quinta-feira, 2 de julho de 2009

Oscar Romero, este sim foi um santo!

Sou um bocado, não, sou muito anti-clerical, mas isso não significa que não reconheça que alguns sectores da Igreja também desempenharam um papel positivo na história da humanidade.
O Arcebispo de El Salvador, Oscar Romero, é um desses exemplos, o clip abaixo é da sua última homilia, no dia seguinte foi assassinado pelos esquadrões da morte treinados nos EUA. Estava a dar uma missa, estava no altar a distribuir o "corpo de cristo".

Em sua memória, para registar e fazer justiça, não apenas por este assassinato, mas também de muitos outros padres, freiras e activistas sociais, surgiu a School of the Americas Watch, a school of the americas (nos EUA) é o centro de treino por onde passaram todos os elementos desses esquadrões da morte... Os generais que deram o golpe nas Honduras também foram treinados lá. E estas palavras do Arcebispo bem podiam ser dirigidas hoje aos militares Hondurenhos.


Conheço a SOA até pq qd fui à Venezuela integrámos uma visita organizada por eles, a nossa guia, uma leiga, conheceu pessoalmente um grupo de freiras violadas e assassinadas em El Salvador por oficiais da "Escola das Américas" e contou nos como na comunidade onde estava nessa altura eram as eucaristias deles (n havia Padres a irem lá). Punham um rádio no altar e ouviam as missas dadas por Oscar Romero.

O contributo do cristianismo, em sentido lato, para a humanidade é mais positivo do que negativo... já quanto às suas instituições, nomeadamente a Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana a avaliação é bem mais complicada, e variada com os tempos. Agora é ainda hoje a maior Instituição/Organização do mundo, o que n é coisa pouca...

Sem comentários: