quinta-feira, 26 de julho de 2007

Vitórias da Resistência


Cerca de 250 presos palestinianos detidos em Israel foram libertados e recebidos em júbilo na Palestina. O governo, ilegítimo e não sufragado, da fatha na Cijordânia está à beira de receber apoios da “comunidade internacional”, como já não se via desde finais dos anos 90… até se fala na possibilidade de libertar Marwan Barghouti, o mais carismático dos líderes da Fatha…

São cedências ao campo palestiniano, por parte de Israel e dos EUA (com a UE a fazer uma triste figura seguidista), ou melhor a um dos campos, obviamente, na tentativa de encurralar os sectores mais comprometidos com a luta pela autodeterminação. No entanto, não deixa de ser uma cedência. Afim de conter o Hamas EUA&Cª são obrigados a vergar e finalmente ceder alguma coisa de concreto aos Palestinianos. Ainda é cedo para saber até onde irá este auxílio e qual a dinâmica que um proto-estado palestiniano tolerado pelo “Ocidente” irá gerar, no entanto algumas coisas são certas e este processo dá disso um exemplo paradigmático:

Ao contrário do que os Mandarins do regime proclamam, os EUA não são os únicos que podem obter cedências de Israel… bem, é um absurdo pensar que o estado que mais impulsiona a postura agressiva de Israel no médio-oriente seja aquele que num belo dia de verão decida que o melhor é agora reverter toda a sua política e force Israel a compromissos com os seus vizinhos. O que os EUA querem e largos sectores da sociedade Israelita (pois têem consciência que a sobrevivência de Israel enquanto estado confessional Judeu depende do desempenho desse papel) é que Israel seja um cão de fila do Império junto de todos os vizinhos Árabes, pronto a morder e ladrar a todos os que desafiem a ordem estabelecida imperial. Israel é um estado de colonos que vigia a região mais rica em recursos energéticos (fósseis) do planeta.
As cedências que agora vemos, a paz com os estados árabes (nomeadamente com o Egipto) no final dos anos 70, a criação da autoridade palestiniana nos 90 são tudo recuos de Israel obtidos não devido à “pressão” dos EUA mas devido às lutas travadas pelos povos da região contra o Império. As cedências actuais só acontecem porque há um ano Israel foi derrotado pela Resistência Libanesa, porque o Hamas ganhou as eleições e o boicote internacional ao governo democraticamente eleito e todas as tentativas até ao momento para remover o hamas do poder falharam! Só houve uma autoridade palestiniana porque houve a Intifada e 30 anos de luta pela libertação… O Egipto só recuperou o território perdido na guerra dos 6 dias e conseguiu obter a paz de Israel porque na guerra do Yom Kipur quase derrotou os soldados do império.

Como sempre os detentores do poder só cedem quando a isso são forçados, mesmo que quem os a isso force não seja exactamente quem recolhe os frutos da redestribuição do poder.
Quanto a Israel, a mim parece-me que, a não ser que exista uma devastadora guerra imperial que vergue completamente todo o médio-oriente (e por arrasto o mundo), a médio-longo prazo tenha de cessar de ser um estado confessional judeu, a alternativa será a sua eliminação. De qualquer das formas este é um processo que está muito longe de estar terminado… Mas, repito, a questão é quantos mais conflitos terão de existir, quanto mais tempo terá que passar para que se perceba que Israel, na sua actual configuração, é um estado-nação insustentável a não ser pela força do medo que infunde aos seus vizinhos. E como diria Napoleão, não se pode governar um país sentado na ponta de baionetas, ou um antigo ditado chinês “pode-se conquistar a China a cavalo, mas não governá-la…” Portanto, o medo e a força militar são cartas que duram um certo tempo, não eternamente. Infelizmente muita luta ainda vai ser travada até que esta verdade inexorável seja reconhecida… Ficam a perder os árabes e Palestianos que muito ainda terão de sofrer para conquistar a sua auto-determinação, ficam a perder os Judeus que a longo prazo correm o risco de ser escorraçados, mais uma vez, da terra santa… Os primeiros estados cruzados na terra santa duraram pouco mais de 100 anos, este quanto durará???

1 comentário:

Anónimo disse...

Israel é o pior "foco de infecção" no Mundo actual.

Eliminá-lo seria um acto terapêutico...