sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Crónicas da República Bolivariana (III)

Hospital, Círculos e media


Ontem fomos visitar outra obra do "regime" o Hospital Cardiológico Pediatrico Latino Americano, é um Hospital especializado, de referência na América Latina, 100% gratuito e que atende pacientes de outros países latino-americanos e começa a receber alguns de áfrica.






Depois da visita ao Hospital fomos dar uma volta com o cicerone que o Ministério das Relaçoes exteriores tinha enviado connosco ao Hospital e fomos dar uma volta pelo Parque Miranda (tudo o que sao espaços publicos tem um caracter pedagogico exaltando os valores dos libertadores da América Latina). O nosso cicerone era membro dos circulos bolivarianos, segundo disses (e de facto foi o que vimos) os circulos trabalham na dependencia dircta de Chavez (do "despacho da presidencia"), frisou que nao estavao associados a nenhum alcaidaide, governador ou ministerio, pois a sua funcao era estarem atentos relativamente a casos de corrupcao e de praticas contraditórias com o "Processo". Para alem disso iam aos Bairrios, trabalhavam em conjunto com os conselhos comunais, para averiguar carencias e dar alerta de problemas que aí se vivam.
Tanto da convera que tive com ele, como da visita ontem ao Nucleo, deu para entender que dentro do campo Chavista existe alguma tensao... Com criticas (por parte de com quem eu falei) a alguns governadores e alcaides do campo Chavista que nao estao de alma com o processo, antes estao se a servir da camisa vermelha para beneficios proprios...
Depois a noite acabei por assistir a uma viva tertulia no canal Vive entre um membro do PSUV (que tb era moderador e apresentador do programa...), do PPT (partido do campo bolivariano que nao integrou o PSUV) e de outro partido que tinha integrado o PSUV. De facto a televisao na venezuela e muito diversa, há pelo menos dois canais histericamente (isto nao é um exagero, encostam a TVI a um canto, os apresentadores parecem aqueles fanáticos da FOX americana...) anti-chavez. Existe o canal nacional (pró governo) e ainda outros dois execelentes canais, a telesur, que passa debates, noticias e documentarios sobre toda a américa latina e o canal Vive, feito em conjunto com muitos meios de comunicaçao comunitarios e que passa muita história, documentários, reportagens sobre temas actuais. Para além de debates muito interessantes sobre problemas nas comunidades, actividades dos conselhos comunias e questoes politicas como a da criacao do PSUV e da unidade das forcas pro-revolucao na venezuela.
Este é, de facto, um problema muito sentido, até porque em novembro vao decorrer eleicoes muito importantes e as forças Bolivarianas podem vir a concorrer sepradas face a uma oposiçao que se está a unir...

Sem comentários: