quinta-feira, 2 de abril de 2009

Previsões

Cada vez que a OCDE, FMI, whatever, fazem uma nova previsão acerca da evolução da economia é sempre pior do que a anterior...

Significa isto que nos estamos a afundar cada vez mais? Provavelmente sim, mas não porque as previsões apresentadas estejam certas... Basta olhar para as previsões efectuadas em 2007 ou início de 2008 para ver como quase todas, passado um ano ou pouco mais, falharam completamente.

Isto tem muita a ver com a forma como se fazem essas previsões (sejam do GDP, preço de matérias primas ou consumo de bens...). Para quem quiser se focar em mais detalhe nisto vejam esta apresentação, está muito boa. São uns slides dum Prof. Americano, Neufville, que se dedica a estudar estas coisas. No seu site podem encontrar mais informação acerca de optimização de sistemas, previsões, flexible design (não sei como traduzir isto fielmente para o português) e Aeroportos (para quem queira discutir o novo Aeroporto para além da enumeração de banalidades e chavões).

A verdade é que a maior parte das projecções que nos dão são isso mesmo, projecções, é o passado projectado para o futuro (quanto muito modelado com alguns pozinhos de intuição do autor das projecções)... A questão fundamental é que o mundo não é estático, é dinâmico e cheio de surpresas... O Futuro é intrinsecamente incerto, claro que em que grau depende dos tempos, espaços e sectores em estudo.

Já que estou a falar nisto aproveito para elogiar um blog português, o Margens de Erro, Pedro Magalhães faz um trabalho extraordinário. É caso raríssimo no panorama português ver alguém que faz, de facto, análises sérias, rigorosas e honestas. Que para além de mandar umas postas de pescada recicladas, sabe mesmo do que está a falar. PARABÉNS PEDRO!

Sem comentários: