quinta-feira, 12 de março de 2009

Greve dos Mineiros 1984

Thatcher Versus Sindicatos, como se impôs o neo-liberalismo.

A 12 de Março de 1984, há 25 anos, depois de várias minas já estarem em greve, o mais poderoso sindicato Inglês NUM, decretava greve nacional do sector.

Esta não foi uma greve qualquer, durou um ano, um ano! Com piquetes que chegaram a ter mais de 10 000 mineiros. Foi uma batalha ideológico, o objectivo de Tatcher mais do que fechar as minas era quebrar a espinha ao movimento sindical e impor a agenda, hoje chamada (e muito bem demonizada) neo-liberal. O Tempo das Cerejas publicou hoje um post com muitos links porreiros sobre este Conflito histórico.

A derrota dos mineiros quebrou o movimento popular e o poder dos sindicatos na sociedade inglesa, foi na sua sequência que a companhia de autocarros, os caminhos-de-ferro, o gás, água, eletricidade foram privatizados… Foi a derrota dos mineiros que permitiu aos Torys desmantelar o estado social que emergiu após a segunda guerra mundial… A revolução neo-liberal foi feita a partir desta vitória sobre o movimento sindical… entretanto na América-Latina as guerrilhas esquerdistas e os Sandinistas tb foram derrotados e a apoteose chegou em 1989 com a queda do muro… Estava aberto o caminho para o fim da história…

Mas os irredutíveis gauleses resistiram… Em 1995 uma histórica greve bloqueou uma tentativa de atacar o estado social francês, a França hoje possui o melhor serviço de saúde do mundo e dos melhores (se não o melhor) sistema de transportes… Veremos como se saí na crise, à partida bem melhor que os Britânicos… Neste momento Professores e estudantes conduzem uma luta que mantém as Universidades paradas há quase um mês, vejam aqui. É um exemplo que vale a pena ter em conta.

Assim como vale a pena medir bem as consequências da derrota dos mineiros... É muito fácil entrar num conflito, o complicado é sair bem... A Tatcher tinha um objectivo claro, pura e simplesmente, esmagar os sindicatos, qual era o objectivo dos mineiros? Impedir o fecho das minas? Quando se vai para uma batalha destas dimensões é bom não apenas estar-se motivado e ter capacidade de mobilização, é necessário ter uma estratégia clara, à altura da do adversário. Ir para uma luta política com objectivos meramente sindicais é uma espécie de auto-amputação... O resultado é o que estamos a sentir hoje em dia.

Sem comentários: