quinta-feira, 1 de outubro de 2009

60 anos do Triunfo da Revolução Chinesa!

"Se nos presentó la llegada del hombre a la luna como el gran acontecimiento del siglo XX pero no; pasaron cosas más importantes, y uno de los principales eventos del siglo XX fue la revolución china"
Hugo Chavez




Viva a Revolução Chinesa!


Se a China é um só país e INDEPENDENTE, isso deve-se ao triunfo da Revolução Chinesa...


Se a China é hoje um gigante económico, isso deve-se ao triunfo da Revolução Chinesa... Aliás lembro-me, e nisso tinham razão (por isso vale a pena escutar Zizeck), os neo-liberais que contrariavam alguns dos argumentos do movimento "anti-globalização" que diziam que havia cada vez mais pobres... Agora com a crise n sei, mas o que é facto é que ao longo dos 90 e princípio deste século, milhões de pessoas saíram da pobreza, mas porquê??? Devido ao progresso verificado na República Popular da China, dirigida com a mão firme do Partido Comunista Chinês, por isso hoje o Empire State Building é Vermelho!
Em outubro/setembro de 2008 fui a um debate (ainda no início da crise, que ele dizia não existir...) em que o palhaço de circo, João César das Neves, era a atracção principal, ele próprio confirmou que o desenvolvimento da economia mundial e aumento do nível de vida das populações se devia a Lula (o Sindicalista) e à China... Dá q pensar...





Não é por acaso que ponho aqui estes cartazes e fotos com mulheres, antes da revolução a condição feminina é bem ilustrada pelo costume de partir os pés às meninas bebés e enfaixá-los, este artigo mostra como após a revolução a mulher conquistou um novo lugar.





Finalmente, a Revolução Chinesa teve um longo percurso (até uma longa marcha ehehe), não aconteceu em dois dias, a praxis demonstrou que a linha de Mao era a mais adequada à China. 
É que os Comunistas e progressistas chineses ainda por várias vezes, repito, várias vezes, tentaram aplicar a táctica Bolshevique (brilhantemente proposta por LEON TROTSKY, para a Rússia, nas teorias do "desenvolvimento combinado e desigual" e da "Revolução Permanente" ) de insurrecção urbana apoiada no proletariado industrial que depois liderava as massas camponesas, todas as tentativas de seguir esse caminho foram derrotadas (um dos primeiros filmes realizados na URSS, 1925, chama-se, China em Chamas, mt bom)... E só in extremis é que a linha de Mao lá venceu o Partido e adoptaram a táctica de ganhar profundas raízes no campo, conquistar amplo apoio nas massas camponesas e com essa base partir ao assalto das cidades... Triunfou! 
Porque sabia de história, história da China e das suas incontáveis revoluções camponesas que derrubaram várias dinastias... Mas para triunfar na modernidade a revolução camponesa precisava de uma componente moderna também... e obteve-a na mais poderosa ferramenta ao serviço dos povos na sua luta pela emancipação, o COMUNISMO.



(Viva a Comuna de Paris)


E já agora, antes de fazer um balanço com RRRigorrr das últimas eleições e tirar as correspondentes perspectivas... pelo menos algumas, a malta já anda com delírios institucionaló-superestruturais, primeiro vamos com calma... Como diz o Camarada Mao:


"Quem são os nossos inimigos? Quem são os nossos amigos? Esse problema é de uma importância primordial para a revolução. A razão fundamental pela qual as passadas lutas revolucionárias na China obtiveram tão fracos resultados está em não se ter sabido fazer a união com os verdadeiros amigos para atacar os verdadeiros inimigos. Um partido revolucionário é o guia das massas, não podendo portanto uma revolução alcançar a vitória se este as conduz pela via errada. Para não dirigirmos as massas pela falsa via, e a fim de estarmos seguros de alcançar definitivamente a vitória na revolução, devemos prestar atenção à unidade com os nossos verdadeiros amigos, para atacarmos os nossos verdadeiros inimigos. Para distinguir os verdadeiros amigos dos verdadeiros inimigos, devemos proceder a uma análise geral da situação económica das distintas classes da sociedade chinesa, bem como das respectivas atitudes frente à  revolução." 
Análise das classes da sociedade Chinesa, Março de 1926


A seguinte tb é muito importante! Sobretudo se o Bloco quiser crescer (ou não se desintegrar, o que é dizer a mesma coisa, percebem?)


"A única via para resolver as questões de natureza ideológica ou as controvérsias no seio do povo é o uso do método democrático, da discussão, da crítica, persuasão e educação, e nunca o uso de métodos de coerção ou repressão"
Sobre a justa solução das contradições no seio do povo, Fevereiro de 1957 



(Que a Filosofia seja uma arma afiada nas mãos das massas)


Dito isto que fique bem claro, O MAO NÃO É UM SANTINHO, A CHINA NÃO É O PARAÍSO NA TERRA, mas também há muita confusão e desinformação acerca do que lá se passou e passa, e sabem que mais pa mandar bocas foleiras e criticar não há quem falte! Até fazem bicha! 
Portanto, creio que o mais útil que tenho a fazer é retirar dessa experiência, que tb teve os seus pontos altamente positivos, as melhores lições para os duros combates que estão à nossa frente.

PS - E o Santana nos Gatos?? O Homem vai lá... e é daqueles que não vai chorar muitas lágrimas pelo Cavaco...


PS2 - E pur si muove! pena é que não tivesse dito isto em Setubal, onde devia ter tado mt mais, mas mais vale tarde q nunca! 

Sem comentários: