domingo, 19 de julho de 2009

11 Lições, por um dos cérebros do Império


Estava ontem a ver o pasquim do regime, quando na parte dos obituários, referiam-se a Robert Macnamara... Morreu no passado dia 6 de Julho.

Robert foi um aluno brilhante em economia, matemática e filosofia... Acabou o MBA em 1939 e durante a guerra foi um dos pais da "análise de sistemas", do uso de estatística aplicado de forma sistemática ao processo de tomada de decisão (coisas q andei a estudar este ano...)... Foi depois presidente da Ford, Secretário de Estado de Kennedy e Johnson onde dirigiu o esforço de guerra do Império contra o bravo povo Vietnamita... Após essa guerra foi durante anos o presidente do Banco Mundial.
Ou seja, este foi um homem, brilhante, que esteve no olho do furacão de diversos eventos cruciais da nossa História... Na ciência, Política, Guerra e mundo de negócios... Para além dos juízos morais muito há a aprender com o seu percurso e reflexões...

De facto, o interesse disto tudo é que em 2004, lançaram um documentário "The Fog of War", que é simplesmente brutal! Nele Macnamara percorre vários episódios da sua vida... e dela retira "11 lições" é extraordinária a lucidez, rigor e honestidade com que enfrenta os seus demónios e acções... Não inventa desculpas, contextualiza, argumenta, confessa erros cometidos e levanta questões.
O interesse é que este não é um Pino ou Lino, não é um "chico-esperto" ou "bem-nascido" que assim se alçou para os mais elevados cargos. Macnamara é um verdadeiro Mandarim Imperial. Ocupou os cargos devido à sua competência e devoção à "causa". É por isso que o documentário é interessante, não é alguém básico a tentar simplesmente justificar as suas acções, cobrir de insultos os inimigos e a elogiar os chefes. Não, ele faz um exercício de análise crítica àquilo que fez e viu e daí tenta tirar algumas conclusões... Imprescindível!
Abaixo tá o trailer, para ver tudo vão aqui!




PS - A forma como dirigiu a guerra do Vietnam é tb elucidativa, pode-se aumentar a eficiência de bombardeamentos com investigação operacional, mas só com pensamento político-estratégico de fundo se pode ganhar uma guerra...

Sem comentários: