terça-feira, 15 de julho de 2008

Em RUPTURA com as massas

A organização Ruptura/FER, secção portuguesa da LIT/QI produziu "um extenso artigo de polémica com a esquerda pró-chavez" [eu e o Francisco estamos na linha da frente...] tal como anuncia no seu site aqui.
Por oposição à "extensão" da sua recente produção teórica darei uma resposta sucinta:
A mesma Rupura/FER que considera o goveno de Hugo Chavez o alvo a abater; é a mesma LIT/QI que ainda em 2006 apelou nas eleições presidenciais a votar em Hugo Chavez - o tal político que sempre foi burguês, reformista e vendido como se pode ler aqui Confuso? Contradições Ruputa/FER..!
É a mesma Ruptura/FER que apoia organizações fundamentalistas islâmicas (inimigas declaradas da classe trabalhadora) como o Hammas e o Hezbolha na sua "luta anti-imperialista" como se lê aqui
É a mesma Ruputura/FER que considera o Manuel Alegre, com todas as suas contradições, hesitações e traições como um elemento imprescendível na construção duma alternativa de esquerda para Portugal! Como se constata por aqui
E é a mesma Ruptura/FER que, considerando uma "abominação", "traição", etc., defender as ideias do marxismo no seio dos milhões de filiados no PSUV, está desde 2001 agregada ao Bloco de Esquerda como corrente, mas só ao fim de 5 anos é que apresentou uma alternativa política em congresso do BE... Confuso? Contradições Ruptura/FER..!
Pior do que o sectarismo da Ruptura/FER... só mesmo o seu ecletismo sem princípios!Para leituras minhas ("esquerda comunista") podes encontrar aqui e aqui

2 comentários:

Jorge Fontes disse...

Em ruptura com o marxismo e o trotskysmo

Não deixa de ser curioso que um elemento isolado titule "em ruptura com as massas"...
Não deixa de ser curioso que enquanto a CMI e o Fautino se rasgem em elogios ao Chavez devido à sua retórica anti-Bush, se desfaçam em críticas aos que (independentemente do nosso desacordo face à sua direcção) combatem de armas na mão o imperialismo, caso da resistência palestina e iraquiana.
Não deixa de ser curioso que enquanto Chavez se desdobra em elogios a Soares, e a CMI a Chavez, o Faustino eleja como alvo a abater Manuel Alegre...
Não deixa de ser curioso que quem nunca combateu consequentemente a direcção do BE, critique os que mais a combatem...
Não deixa de ser curioso ver "trotskystas" apoiarem Chavez e o PSUV...
Confuso?
É assim, se vendes petróleo aos imperialistas mas lhes chamas nomes maus és um bacano, se és islâmico e rebentas com os poços de petroleo no Médio Oriente és um terrorista. Se és um líder de um governo burguês (Chavez) és porreiro, se exiges um processo de ruptura com um governo burguês (Alegre) não vales nada.

Na verdade, as pseudo-contradições, em que o Faustino, com o seu típico método não dialéctico e formalista, de colocar um sinal de igual entre duas coisas diferentes (base e direcção, vanguarda e massa, consciência avançada e atrasada, países imperialistas ou colónias e semi-colónias, exigência e denuncia, governos ou oposições), nos tenta, infantilmente, "apanhar", são na verdade as suas próprias contradições.
Contradições CMI/Faustino...

Por muito que doa ao Faustino, na sua tentativa de criar um clube de fans do Presidente Chavez, este prefere a GALP e o Mário Soares...real politik oblige.

Um abraço e a ver mas é se a esquerda se une contra o governo Sócrates!!!

Anónimo disse...

O grande teórico da FER continua no seu tom paternalista, aconselhando a rapaziada a unir-se contra o governo ....e pouco mais fazendo do que atirar farpas ao PC,Chavez, e mesmo ao BE, onde se agregou, como bóia de salvação política. Diz lá, Gil, tens feito algo de relevante pelo povo português últimamente?