segunda-feira, 13 de julho de 2009

Inglaterra, Alemanha, URSS e França um retrato

Este blog pede o seu nome emprestado aquela que é (do que conheço) a mais completa série documental acerca da segunda guerra mundial, "The World at War", dessa série escolhi quatro episódios que retratam como a guerra foi vivida na frente interna em quatro diferentes países... São extraordinários, percebe-se muito mais acerca da Guerra e do seu desfecho através destes episódios, do que fazendo uma análise detalhada das operações no terreno e da batalha x ou y...

Inglaterra - Livre e Austera



É talvez dos quatro que aqui coloco o que axo mais curioso/interessante, apesar dos bombardeamentos, a II Guerra foi das melhores coisas que aconteceram ao movimento trabalhista e à classe operária inglesa... Tá cheio de pormenores deliciosos, acerca de como era a vida quotidiana e a organização do tecido social, bem como a atitude face ao "galant Red Army" e ao "Uncle Joe"...

III Reich - A Farsa




Os soldados/oficiais Alemães eram, em média, os mais competentes, os mais bem treinados, mais disciplinados e à que dizê-lo, os mais corajosos. Ao nível de equipamento, tirando a Marinha e Aviação (e mm aí é discutível) tinham as melhores armas, sobretudo o armamento do soldado de infantaria e tanques. Os Alemães perderam por causa, basicamente, da péssima logística e inteligência/espionagem... Aliás mm com trabalho escravo, campos de trabalho forçado e uma política completamente autoritária a verdade é que a indústria de guerra da Alemanha/Reich (que vai para além da Alemanha...) nunca atingiu os níveis de mobilização da Inglaterra e da URSS nem dizer... Aliás, aquilo era uma confusão organizativa/logístico e um delírio-hiper optimista ao nível da propaganda, o que dá somado uma grande farsa... Os soldados podiam ser os melhores, mas isso de nada serve sem uma base social sólida e racional.

URSS - Uma Luta Épica, como a Luz venceu as Trevas



Não faço comentários, se o anterior explica pq é q a Alemanha e seus aliados - à pois é, n nos esqueçamos da Roménia, Hungria, Bulgária, Croácia, etc... - perdeu a Guerra, este explica pq, e como, é q os Aliados ganharam.

França - Antes Alemães do que Comunas



Gosto muito da França, este é provavelmente o seu momento mais baixo dos últimos 200 anos... Mais uma vez se mostra que o problema não eram as armas, os soldados ou as tácticas, ou melhor também eram as tácticas, mas estas eram resultado directo da situação político social... A classe dominante Francesa claudicou perante o Nazismo, a esquerda e a sua coluna vertebral (isto n é mencionado mas eu digo pq axo determinante no desfecho dos acontecimentos) o Partido Comunista estavam neutralizados pelo pacto Germano-Soviético... A Burguesia abriu a porta aos Nazis e a esquerda ficou a assistir ao espectáculo... Se n fosse pelo dito pacto, quem sabe, se uma nova e mais poderosa Comuna não teria emergido?
Bem mas isso são os ses da história. Aqui fica mais um testemunho de várias coisas, uma delas é que as classes dirigentes que estão sempre a falar na "Pátria", na "Nação", de "Portugal(ou seja qual for a nação em questão)", são sempre os primeiros a trair a dita "pátria" quando lhes convém... O problema é q há malta q ainda acredita nesses "apelos à camisola".

Sem comentários: