O segundo debate do Bloco de Esquerda a que fui (nos idos de 1999), foi no ISCTE, com Miguel Portas e outro tipo do PC, debatia-se a "Esquerda", era na altura em que ainda se acreditava "no fim da história", à partida não parecia um debate fácil e óbvio... Intervi, e ainda me lembro do sumo daquilo que disse:
Este sistema está condenado, este modo de produção vai explodir, pensem só no seguinte, como é que na China podem ter o mesmo nível de vida que nós? Imaginem que havia o mesmo número de carros por habitante na China e em Portugal? É impossível! Blá blá blá....
Isto vem a propósito do debate de ontem, disse mais ou menos o que escrevi no Post anterior e acho que a malta curtiu, mas no fim veio um senhor falar comigo e disse:
"Não percebi bem os números que deu, é que eu ouvi dizer que a China tinha ultrapassado os Estados Unidos em número de automóveis produzidos, parece que foram 13 milhões e tal nos EUA e 14 milhões na China...?"
Eu, após alguma hesitação, reganhei a lucidez e disse:
"Mas já dividiu os 14 milhões pelo bilião e tal de habitantes da China? É que isto são números per capita..."
O Homem entendeu... já agora pegando neste números e na população aproximada desses países construí a seguinte tabela,
É que mesmo produzindo mais carros, se dividirmos pelo número de habitantes a produção da China ainda está mais do triplo (quase o quádruplo abaixo da Norte-Americana...).
A China ainda está longe de ter o mesmo número de carros por habitante que Portugal, mas têm trabalhado muito para lá chegar e assim vão continuar... Mas não dá, pura e simplesmente não dá... Não sei se tão a ver o filme... "Just in case" ponho aqui o trailler:
Este filme é do mesmo realizador do "Mar Adentro"
Sem comentários:
Enviar um comentário