quarta-feira, 19 de março de 2008

América alternativa

Bombardeámos Hiroshima, bombardeámos Nagasaki, matámos muito mais do que os milhares que morreram em Nova Iorque e no Pentágono e ne sequer pestanejámos. Apoiámos terrorismo de estado contra os palestinianos e os negros sul-africanos, e agora estamos indignados porque aquilo que fizemos lá fora está a ser devolvido aqui às nossas portas. O feitiço americano voltou-se contra o feiticeiro.



São estas algumas das palavras da última polémica das primárias democratas. Foram proferidas pelo padre Jeremiah Wright pouco depois do 11 de Setembro, são um verdadeiro ultraje para o politicamente correcto americano e têm sido trazidas para a comunicação social para embaraçar a candidatura de Obama. Obama não se deixou embaraçar, denunciou qualquer comentário que possa denegrir a Nação e Wright afastou-se (ou foi afastado, não se sabe ao certo) do grupo dos apoiantes da sua candidatura.







Quem não deixa impressionar com os ataques ao bom nome da Nação é Cindy Sheehan, a mãe de uma soldado americano morto no Iraque e que após a morte do filho se tornou uma das mais importantes activistas do movimento anti-guerra. Num interessante texto dá o seu apoio às palavras do padre Wright. O texto é ainda mais interessante porque Sheehan decidiu candidatar-se ao Congresso americano nas eleições de Novembro concorrendo contra Nancy Pelosi, a actual presidente da Câmara de Representantes.

Sem comentários: