quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Crónicas da República Bolivariana(I)

Primeira Vista de Olhos


Chegámos a Caracas dia 4, às 15h locais, o Aeroporto tinha bom aspecto e no primeiro corredor havia vários cartazes da Sanate (autoridade tributária e de controlo das actividades económicas) alusivos a vários programas sociais. O lema em todos os cartazes (e em todos os uniformes dos funcionários públicos) é “Con Chavez o Gobierno es el pueblo”.

Fomos recebidos no Aeroporto por uma membra do Ministério del Poder Popular para las Relaciones exteriores- Europa, responsável pelos intercâmbios culturais e apoio a grupos de solidariedade. A viagem do aeroporto (que fica na costa) até Caracas (que fica a cerca de 30 Km, numa espécie de planalto rodeada de montanhas) já foi gráficamente elucidativa, ao subirmos as montanhas e nos arrabaldes de Caracas começam a ver-se imensas manchas de casas empoleiradas no topo dos montes só em tijolo... Ao descer para a cidade essas manchas continuam e muitas delas descem dos montes chegando ao pé, mesmo envolvendo blocos de apartamentos e outras torres de serviços.

Caracas é confusa, um pouco suja e decadente, mas com muita vida. Nós estamos no Centro, na Praça Bolivar, mas nao há propriamente um centro histórico, antes alguns edifícios do tempo colonial em resturo ou restaurados há pouco tempo. As praças também restauradas à pouco tempo sao a paisagem urbana com mais bom aspecto. É uma cidade fervilhante de actividade e nao se veem turistas. A zona onde estamos onde se encontram a maioria dos ministérios e instituiçoes do governo, nota-se isso nas ruas, restaurantes e cafés muito frequentados pelo funcionalismo público.

Fora os bairros, esta é das zonas consideradas mais pobres e inseguras... Nao me pareceu assim tao perigosa, mas o que é facto é que apartir das 19h começa tudo a fechar e às 21h é muito difícil encontrar alguma coisa aberta... Na zona mais classe alta é que se concentra a vida nocturna...

Bom, sao primeiras impressoes, quase geograficas, amanha quero ver se já acrescento algo mais do ponto de vista politico-social...






Sem comentários: