domingo, 31 de maio de 2009

The Preacher, o melhor de Clint Eastwood

Ontem, a fazer zapping deparei-me com este filme. Já o vi várias vezes, é para mim o melhor de Eastwood. Muito mais do que os últimos (que tb se comem, mas...), é espetacular sobretudo pelo que deixa subentendido e implícito. As cenas e diálogos são simples, mas abrem sempre porta para o passado e o futuro, quem assiste fica com umas dicas e imagina o resto... O protagonista nunca responde pelo nome, é pura e simplesmente o "Preacher"...

O título em português é "Justiceiro Solitário", é mais um exemplo de mestria e criatividade de quem traduz os títulos... O original é "Pale Rider", Pale supostamente é o nome de um dos cavaleiros do apocalipse...
Pensei com os meus botões que era muito semelhante a um filme antigo que me lembrava vagamente, "Shane", e ao pesquisar descobri que é mesmo uma espécie de remake não oficial.

Este filme chegou a ser nomeado para a palma de ouro em canes e ganhou uns prémiozinhos. Alguns consideram-no o melhor western dos anos 80. Para mim é o melhor filme de Clint Eastwood e um dos melhores que já vi.
O Eastwood teve muita sorte em participar nos western spaghettis, na altura se calhar foi uma solução de recurso para ele... é engraçado como o mundo dá tantas voltas...


Sem comentários: