quarta-feira, 11 de março de 2009

11 de Março, Sempre!


Dia da Unidade - Zeca Afonso


11 de Março de 1975, a intentona Spinolistó-Reaccionária falha e a Revolução é irreversível. A nacionalização dos Bancos e Grande Indústria eram uma necessidade… As elites económicas que dominavam a Indústria, Serviços e Infra-estruturas estavam completamente alinhadas com a ditadura, só fazendo uma limpeza geral poderia a democracia implantar-se.
Se o estado geriu da melhor forma as responsabilidades que assumiu, essa é outra questão, a resposta não é simples e em muitas situações é claramente não! Mas bem pior foi a forma como se levou a cabo a re-privatização de muitos dos bens/empresas nacionalizados, e não apenas a forma mas a própria decisão de se privatizar.
Que da Revolução tiremos a lição de melhor gerir as decisões tomadas e da “democracia” a lição de que o aumento de eficiência não se dá, como que por magia, por se privatizar um bem. Dá-se se houver investimento inteligente, supervisão, profissionalismo, responsabilidade e seriedade, tudo coisas possíveis de atingir em empresas públicas, até mais facilmente do que em privadas, haja vontade política para isso…

Voltando ao 11 de Março, não é por acaso que todas as forças políticas actualmente existentes acabaram por, de uma forma ou outra, apoiar e acatar as suas consequências, vejam lá como até fiavam fininho…

Sem comentários: