge, mas finge mal.
Rui faz um negócio com o grupo Pestana para oferecer o Palácio do Freixo.

Dizem ao Rui que vive lá gente à beira, são ciganos, parece. Tirem-nos de lá. Mas eles vivem há mais de 20 anos. Nem sabia disso, o Rui, nem quer saber. O negócio está feito. Vá lá, não fosse a dignidade daquela "ciganagem" e tinham ficado no meio da rua. Ainda bem que vale a pena lutar. E foi dura a luta. Porque se pediu diálogo, Rui tapou os ouvidos. Porque se pediram casas, Rui trouxe a polícia. Rui e a sua amiga Matilde ficaram zangados, chamaram-nos "agitadores" e nem se deram conta que nos elogiaram. Porque eles não sabem que agitador é uma pessoa que tem a coragem e o altruísmo de agitar a consciência das pessoas para que renasça nelas a dignidade. Mas eles zangaram-se porque nós, as pessoas que lá estavam éramos os do Rivoli, éramos os do Bolhão, somos os dos jardins e somos mais, temos de ser mais."

 Ganda texto no Esquerda do Ricardo aka Riça
 
Agora, tal como (e mt bem) vi no Facebook do BE pelo Porto, nada está garantido ála mandar sms´s e e-mails e o diabo a 4 por esses 4 ventos...
 
Continuando com o texto do Riça,
 
"Assim anda o Porto a esquecer, no meio do turismo cor-de-rosa, essas tantas lutas, essa tanta dignidade de um povo que sente o que é seu, essa História imortal que não é contada nem lembrada a quem visita a cidade. Assim anda o Porto às turras consigo mesmo tentando perceber o que lhe está a acontecer. "
 
É que este parágrafo vem mm a calhar pa uma pequena homenagem à malta do BE Porto e toda a gente q quer um Porto Justo, Solidário, Inclusivo, Fraterno, Moderno e Combativo... e já agora pós q não sendo do Porto compreendem que apenas com um Porto assim é possível um Portugal tb +- assim (sim pq Portugal nunca à de ser como o Porto, ou como Lisboa e ainda bem).
 


Imagem durante o Cerco do Porto, nas Guerras Liberais (mais de um ano, decisivo na vitória dos Liberais).
 

Gravuras do 31 de Janeiro de 1891, tentativa de Instauração da República, o Porto adianta-se em quase 20 anos ao país (ou a Lisboa, vá...).
 

Fotos da Revolta de 3 de fevereiro de 1927, a mais séria tentativa para reverter o Golpe Militar de 28 de Maio (que desembocaria no Estado Novo...).
 
E acabo, lá está, com Riça,
 
"Que nos lembremos do que aqui ficou escrito e do muito que ficou por escrever, dessa história que fazemos. Rio não, carago! Rio não pode ser. Se Rio fica mais quatro anos corremos sérios riscos de deixar uma enorme ferida crescer na nossa cidade. Rio demonstrou desprezo pelas pessoas dos bairros, Rio mostrou desprezo pelo nosso Património, Rio mostrou desprezo pelo associativismo. Rio não é o Porto, o Porto somos nós!"
 
PS - Em Lisboa n é q a malta tb n se esteja a mexer, mas falta a estratégia estruturada que se tá seguir no Porto (q não sei se foi assumida explicita ou implicitamente, mas vejo aplicada na prática no Porto, talvez venha tb na sequência de outros combates...no fundo como quase sempre há de ser uma mistura disto tudo) e um... um... um pouco mais de "rasgo"... Essas duas coisas faltam aqui...
E se o Porto é necessário pa um país mais Justo e Blá. blá, blá... O q dá vontade de dizer pá malta é que sem Lisboa é q n vamos mesmo a lado nenhum!!! Não é que Lisboa seja o país e o resto paisagem (até já foi mais...), mas... é a grande metrópole cosmopolita (e já o era antes do Afonso Henriques a ter conquistado aos Mouros... à poix é bébé) e a Capital de um estado que sempre foi mt centralista (o q n é necessáriamente mau, mm pó país, olhem pá França, bem lá ainda é mais claro, é que em França nem há um "Porto"...).
Conclusão deste longo PS, malta de Lx, olhem pó Porto e pá Província e mexam-se, sobretudo melhor!!!

Sem comentários: