segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Gaza, Chavez e notas da Grécia

Já devia ter escrito algo mais consistente sobre a situação que se vive em Gaza e ter feito um pequeno balanço de 2008 e perspectivas para 2009… Não tenho tido tempo mesmo… Mas vão aqui algumas notas.
Sobre Gaza parece que o mundo começa a acordar… em Paris houve uma manif com entre 30 000 (polícia) e 100 000 pessoas (organizadores), a Margarida esteve lá (e foi daqui que tirei a foto) e de qq das formas parece que o protesto foi massivo. A destacar a presença de Chavez, inúmeros Árabes (não só palestinianos) empunhavam cartazes com a sua foto “Gracias Chavez” e no Líbano já lhe deram o nome de uma rua… Assim se vê que esta (por equanto) não é uma questão de fanáticos mauzões muçulmanos contra as outras religiões. A figura que escolheram para empunhar é de um (muitas vezes criticado por isso) fervoroso cristão. Aliás, com gestos como o dele é que se quebra o ciclo da “guerra entre civilizações”, é fundamental que estas contradições se mantenham no plano político entre colonizados e colonizadores, opressores e oprimidos e não deslizem para o irracional de Judeus contra Muçulmanos, ou Muçulmanos contra cristãos. Como seu singular (infelizmente singular...) gesto Chavez não só dá um importante alento aos que sofrem em Gaza, mas também contribui para a primazia do político sobre o comunitarismo sectário e atenua o resvalar para a irracionalidade.

Outra nota sobre Gaza, o Hamas já demonstrou que não é o Hezbolhah que conseguiu impor uma derrota político-militar a Israel, as condições são também mais adversas. No entanto, no plano político ainda é possível um triunfo, este é daqueles casos em que resistir é vencer. Se o Hamas mantiver a sua coesão e apoio do povo palestiniano, se conseguir continuar a mandar roquets até se atingir o cessar-fogo terá ganho. Espero que o consigam, só assim se poderá dar um passo para uma paz verdadeira naquela terra. A Derrota de Israel é condição sine qua non para uma paz sustentável, enquanto isso não acontecer a sua arrogância e a estratégia implícita de eliminar a palestina enquanto nação prosseguirá.

Miguel Portas e um grupo de deputados europeus conseguiram, por breves momentos, entrar em Gaza, aqui vai o seu testemunho! Muito bem, é para isto mesmo que o elegemos!

Sobre a Grécia esta terça há debate! Entretanto soube que o José Soeiro está lá e está a fazer um relato diário dos acontecimentos! Vejam e até já existe análise crítica às suas acções e opiniões! Muito bom! È bom ver que estamos bem atentos ao que se vai passando. Ao Bloco (e aos protagonistas) felicito-os pela sua acção.

Sem comentários: