quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Bom Natal e que o Reino dos Céus esteja Convosco

Natal, antiga celebração pagã da luz, os romanos tinham um festival por esta altura em que acendiam uma data de velinhas, isto porque celebravam o fim do diminuir dos dias, ão de reparar que o Natal é bem perto do solestício de inverno, o dia mais curto do ano, depois desse dia o tempo de luz diário aumenta em vez de diminuir... pelo menos no hemisfério norte, que é onde esta história tem origem. Para além desse festival das velinhas, alguns dos hábitos do Natal (como dar prendas) tem origem num outro festival Romano que é muito mais Hardcore que a cena das velinhas

Mas hoje em dia o Natal que celebramos tem raízes no cristianismo, a palavra Natal significa nascer e supostamente celebramos o nascimento do "salvador", o "filho de deus" que veio à terra para redimir os pecados do mundo, que morreu na cruz para salvar-nos a todos, pecadores... O cordeiro de deus...

Bem isto é a história que Saulo de Tarso, mais conhecido como São Paulo, construíu, na verdade a palavra Cristo (uma palavra grega) pouco é referida nos evangelhos, aliás acho que nunca, isto porque foi São Paulo que introduziu esse conceito. No fundo o que chamamos de cristianismo é uma mistura dos ensinamentos de Jesus da Nazaré com a Teologia propagada por São Paulo, que já agora, para além de contribuir com a Teologia foi também fulcral na construção-organização-unificação das primeiras comunidades cristãs, foi ele verdadeiramente o fundador do cristianismo.

E qual o papel de Jesus, aquele que amanhã celebramos o nascimento, no meio disto tudo? Jesus foi um profeta, de muitos que antes e depois, andaram por aquelas paragens... A mensagem, as palavras que semeou foram a inspiração para o movimento ideológico que, provávelmente, mais condicionou a História da humanidade, mas como em cima referi, entre a sua doutrina original e o que se tornaria mais tarde em Cristianismo, depois Catolicismo e Ortodoxia, depois ainda Protestantismo(nas suas várias matizes) e milhares de seitas e tendências que foram surgindo e desaparecendo ao longo dos tempos... Enfim, entre os seus ensinamentos e a ideologia propagada por todas essas organizações vai uma certa distância. E que ensinamentos são esses? Aqui vai um lamiré…

«Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele. Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo:
"Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.
Felizes os que choram, porque serão consolados.
Felizes os mansos, porque possuirão a terra.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.
Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu."»
Mateus 5, 1-10

O Reino dos Céus, essa foi a sua mensagem, mas o que é o reino dos Céus?

«O Reino do Céu é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. É a mais pequena de todas as sementes; mas, depois de crescer,torna-se a maior planta do horto e transforma-se numa árvore, a ponto de virem as aves do céu abrigar-se nos seus ramos.»
Mateus 13, 31-32


(Já agora os primeiros cristãos não adoravam um homem pregado na cruz, as suas imagens eram de peixes e do "Bom Pastor", só no século IV-V, quando os cristãos eles próprios começaram a pregar pagãos e dissidentes na cruz é que adoptaram o cruxifixo, com cristo lá pregado, como seu símbolo principal)

«Aproximavam-se dele todos os cobradores de impostos e pecadores para o ouvirem. Mas os fariseus e os doutores da Lei murmuravam entre si, dizendo: «Este acolhe os pecadores e come com eles.»
Jesus propôs-lhes, então, esta parábola:
«Qual é o homem dentre vós que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai à procura da que se tinha perdido, até a encontrar? Ao encontrá-la, põe-na alegremente aos ombros e, ao chegar a casa, convoca os amigos e vizinhos e diz-lhes: 'Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida.'
Digo-vos Eu: Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não necessitam de conversão.»
Lucas 15, 1-7

Muito mais haveria a dizer, fica esta breve introdução, e por agora camaradas, desejo-vos um Bom Natal e deixo-vos com estas sábias palavras…

«Envio-vos como ovelhas para o meio dos lobos; sede, pois, prudentes como as serpentes e simples como as pombas
Mateus 10, 16


Sem comentários: