segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Em Paris


No último fim de semana estive em Paris com a Margarida! Da mesma forma que quando fui à Venezuela percebi que Portugal não é um país do terceiro mundo, percebi depois de visitar Paris os comentários que uma das personagens do Eça fez (acho que nos Maias) quando chegou a Santa Apolónia vindo de Paris... E à 100 anos imagino a diferença...

Dá também para ver que a Belle Epóque foi mesmo o auge de Paris, aliás no centro poucos edifícios há construídos depois dessa data (pelo menos de interesse histórico-turístico). É uma cidade magnífica, monumental, bela, mas também dá a sensação de ser um mega museu, de qq das formas tá tudo limpo e bem organizado. Os transportes são mt bons! Acho que as deslocações de transportes dentro de Paris são mais rápidas que em Lisboa (e Lisboa é bem mais pequena...)

Aqui é junto ao túmulo onde estão as cinzas de Napoleão, nos Invalídes...



No cemitério do XXª Arrondissement, na parede onde foram fuzilados os ultímos communards em 1871


O Arco do Triunfo, onde estão registadas todas as campanhas das Guerras Napoleónicas, os Generais, etc... Também há algumas alusões às primeiras batalhas da República.

Junto à Estátua de Danton... Há muitos sinais de Napoleão em Paris (até N´s gigantescos em várias pontes no Sena..), mas para os grandes homens da Revolução é preciso uma lupa pa descobrir referências... Esta estátua de Danton é numa praçazinha no centro e há um café Danton mesmo ao pé. Em homenagem a Robspierre só detectei o nome de uma estação de metro que fica mais para os subúrbios (n fui lá, talvez aí tenham algum monumento a esse grande homem). Marat, Saint-Just, nem vê-los...
Aliás arquitectonicamente dá ideia que eles depois de 1871 fizeram uma ganda limpeza, para além da figura de Napoleão (o Túmulo está numa ex-igreja imponente perto da Torre Eifel) o que se nota em Paris é mesmo a glorificação do Poder (e as referências a Napoleão são tb isso...), seja da Monarquia (Louvre, etc...) ou da Burguesia triunfante (Torre Eifell, toda a zona da exposição no fina do século XIX).
Na Praça da Bastilha há um memorial às Revoluções de 1789 e 1830... De 1849 e da Comuna n detectei nada, a não ser aquela placa miserável no cemitério...


Isto é que é muito, muito fixe! O sistema de bicicletas partilhadas em Paris funciona e é muito bom! É rápido, barato, faz bem à saude e é muita louco, e poupa-se tempo nas deslocações! Aqui em Lisboa a cidade tem uma topografia lixada, mas também dava para muitos percursos! É só pegar neste exemploe fazer alguns ajustes!
As bicicletas propriamente ditas são um espetáculo, muito robustas e sem nenhum problema (não ouvi um único estalinho enquanto andei com elas).

Sem comentários: