quinta-feira, 29 de maio de 2008

28 de Maio, VIVA A REPÚBLICA

Viva a República! Ontem e Hoje.

De facto ontem, dia 28, no nepal foi instaurada a República, uma monarquia de 240 anos chegou ao fim.
Confirma-se um, já velho, pressuposto... Num país periférico e atrasado a burguesia nacional não tem a capacidade, nem a vontade para desempenhar o papel que protagonizou nos países ocidentais "avançados". Na europa liderou processos de transformação social radicais que abriram caminho à democratização da sociedade, elevaram a razão e abafaram os misticismos.
Resumindo, liderou as chamadas revoluções liberais do século XIX.
No Nepal essa tarefa foi desempenhada pelos Maoistas, tal como no século XX as lutas de libertação nacional no sul e oriente colonizados foram ganhas por forças herdeiras de 1917, mais do que de 1789.
É momento de festa no tecto do mundo! O século XXI ganhou uma república nascida da gloriosa e intelegente luta do seu povo conduzida pelo Partido Comunista (Maoista).

28 de Maio, mas de 1926 representou algo bem diferente, não foi a alvorada, foi a noite... O fim da I República. Sabemos hoje o que depois surgiu, a ditadura militar seguida da ditadura fascisto-catolico-provinciana... Que dos erros tiremos as lições, vivemos tempos difíceis neste canto e que a próxima viragem, inevitável (é uma questão de quando e não de se), seja herdeira do 25 de Abril e a ser do 28 de maio, que seja do de 2008 Nepalês!



Sem comentários: