sexta-feira, 27 de junho de 2008

Um dia do Século XXI

Anteontem Sarkozy e a sua respectiva fugiram aos trambolhões, assustados com um tiro num Aeroporto Israelita… Não, não era um atentado, mas um guarda que suicidava, mas como diz o ditado, “quem tem C# tem medo”.
Na Itália os meninos Nazis espalham terror pelas ruas de Roma e o governo quer entrar coma polícia nos “acampamentos nómadas” para identificar toda a gente…
Por cá dois juízes são agredidos em pleno tribunal, bem não, porque o tribunal está em risco de derrocada, por isso os julgamentos são realizados no pavilhão dos Bombeiros e na Junta de Freguesia… O problema não era falta de polícia… as instalações, ou falta delas, é que geraram esta situação. Não deixa de ter piada, isto sim revela o que são os atentados contra o estado de direito, não, não são os camionistas em luta. O que põe em causa, literalmente, a civilização e o estado de direito, são as políticas draconianas seguidas por este governo…
Como cereja em cima do bolo temos o novo acordo para revisão do código do trabalho que é mais uma facada na já dura vida de quem tem de alugar a sua força de trabalho para subsistir…

Entretanto no meu trabalho alguém disse (quando estávamos a discutir os trabalhos que deveriam ser pagos pelo nosso cliente) no século XX ninguém discutia isso, era mais “quanto queres? Toma lá!”… Pois o início do século XXI é o fim da era de abundância, é o fim de uma época de ouro do desenvolvimento do capitalismo em Portugal…



Estas mudanças sentidas na economia e sociedade, necessariamente irão exigir um reajuste das políticas, das tácticas e até das instituições. Espero que O Bloco perceba que estes são tempos, como dizia o slogan, de sermos exigentes. Isso implica dar continuidade à dinâmica do “Aqui e Agora” e não esquecer o PCP.

Sem comentários: