terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

VI Convenção do Bloco de Esquerda, uma boa malha!



Este fim de semana decorreu a VI convenção do Bloco, mais por inércia do que outra coisa, acabei por ir como delegado da lista A ( a mainstream).


ver mais fotos

Na convenção passada, na intervenção que fiz, tinha tentado explanar aquilo que na minha opinião eram os maiores defeitos e virtudes do BE e elencar algumas tarefas essenciais do movimento, era tanta coisa que acabei por não conseguir transmitir grande coisa…

Nesta convenção pensei… Já que me pediram para ser delegado vou aproveitar, e vou dizer qualquer coisa que marque. Não me quis meter em minudências internas ou em propostas organizativas… Preferi fazer uma intervenção sobre, aquilo que para mim, é o grande desafio dos nossos tempos… Que políticas ter numa fase história de transição entre duas eras…

Foquei-me em três pontos:
- Realçar a dimensão da Crise e que a questão não é se queremos mudar, as coisas vão mudar quer queiramos quer não, a questão é que sentido terá essa mudança. Face a este cenário há duas tarefas primordiais:
-> Acabar com a pouca vergonha, a corrupção, a apropriação de bens públicos para fins privados e o sequestro da democracia pelos grandes negócios;
-> Perante um estado de emergência é necessário Mobilização Geral e Total! Especial enfoque à geração (a minha) que tem o futuro hipotecado, é dever da sociedade dar uma chance e esperança a esta geração, ela será protagonista principal do processo de transformação social que desejamos.
Já ia com ideia de me entusiasmar um bocado, mas acabei por “explodir em palco”, confesso que curti bué!!! E os tipos do 31 da Armada fizeram esta caricatura espectacular da minha intervenção.

95% do pessoal adorou, uns quantos (a malta mais Dirigente e “responsável”) ficou algo… incomodada será talvez muito forte mas é por aí… é normal e muito bom sinal. Obviamente que o tom e registo utilizados não se adequam a todos os momentos, públicos e espaços… Mas acho que por agora o problema não é termos demasiado entusiasmo (ou uma certa dose de populismo de esquerda), é exactamente o contrário.
Para que uma mensagem passe, mais importante que o rigor dos argumentos, é ter a atenção dos ouvintes, depois claro que a tese que apresentamos deve estar suportada em sólidos argumentos. Bem, creio que falei do tema do momento, acordei a malta toda e ainda mencionei o caso Freeport de que pouco se falou na convenção…

Sobre a Convenção no geral gostei bastante. Mais do que a última (também fui numa onda bem mais relaxada)… As decisões já estavam definidas à partida, mas o espírito e o debate foram bons e sempre se esclareceram algumas questões. Entretanto vou ver se deixo amadurecer um pouco mais algumas ideias… A impossibilidade de uma convergência político-partidária de esquerda para as próximas eleições e a dimensão da crise obrigam a uma reflexão profunda. Começo a achar que antes de pensar em convergências devíamos pensar muito bem que programa e respostas à Crise necessitamos… Não vi em pormenor, mas mesmo o BE tem graves lacunas nesse campo. Sem algumas balizas, “guidelines”, não vale a pena começar a falar em convergências entre partidos e movimentos estabelecidos, antes há que perceber muito bem o que se está a passar à nossa volta...

Menção especial aos responsáveis pelo espaço, agora sim isto parece um congresso à Séria! O espaço tem uma influência, muitas vezes menosprezada, no decorrer das discussões, este ano a coisa estava muito boa!

Menção também à intervenção do camarada grego, a não perder!





E last but not least, uma gracinha pá malta do 31 (num post mais antigo já tinha feito referência a este fenómeno da Blogosfera).


ATÉ À VITÓRIA FINAL!

PS – Epá n foi pelo vídeo que fizeram com a minha intervenção, até pq já outros o disseram, mas foi o 31 foi o órgão de comunicação social que melhor cobertura fez do nosso conclave… Talvez até melhor que o próprio Esquerda… O problema do Esquerda é que tem as áreas muito espartilhadas, quando hoje em dia som, vídeo e texto são cada vez mais uma plataforma comum… Bom tb não sou especialista na matéria e não sei quantas pessoas estavam a fazer cobertura para o Esquerda…
E nisto sou insuspeito porque se há coisa que sempre elogiei e elogio no BE é exactamente o Portal Esquerda e associados.

Sem comentários: