quarta-feira, 17 de setembro de 2008

24 Setembro - 21h - Casa do Brasil


Abaixo coloco o texto que serve de mote à sessão...


Ditadura, Populismo, Extremismo, Petróleo, Nacionalismo, Chavez, são palavras que surgem quando se fala de Venezuela e do seu Presidente.
Alvo de críticas e elogios, visto como símbolo de esperança ou vendedor de ilusões, o que é certo é que Hugo Chavez ocupou lugar de destaque na cena internacional. E independentemente da avaliação que cada um faça, de há dez anos para cá a Venezuela tem vivido um período de intensa transformação social, pontuado com momentos de grande tensão político-social. No decorrer deste período a chamada “Revolução Bolivariana”, ultrapassou as próprias fronteiras da Venezuela. Basta olhar para o que se passa na Bolívia para perceber o papel central que desempenha nos confrontos políticos na América-Latina.
Mas para lá das análises superficiais, para lá da informação descontextualizada vinculada nos rodapés dos mass media, para lá também, das tiradas mais inflamadas do Presidente Chavez, o que se passa nesse país?

De 4 a 25 de Agosto por aí andámos. Em Caracas, a capital onde vivem 7 dos 27 milhões Venezuelanos, em Choroni e Chacao junto ao mar das Caraíbas, em Barquísimeto a 4ª cidade, a capital musical, em Carora, cidade onde novas experiências de democracia directa estão mais avançadas, em Sanare junto aos Andes e Porto Ordaz, o centro da Indústria Pesada.
Passámos 21 dias, 10 dos quais com um grupo de 23 Norte-Americanos, em que nos encontrámos com Sales Romer – um dos líderes da Oposição, sindicalistas; activistas dos Barrios, Muller Rojas - o vice-presidente do PSUV, militantes católicos, membros do governo e das organizações populares… Estivemos em Assembleias, manifestações e visitámos várias cooperativas, os barrios que cercam Caracas e o Centro Português de Caracas (onde falámos com a direcção), Conselhos Comunais, Missões, Núcleos de desenvolvimento endógeno, meios de comunicação comunitários (Rádios, Televisões…), fábricas e plantações de café…
No próximo dia 24 de Setembro, às 21h, na Casa do Brasil, pretendemos fazer um relato dessa viagem e partilhar as várias realidades com que nos deparámos.


PS - Na Bolívia a situação ainda está algo indefinida e ainda está por perceber quem sairá reforçado da intensa confrontação que está a decorrer... Vergonhosa é a cobertura completamente parcial que o Jornal Público anda a fazer!







2 comentários:

Anónimo disse...

Ola, como estas ?
Seria otimo divulgar na WEB o conteudo da apresentacao... ha como? Abracos

José M. Sousa disse...

Há, podemos colocar o Powerpoint online, se o Francisco quiser.