segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Crónicas da República Bolivariana

À muito que desejava fazer esta viagem, finalmente vai acontecer, de dia 4 a 25 de Agosto estarei (com mais um camarada) na Venezuela.

Uma vez lá pretendemos visitar o máximo de locais, organizações, cooperativas, partidos, etc… isto para obter uma visão tão completa quanto possível da situação político-social e efectuar uma avaliação mais profunda da “Revolução Bolivariana”. Iremos levar um gravador para realizar entrevistas e colher sons, com isso faremos uma reportagem para a rádio on-line do Bloco, a Rádio.Esquerda. Para além disso irei escrevendo sempre que possível aqui no Blog.

Neste momento vive-se um clima de pré-campanha eleitoral (em Novembro vão ser as eleições “autárquicas”) e o PSUV está ainda em fase de construção, nomeadamente no sector da juventude (já fomos convidados para assistir algumas reuniões e também falar um pouco da situação política em Portugal…). Portanto vamos numa altura em que há muito a fervilhar…

De dia 9 a 19 de Agosto iremos integrar uma visita organizada por várias associações Norte-Americanas de Solidariedade com a Venezuela (Task Force on the Americas, SOA Watch e Venezuela Solidarity Network). No decorrer da visita iremos visitar uma missão barrio adentro (cuidados médicos prestados nos bairros), várias cooperativas, autarquias onde se estão a aplicar formas de democracia directa… Falaremos com representantes do governo e oposição e vários activistas de movimentos sociais.

Para além desta visita com o grupo dos EUA, temos contactos estabelecidos directamente com o governo, nomeadamente com o Ministerio del Poder Popular para Relaciones Exteriores, embora ainda não saiba ao certo o que faremos nesse âmbito.

Já falamos também com dirigentes da CMI-CMR da Venezuela, o plano é conhecermos algumas fábricas ocupadas e outros processos de luta, assim como participar, na já acima mencionada, construção do PSUV.

Pretendemos ainda entrevistar representantes de associações da Comunidade Portuguesa (nomeadamente de um jornal “Correo da Venezuela” e visitar o Centro Português de Caracas), para conhecer as perspectivas que têm do processo político em curso e o papel que a significativa comunidade Portuguesa tem desempenhado.

No decorrer da viagem, no terreno concreto, estaremos alerta para todo o tipo de outras oportunidades que surjam, para além de irmos sentindo a atmosfera e o pulsar que se sente no país.

Entretanto, enquanto estiver do outro lado do oceano irei tentar actualizar o blog regularmente… Até Breve!

Sem comentários: