quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

NPA, fundação do Nouveau Parti Anticapitaliste


Enquanto por cá andávamos entretidos com a nossa melhor convenção de sempre, em França deu-se um passo histórico. Decorreu o congresso fundador do NPA.

Surge no melhor momento, na sociedade em geral há uma abertura a novas (e velhas…heheheh) ideias, o capitalismo é questionado… No sistema partidário o centro está debilitado, Sarkozy é cada vez mais contestado e o PS francês está à deriva… A luta social está em ascensão, vejam estas notícias in loco aqui e aqui.

Neste contexto a velha e digna LCR decide fazer uma aposta forte… Dissolução! (isto em França é diferente... é pa partir é pa partir não andam cá com ai desculpes durante anos a fio...) e criação de um novo partido que retenha os valores essenciais, o património que sabemos nos será útil em qualquer circunstância e desembaraçou-se de alguns lastros, que por mais decisivos tenham sido, hoje já não contam. Parece estar a correr bem as notícias que tenho visto são muito positivas...
Quem encabeça esta nova força é Olivier Besancenau, Carteiro, licenciado ou mestrado em História, sindicalista, que anda de Jeans e Casaco de cabedal. É uma lufada de ar fresco não apenas à Esquerda mas em todo o mapa político francês.
Depois do Die Link na Alemanha surge agora o NPA Francês, fazem parte da mesma corrente histórica que começa a surgir, no entanto têm origens e naturezas um pouco diferente. O NPA é filho do casamento entre a extrema-esquerda Trotskista e os movimentos sociais que surgiram no pós Seatle-99(grosso modo). O NPA tem no seu código genético uma irredutibilidade superior à do Bloco ou Die Link… Será que a estratégia de chegada ao poder cavalgando protestos sociais de alta intensidade está de regresso? Pelo menos o sucesso eleitoral deste novo movimento aparenta ser maior ou igual que quer BE quer Die Link, além disso (pelo menos em relação ao BE) a capacidade de mobilização social é bem maior... A sociedade é outra tb...

Sem comentários: