sábado, 2 de maio de 2009

Fúria popular sobre candidato do PS às eleições europeias


Este é o título do vídeo na página da RTP, foi exactamente o que sucedeu no 1º de Maio(esta galeria de fotos é fixe). Vital Moreira foi alvo especial, do justo, sentimento de traição de alguns militantes do PC, mas como se vê claramente no filme da RTP1, pela voz de um popular na manifestação (que n era militante do PC), as massas insurgiram-se contra o mais abjecto oportunismo e provocação barata de um cronista da corte que é pago para fazer combate intelectual aos sindicatos e movimento popular em prol deste governo de capatazes do grande capital.

Mais, e em imagens que se repetem no telejornal isso é evidente, muitos que o insultaram n eram militantes do PC, eram do BE e muitas das imagens, já no Martim Moniz, mostram Vital a passar ao pé da marcha do MAyday, onde eu tb estava e como muitos, ajudei a escorraçar aquela abjecta figura daquele espaço.

Vital, como ele próprio invocou, quis reeditar o episódio da Marinha Grande… Tenho uma vaga ideia, sou mt novo para me lembrar disso. Mas conheço bem estes tempos e Vital não será visto como uma vítima. Antes como uma patética figura, escorraçada, provocadora, desesperadamente à procura de um incidente.

É Pena que figuras como o Daniel, se juntem ao coro Nacional-totó, e venham falar do “sectarismo do PC”, mais o Daniel também estava lá no Mayday e sabe bem que n foram só ressabiados do PC que o escorraçaram. É pena que seja isso que tenha a dizer sobre este incidente. Ao meu lado na manif uma miúda dizia “ai que se foi a manifestação, só vão passar isto…”, não sejamos ingénuos e caíamos na tosca armadilha de Vital, ele é que ficou mal visto. A população respeita quem se dá ao respeito. È tempo de nos sintonizarmos com os nossos tempos. No pingo doce já não há Azeite Galo marca azul, agora têm uns garrafões Galo vermelhos (pelo menos onde vou…)…
Se ele tivesse sido ferido também lamentaria, mas isso n aconteceu. A única coisa que saiu de lá ferida foi a imagem de Vital e do PS.

Pela minha parte fico satisfeito por ter tado num desfile e num 1º de Maio que se dá ao respeito. Fico contente por ter ajudado, apesar de n lhe ter dado nenhuma lambada, a escorraça-lo.

2 comentários:

nuno vieira matos disse...

Mesmo assim Xico, penso que a indiferença teriam sido melhores.

Zé Miguel disse...

Não podias estar mais enganado, a única coisa que saiu de lá ferida foi mesmo a imagem do PC, e a ideia que é um partido que está cada vez mais a tender para o radicalismo. Não interessa se é isso que tu especificamente pensas, mas estas acções só fazem o BE ganhar eleitorado porque os que querem fugir do PS e talvez PSD, em voto de protesto ou qualquer outra razão, acabarão sempre a votar BE.

Também de lembrar que o Vital foi convidado para a manifestação, parece quase uma cilada, fica mal, e mesmo que não fossem militantes do PC foi assim que foi noticiado, não há volta a dar.

Mas que ficaram muito mal, ficaram!