sábado, 28 de junho de 2008

ESTALINEGRADO!

Há 66 anos dava-se início daquela que foi a mais decisiva batalha da segunda-guerra mundial. A 28 de Junho de 1942 as hordas Nazi-Fascistas lançam a operação azul, após a falhada tentativa de capturar Moscovo no verão de 1941, esta nova campanha tinha como objectivo conquistar o cáucaso e os seus preciosos campos petrolíferos.

Ao início a coisa corre bem, o exército vermelho ainda não estava totalmente recomposto e uma ofensiva lançada na primavera na zona sul havia sido desbaratada pelos Teutões. Portanto até chegarem ao volga a operação azul correu francamente bem.

O problema para a Wehrmacht começou em Setembro, quando chegaram aos arrabaldes de Estalingrado… Ou fortificavam as suas posições e contentavam-se por controlar a margem oeste do volga, esperando por mais tropas para o assalto à cidade (parte do exeército alemão estava mais a sul a tentar controlar o Cáucaso propriamente dito), ou partiam ao assalto.

A decisão tomada foi a última, e a primeira troca de tiros foi entre mulheres soviéticas voluntárias que operavam canhões anti-aéreos e os tanques nazis… Até Fevereiro de 1943 decorreu esta épica batalha, no final o exército Alemão estava destroçado. O sexto exército que marchara triunfante em 1941 após a conquista de Paris fora eliminado. Foi o ponto de viragem da guerra.

Convém lembrar que em 1939, havia apenas um país “comunista” a União Soviética, a Europa à excepção da França, Inglaterra e Checoslováquia era dominada por Fascistas e ditaduras similares. Para além do continente Americano e do Japão o resto do mundo era dominado pelas potências coloniais europeias…

As consequências desta batalha foram muito para além dos metros de terreno conquistados e dos danos infligidos aos inimigos em batalha. Foi um confronto mortal entre duas perspectivas de ver e governar o mundo, felizmente as forças das trevas foram derrotadas… Imaginem que mundo teríamos hoje se tivesse sido ao contrário.

Passados 66 anos a minha homenagem ao exército Vermelho e ao Povo Soviético!


Sem comentários: