quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Uma análise "científica" e a Discussão Necessária

Antes de tirar grandes conclusões acho importante compreender bem o terreno do jogo... Aliás uma das coisas que mais me faz confusão são análises superficiais e pouco sérias dos problemas.  O Socialismo científico pode estar fora de moda, mas no mínimo devemos tentar fazer uma análise "científica" da realidade.


Aqui faço um parêntesis, coloco a palavra científico entre aspas, pois parece-me abusivo chamar científico a qualquer estudo da sociedade humana e sua evolução, isto porque é virtualmente impossível isolar problemas e sobre os problemas isolados fazer experiências controladas. Nesse sentido tb considero abusivo chamar-se ciências sociais à História, Antropologia, Sociologia e mesmo à economia... Mas como é o consenso, pelo menos do senso comum, utilizo o termo.
Em conclusão do parêntisis, ao fazer um balanço da nossa prestação eleitoral, ou em que campo da luta social for, devemos sempre proceder a uma análise sistemática, rigorosa com o máximo de informação possível, tentando perceber quais os factores mais determinantes para que o curso dos acontecimentos tenha sido o que foi e não outro.


Portanto, apresento vos aqui umas quantas tabelas e gráficos com alguma informação organizada referente às últimas eleições.
Basicamente o que fiz foi seleccionar 57 concelhos, todas as capitais de distrito e das regiões autónomas (menos Portalegre onde o BE n apresentou lista), concelhos das áreas metropolitanas/Distrito do Porto e Lisboa, Margem Sul e e mais um ou dois de Setúbal, vários em Santarém, vários no Algarve e em cada Distrito não mencionado (e que são os mais pequenos ou onde o BE goza menos implantação) mais um ou dois concelhos... A maior parte deles concelhos onde o Bloco teve grandes votações. Portanto esta não é uma lista de todos os conselhos onde o BE concorreu!!! Os critérios foram os que acima expus!
Ou seja, estão mais representados os Distritos de Lisboa, Porto, Setúbal, Santarém e Algarve, nos outros distritos está a capital de distrito e concelhos onde o BE obteve mt boas votações.
Para cada um dos concelhos comparei os resultados obtidos para a Câmara Municipal, eleitos para a Assembleia Municipal e eleitos para a Junta de Freguesia destas eleições (2009) com o das anteriores (2005) eleições autárquicas.


1 - Este Primeiro gráfico compara o resultado obtido pá Câmara nas Capitais de Distrito (ordenado pela que obteve maior votação para menor, nas eleições de 2009)







2 - Esta tabela acrescenta a informação dos mandatos obtidos.




3 - Aqui está a lista dos 57 concelhos agrupados por distrito.




4 - Aqui está a lista ordenada, do concelho onde se obteve maior votação para menor (na Câmara em 2009)




5 - Aqui está a lista ordenada, do concelho onde se subiu mais para o onde se desceu mais




6 - Aqui está o Gráfico e Tabela dos resultados no Distrito do Porto





7 - Aqui está o Gráfico e Tabela dos resultados no Distrito de Lisboa


(Aqui está o ficheiro excel se o quiserem! tem uns filtros, setinhas no cabeçalho da tabela que permitem seleccionar e ordenar a lista; se clicarem nas imagens vêm com maior detalhe, espero que curtam os rankings ehehehe)

Constatações
O Bloco nos Distritos do Porto e Lisboa desce em relação às últimas eleições (fora algumas excepções, como o próprio Concelho do Porto no Porto). Em Setúbal, Santarém, Coimbra e Algarve os resultados são mais positivos (embora haja subidas e descidas).
Nos locais onde o Bloco já se encontra implantado desce, mantém e há poucas subidas. O Bloco ganha mais nos locais onde nunca antes tinha concorrido, aliás se não fosse o facto de ter concorrido a muito mais conselhos e freguesias teria obtido resultados globais inferiores aos de 2005.
Não se tratou do concelho de Lisboa, ou do Distrito, os resultados obtidos demonstram um recuo nas zonas onde já temos implantação, a questão não é "temos muito a aprender e a caminhar", é mais, estamos a andar para trás e a desaprender!
Ou seja, não foi apenas um resultado abaixo das expectativas, foi um resultado inferior ao de 2005 nas áreas onde já tínhamos presença autárquica (estou a falar da tendência dominante, da regra).

Logo, um balanço como este feito no Esquerda, é claramente insuficiente face aos dados em presença.


Discussão Necessária


Para mim isto é revelador não apenas do trabalho autárquico, mas da própria estratégia seguida e de várias escolhas que a Direcção tem vindo a tomar desde o início do Bloco. Certas ou erradas (lá chegaremos a seu tempo) todas as escolhas têm custos e toda a táctica e estratégia têm de ser revistas de quando em quando face à alteração do ambiente em que nos movemos (até em virtude das nossas bem sucedidas acções).


Tal como disse aqui dias antes do resultado das legislativas...


muito do eleitorado que vai votar nele assim o fará por INCOMPETÊNCIA E PRECONCEITO da Direcção do BE, a ver vamos se ele não consegue ser a 3ª força política, se o conseguir haverá responsáveis e a causa não será (como alguns básicos armados em pseudo intelectuais da tanga irão dizer) o povo ser estúpido.


Pois é, muito bom militante(e até dirigente!!) culpa o povo e não as escolhas erradas do Movimento/Partido na altura de analisar os resultados. Essa atitude é equivalente a fugir para um beco sem saída!
A questão é: como temos agido obtivemos estes resultados (e os das Europeias e das legislativas que não foram nada maus), a agir da mesma maneira quais serão no futuro? Inclusive nas legislativas, presidenciais ou europeias? (sim pq nas autárquicas a seguir o mesmo rumo o resultado será obviamente ainda pior).

Mais, podemos inventar as desculpas que quisermos, que somos mt coerentes e blá blá blá... mas a questão permanece, face ao desafio que tínhamos pela frente agimos da melhor maneira? Tudo o que foi feito estava correcto? Com diferentes escolhas poderíamos ter atingido diferentes resultados?


Quanto a mim é necessária uma nova análise do país e do mundo, daí retirar uma nova estratégia geral que enquadrará novas políticas:
- para todos os sectores a organizar;
- para as necessárias convergências a realizar;
- para ir dando a mais adequada resposta aos interessantíssimos eventos que iremos assistir no plano Políticó-Social.


Digo-vos mais, para mim essa discussão deveria ter culminado na V Convenção do Bloco (logo a seguir às presidenciais de 2005), não aconteceu. Em 2006, ainda em boa hora, foi lançada a discussão acerca do "Rumo Estratégico", que depois ficou em "águas de bacalhau"...


OU AGORA TEMOS ESSA DISCUSSÃO E SE ESTABELECEM NOVOS PLANOS, OU A CONTINUAR O MESMO CAMINHO O DESTINO É O ABISMO


Escutem bem, posso me enganar, mas não afirmo nada, repito, nada, de forma gratuita...
E relembro, independentemente de saber se as escolhas passadas foram correctas ou erradas, importa perceber se daqui para a frente serão as mais adequadas!


Felizmente o debate já começou!!! Agora só pode, só tem, de prosseguir!


Estamos longe de novos confrontos eleitorais em que o partido esteja envolvido e num momento em que o Bloco sai politicamente reforçado deste circulo eleitoral, apesar dos resultados das autárquicas que levantam muitas questões sobre a estratégia seguida pelo Bloco (eles são um preocupante retrato do trabalho do partido no terreno). Mas o Bloco tem pela frente um novo momento, com um governo minoritário e uma crise social e económica. Não pode adiar mais um debate que seja. 



Este problema é o da redução da vida partidária à vida parlamentar, da comunicação política ao espaço mediático dominante, das bases e dos meios da militância (mais ou menos partidarizada) a um núcleo dirigente e seus assessores. Este núcleo dirigente e seus assessores, cuja generosidade e competência não está em causa (como não esteve, nunca, nas críticas feitas à direcção do PCP por alguns dos seus críticos internos), detém demasiado poder para um partido que pretende reinventar democraticamente as formas de fazer política. 


Que o Bloco tem muito que aprender já se sabe, já muitos o vieram dizer. Espero que este debate que se tem gerado, por apoiantes e opositores, em torno deste fracasso eleitoral do Bloco, venha de facto contribuir para relembrar em militantes e simpatizantes, mas sobretudo, naqueles que dirigem este partido, que nada disto são favas contadas, que importa pensar todos os dias se a estratégia seguida se adequa ou não, refazê-la quando for preciso, e ouvir sem preconceitos quem queira contribuir.

2 comentários:

M. Daniel Nicola V. disse...

ainda não acabei de ler o teu interessante post todo mas só uma correcção antes que te caiam em cima: Concelho e não conselho.
abraço, até já

Francisco disse...

Obrigado pela correcção, axo q já está.
Já agora, posso me ter enganado (axo q n) na introdução de alguns dados na tabela, se assim for e alguém o detectar era fixe informar e se quiserem acrescentar mais conCelhos à lista depois partilhem tb.
Abraço