quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Morreu Muller Rojas

Há muito que não escrevia aqui... enfim, este é um blog para se "ir fazendo" não para "se fazer", mas há pequenas grandes coisas que nos provocam sobressaltos.

No passado dia 14 morreu o General Muller Rojas, foi o director da campanha de Chavez em 1998, as primeiras eleições para a Presidência  a que Hugo concorreu e com alguma surpresa venceu... Era considerado um dos principais ideólogos do "Bolivarianismo" e do processo em curso na Venezuela. Quando lá fui tive o privilégio de o entrevistar, uma conversa que durou cerca de hora e meia, de facto, se não era o principal ideólogo do Bolivarianismo andava lá perto... Não concordando em tudo com ele (tinha um discurso bastante anti-sindical e "sociedade civil", o que no contexto Venezuelano até se percebe...) era claro que era um grande pensador, bastante lúcido quanto aos problemas que enfrentava o "Chavismo" e todo o processo de transformação social em curso na Venezuela. Na altura era vice presidente do PSUV (Chavez é o Presidente)  e no fundo era quem estava a organizar, ou a tentar, o novo Partido.


A Revolução Bolivariana perdeu um dos seus maiores quadros. E tendo em conta os resultados e impacto do processo venezuelano, a Esquerda Popular e Radical mundial perde um dos seus pensadores mais consequentes...
Aqui vai uma das suas últimas entrevistas. Também deixo aqui um dos programas de rádio que fiz que contém trechos da entrevista realizada, logo no início quem canta o hino é ele ("Gloria al bravo pueblo"), foi gravado num comício de solidariedade com a Bolívia, no dia seguinte seria o referendo para rectificar a permanência no cargo de Evo Morales.

Sem comentários: