sábado, 14 de junho de 2008

NÃO!

Mandaram calar o povo, em Portugal o nosso primeiro, em debate parlamentar assumiu que a sua fidelidade era para com os restantes lideres europeus e não para com o povo português, quebrando uma promessa eleitoral obedeceu aos seus verdadeiros patrões.
Calaram Franceses, Holandeses e todos os restantes, não poderia haver uma brecha, se posto à consideração dos cidadãos o NÃO era o resultado previsível portanto qual a solução? Ir ao encontro da vontade popular? Por favor… Money talks e bullshit walks, portanto vá de aprovar no Parlamento onde o centrão dos interesses lá fará a respectiva e mui respeitável vénia a este tratado…
Mas os chatos dos Irlandeses tinham uma cláusula na constituição… Tinha de ser… Como em França todos os Partidos do sistema deram as mãos e disseram sim, com assento parlamentar só o Sien Fein (que relembro foi quem teve na origem da luta de independência e teve como ala militar o IRA), disse Não, estava certo e em sintonia com o povo (Este Post é em homenagem aos Irlandeses, especialmente aos Republicanos).
Neste momento tenho orgulho em ser Europeu, a vontade do povo foi clara, se mais referendos houvesse não há dúvidas de qual seria o resultado.

antes havia exposto as minhas inquietações quanto ao Projecto Europeu, como líder do Sien Fein disse, partilho da opinião que necessitamos de uma Europa unida e a cooperar, precisamos de uma União Europeia, mas uma União que promova políticas sociais e seja democrática.

Há menos tempo no final de um post sobre a paralisação dos transportes chamava atenção para o cada vez maior descrédito das instituições Europeias junto dos cidadãos. De facto, nos últimos dez anos deu-se uma viragem decisiva, A União era encarada com simpatia, uma instituição benéfica que ajudava à cooperação entre povos, promovia boas práticas ambientais, criava um ambiente que favorecia a troca de bens e serviços no seu seio, promovendo o desenvolvimento. Mas isso mudou, vivemos na Europa do Euro e correspondente aumento do custo de vida, a Europa do Banco Central que aumenta juros e não responde perante os cidadãos, a Europa que impões regras financeiras draconianas, que obriga ao desmantelamento do estado social. A Europa do pacto de estabilidade e promoção do desemprego. A Europa que lá longe toma decisões que tornam o nosso dia-à-dia mais difícil.
Como a bandeira, a UE está em chamas, o projecto Europeu está num impasse… Ou se torna democrático e socialista ou pura e simplesmente não se torna. Mas não é isso o que interessa ao grande capital, nunca será o caminho que os governos europeus irão propor, não foi para isso que foi criada... A implosão, ou mesmo explosão, já esteve mais longe… Cada vez mais tenho dúvidas que seja possível reformar as actuais instituições… Não sei até que ponto a única hipótese de ter uma Europa Social e Democrática, seja sobre as cinzas do actual processo.

PS- E não me venham com a conversa da treta de que a participação não foi elevada… Opinaram agora mais pessoas que todos os parlamentares da Europa postos juntos!!!

Sem comentários: