terça-feira, 24 de novembro de 2009

Tertúlia - América Latina e Economia Alternativa

A realizar na Casa do Brasil, amanhã, Quarta dia 25 de Novembro às 21h.

Contará com intervenções de Abertura de:
- Alejandro Valle Baeza, Economista "Alternativo/Heterodoxo" Mexicano (aqui está o texto de uma apresentação que fez em Coimbra, e o CV);
- Alfredo Vagner Berno de Almeida, antropólogo Brasileiro, conferencista internacional.É especialista em economia alternativa, amazonia, movimentos populares do norte nordeste.

A Casa do Brasil de Lisboa fica na Rua São Pedro de Alcântara, 63 (junto ao miradouro de São Pedro de Alcântara no Bairro Alto)

Apareçam e divulguem!


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Marcha pelo Ensino Supeior, pequena homenagem

Ontem dia 17 de Novembro teve lugar a "Marcha pelo ensino superior", eram 3000, não era uma multidão, mas para a forma como foi divulgada, e sobretudo, tendo em conta que é o primeiro protesto do género, foi um número que cumpria o mínimo exigível.
Para além dos números o ambiente estava muito positivo, quem foi dá me ideia que gostou. Este poderá ter sido um passo importante na reconstrução de um movimento estudantil com o mínimo de capacidade para influenciar a agenda política. Alguma reflexão mais apurada pode ser encontrada aqui ou aqui.
Com cabeça e alguma pica talvez se consiga fazer algo significativo a partir daqui.

E acabo com uma experiência/homenagem



Reportagem video aqui.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Marcha Pelo Ensino Superior, amanhã em Lisboa!



Bem já há muito que não havia uma manifestação de âmbito nacional de estudantes do ensino superior! Dá-me ideia que há pelo menos 5 anos que não havia uma.

Bom sinal, com os tempos que vivemos seria de estranhar e extremamente preocupante se pelo menos um "espasmo" não saí-se das Universidades! Afinal há duas situações que deviam motivar fortemente estudantes pá contestação:
1 - A crise que, segundo os relatos (e o mínimo de visão), cria dificílimas condições a muitos que frequentam o ensino superior, ainda para mais qd os custos da frequência (propinas e n só) só têm vindo a aumentar;

2 - Cada vez mais o futuro pós-académico é uma incógnita, sendo o percurso profissional composto por uma sequência de estágios, Biscates e part-times... Arranjar um trabalho com o mínimo de estabilidade que permita planear o futuro (constituir família, comprar casa, etc...)  é cada vez mais uma miragem.

Neste link podem ver 6 boas razões para aderir à manif, está um muito bom texto. Foi feito por um grupo da UTAD (Trás os montes e Alto Douro), o MUTAD.  Não sei quem são mas tiveram bem, se fosse eu não escreveria exactamente assim, mas estaria muito próximo.
É que primeiro li o comunicado "oficial" (pelo menos a imagem tá fixe) e fiquei um pouco desalentado pois os argumentos para a manifestação eram demasiado vagos, mas felizmente há malta a mexer-se!

Bom, de qq das formas é super positivo que neste momento exista esta mobilização!
Espero que a malta arranje alavancagem nesta acção para dinamizar o movimento estudantil, pois este é um elemento fundamental de um mais amplo movimento popular necessário para romper o Status quo e dar resposta à crise.
Parece-me que aproveitando as dicas MUTADISTAS é possível lá chegar (pelo menos a um movimento estudantil revigorado, as etapas seguintes necessitaram de mais...).
Uma das coisas que é preciso é não ter medo de tomar partido (aliás sem isso nem se vai a lado nenhum...) e não embarcar em posturas tótos, o máximo de radicalidade (no discurso e acção) com o mínimo de clichés e frases feitas (para não criar aquela rejeição instantânea nas "massas").





Neste Blog (Parar Bolonha) estão uma série de notícias referentes a protestos estudantis que têm ocorrido pela Europa.











quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Independência de Angola e Internacionalismo


(Agostinho Neto chega a Luanda)

Ontem foi dia 11 de Novembro, há 34 anos, em 1975, em Luanda, Agostinho Neto e o MPLA declaravam a independência de Angola. Nesse mesmo dia a norte tb a FNLA declarava a independência e a UNITA, na voz de Savimbi fazia-o a sul... Em breve tanto a FNLA como a UNITA marchariam numa tenaz sobre Luanda e o MPLA...

Abaixo coloco um documentário sobre estes eventos, com entrevistas aos locais, agentes da CIA, Cubanos, Soviéticos e imagens da altura:



Ao contrário das expectativas (na sede da CIA até já tinham aberto garrafas de Champanhe) o MPLA aguentou-se, uma das razões que o explicam foi a ajuda militar massiva Cubana. Aqui está Castro a falar acerca do assunto.



Em breve a África do Sul também se juntaria ao combate do lado da UNITA, é preciso lembrar que o MPLA se declarava inequivocamente Anti-Apartheid, do lado dos Gringos ver uma força próxima da URSS tomar posse de Angola, ainda por cima com apoio dos cubanos era um pesadelo... A guerra entre CUBA-MPLA, UNITA-África do Sul foi-se prolongando estendendo-se à Namíbia...

Em 1988 deu-se a maior batalha em África após a II Guerra mundial, a batalha de Cuito Cuanavale, no seu desfecho a Namíbia ganhou a independência, as forças Sul-Africanas retiraram desse território e de Angola. Os Cubanos também se retiram de Angola e a UNITA permanece uma força importante. Foi de qq das formas um importante golpe no Apartheid, descrito como decisivo por Nelson Mandela (não é por acaso que das primeiras visitas ao estrangeiro que fez após a sua libertação tenha sido a Cuba).

Provávelmente sem a intervenção Cubana, Angola seria semi-dominada pela África do Sul e o apartheid sairia reforçado

De notar que a URSS só se envolveu após ter sido arrastada por CUBA e que em 1988, um ano antes da queda do muro e com a URSS já numa onda de "retirada geral", CUBA empenhou cerca de metade do seu exército em Angola para obter uma vitória decisiva.

Na história existem outros exemplos de solidariedade Internacionalista, este é dos maiores e mais fortes... Até pq pouco em troca ganharam os Cubanos.


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

20 anos da queda do muro... Quem celebra?

A verdade é que não muitos... A começar pelos primeiros interessados e autores da façanha, os alemães de leste (Alemães de Leste lamentam queda do muro). Aliás este é um dado incontornável e que nos devia fazer a todos reflectir antes de começar a debitar a propaganda do regime de forma mal digerida. 20 anos após este evento determinante parece que as celebraçõs são algo envergonhadas, belíssimo sinal, 20 anos após a queda do muro a verdade é que o seu fantasma ainda mete medo... É que para celebrar tão rotunda vitória do Capitalismo e do Império Estado Unidense esperava umas celebrações bem mais revanchistas e efusivas....


Aqui, Louçã também se equivoca (embora em geral esteja de acordo com o texto)... "os saudosos do partido despótico não fazem parte do socialismo que luta contra o capitalismo."
Falso, claro que é também com a maioria de Alemães de Leste que fazem um balanço positivo do que foi a RDA que se vai re-construir o "comunismo" (ou construir o neo-comunismo), aliás não serão esses mesmos que enchem as hostes do tão celebrado (até pelo autor deste Blog) Die Link???

Sinceramente, só celebrarei a queda do muro quando:

1º - Quando a maioria dos próprios alemães de leste tb achar que o deve fazer;
2º - Quando a "Esquerda" conseguir reconstruir uma grande narrativa (ou pelo menos uns tópicos estruturados) que seja percepcionada pela maioria (ou um grupo significativo) como resposta à crise actual e alternativa ao sistema capitalista que nos está a conduzir ao abismo. (vejam estas sondagens)

A verdade é que a queda do muro não só fez ruir o "Socialismo Real" nos países libertados pelo exército vermelho após a II Guerra Mundial e na própria URSS, fez mais, com a queda do muro e desse bloco a própria social democracia europeia perdeu uma das suas muletas. É que os "30 anos gloriosos" do pós-guerra, a instauração do well fare state, o chamado "Estado Social Europeu", só existiram devido a:
- Luta dos trabalhadores e suas organizações na europa Ocidental;
- existência de um bloco Geo-político alternativo, o mundo do "Socialismo Real".

Não fosse o VIII Exército da Guarda a por a bandeira vermelha com foice martelo no Reichstag em 45 e queria ver onde é que estava o "Estado Social Europeu" e o plano Marshal e essas coisas boas todas (sim pq são, ou foram...cada vez mais o tempo verbal a aplicar é o passado e não o presente...).

Ora bem, sem esse bloco alternativo, com o descrédito final do sistema que se propunha ser mais avançado (grande, grande diferença com algumas alternativas tradicionalistas que despontam hoje, tais como o fundamentalismo islâmico) e com pretensão Universalista (outra diferença de monta face a outras alternativas), o Capitalismo ficou sem adversários. Esse sim foi o grande resultado da queda do muro, deixar com rédea solta o grande capital e os seus interesses, o que se reflecte em guerras imperiais à cara podre (tipo Iraque); retrocessos civilizacionais (como o fundamentalismo tradicionalista a ocupar no mundo islâmico o papel de alternativa que antes pertencia à esquerda nacionalista e comunista); fragilização da cidadania no Ocidente (fim do pleno emprego; insegurança no trabalho; destruição de serviços públicos gratuitos e Universais)...

Dito isto há dois factos de relevância a sublinhar:

1º - O facto de não celebrar não significa que do acto não se tenham produzido efeitos positivos, claro que é positivo o fim da censura, das prisões políticas, enfim dos estados autoritários do Leste. Mas mm isso pode ser sol de pouca dura, a extrema direita tem muita força na Croácia, Polónia ou Hungria e a liberdade de expressão nesses países já se encontra limitada (na República Checa a Juventude Comunista chegou a ser ilegalizada e Paramilitares nazis atacam militantes de esquerda em todos esses países), dependendo de como a crise evoluir veremos se não retornam a regimes do tipo que tinham antes de 1939 (ditaduras de direita tradicionalistas, muitas conduzidas por militares).

2º - O "Socialismo Real" era uma alternativa com prazo de vida limitado, em 1989 já pouco havia a fazer, e se em 1989 já tinha os dias contados quanto mais em 2009!!! Ou seja, a alternativa à crise social, económica e ambiental não poderá ter como modelo aquilo que já se viu ter falido. Mas isso não significa que tudo no "socialismo real" é pa ir pó lixo, muito de positivo tb houve (dito pelos próprios). Aliás devo confessar que não sei se mais do que "comunista" o movimento emancipatório do século XXI não se deveria apelidar de "neo-comunista", exactamente para se perceber que para os desafios do século XXI um novo grande projecto é necessário.



No fundo o que pretendo argumentar aqui é que a morte do "herói" não significa que já não necessitemos doutro. Por outras palavras, como aqui referi também, a Esquerda Radical e Popular precisa de um novo projecto emancipador de massas, um projecto que não seja o comunismo do Século XX, mas que tem de ser um projecto Universal e Global, não apenas uma espécie de "federação de causas e movimentos de minorias"... O reerguer dessa alternativa implica uma revisão séria do que foi o Projecto e Realidade Comunista no século XX uma coisa que ainda está por fazer... implica ir à história e aprender com outros que não apena os Bolsheviques, implica, sobretudo, estar atento ao mundo de hoje e procurar pistas para a alternativa, nas novas tecnologias de informação e partilha do conhecimento; no novo cenário geo-político; no desafio da sustentabilidade ambiental (basicamente com preocupação de manter o nosso suporte de vida); nos movimentos anti-imperialistas do momento (na América Latina e Médio Oriente); no surgimento de novos actores para-estatais (tipo máfias das favelas brasileiras; ou alguns multi-milionários em África) e de sinais que o neoliberalismo possa vir a descambar numa espécie de "neo-feudalismo" (nuns sítios mais do que ouros, e com mais força em certos sectores de actividade do que noutros)...  

 

Conseguiremos reerguer o estandarte?
Como no início do século XX afirmou Rosa Luxemburgo a questão que se coloca no início deste é novamente: "Socialismo ou Barbárie"...

 PS- as imagens acima são desta banda desenhada fenomenal...

 

Also known as the Goddess of Truth, this ancient and immensely powerful immortal has kept a watch over her people for untold centuries, wandering their battlefields and guiding home the souls of the dead.(...)

(...)As this terrible era was being born, Pravda inspired her people to resist this dark age. The People's Revolution rose up in her name, and what transpired would result in the formation of the United Republics of the Red Star.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Alexander Nevsky, O Épico dos épicos.



Apenas recentemente tive o prazer de ver este filme, é notável, quer no plano estético-artístico, quer pelo conteúdo. É um filme que se presta a muitas leituras e comparações. Começo pelas analogias cinematográficas.

Sendo fã das Star Wars e apreciando o Senhor dos Anéis (sobretudo "O regresso do rei") não deixei de reparar inúmeras semelhanças... Se não se inspiraram aqui directamente (o mais provável), inspiraram-se em quem antes já se tivesse inspirado neste filme... Afinal este é o pai de todos os épicos, é o primeiro filme sonoro do género (e que banda sonora! composta por Prokofiev). No cinema mudo já há algumas obras a apontar neste caminho, mas esta é considerada uma obra germinal do cinema "moderno".

Vejam aqui os maus da fita, os Cavaleiros Teutónicos, são Germânicos, são Católicos fundamentalistas, guiados pela nobreza tutelada pelo Bispo ao serviço de Roma.
Os Teutónicos lançam-se contra as terras russas, sobre Novogrod, quando os locais ainda mal se recompuseram das invasões mongóis (de facto ainda estavam sobre o jugo da "horda de ouro").



O Imperador Palpatine é decalcado destas personagens, o Bispo (segunda imagem) e o capelão (última)... e o que dizer da infantaria germânica? Parecem os Orcs do Senhor dos Anéis e os cavaleiros também... Aliás, os Cavaleiros fazem lembrar os Imperial Stormtroopers (e é o que eles são, literalmente... ou melhor, foram...).


(Só pa não haver dúvidas...)

Mas há mais, aqui está o Herói e os "bons" Alexander Nevsky, Príncipe Russo, vencedor dos suecos uns anos antes e recentemente expulso de Novogrod por meio de intrigas... Agora em perigo, a cidade (os sectores populares, pq os grandes comerciantes queriam pagar tributo...) exige o seu regresso e que chefie as forças Russas contra o invasor Teutónico-Germânico.



Lá está, um Rider of Rohan (na imagem é o Nevsky) por uma pena... Bem mas já chega de analogias cinematográficas.

Ao ver o filme lembrei-me bastante da nossa revolução de 1383-85, há um invasor, um povo (sobretudo numa cidade...) que se levanta para resistir e um herói que surge... Claro que estas comparações são complicadas, mas uma boa pista de que estamos perante uma luta de libertação nacional é dada observando o papel desempenhado pelas mulheres, aqui no filme também há uma "padeira de aljubarrota".





No entanto a analogia óbvia, e que serviu de motivação ao filme, é com as hordas Nazi-Fascistas, este filme é rodado em 1938!!! Tudo nos Teutões evoca os Nazis... E a história relatada no filme é não apenas um "flash back" mas uma antevisão, projecção, do que seria a própria invasão da URSS em 1941.



Os maus, são mm muito maus, nesta última imagem estão atirar crianças pá fogueira após conquistarem uma cidade russa... Abaixo há o trailer com (para mim) uma das melhores cenas do cinema de todos os tempos (a cena começa ao segundo 47)... A ocupação de Pskov pelos Cruzados. Infelizmente por mais tenebroso que seja o filme, a realidade (do século XIII e do século XX) superou-o, pode parecer propaganda, mas de facto, é apenas uma amostra da crueldade Nazi e dos fanáticos religiosos do século XIII...



O tom anti-clerical do filme é muito ao meu agrado e os Teutões para lá de Nazis, Orcs e Stormtroopers, fazem também lembrar os Franquistas da guerra Civil Espanhola, guerra que ainda estava a decorrer quando o filme estreou.





No final, quase 30 minutos da "Batalha sobre o Gelo", as milícias populares de Novogrod e outras pequenas cidades juntam-se a Nevsky e seus companheiros, é sobre as águas geladas do lago Peipus que os Russos dão combate aos invasores. Finalmente o Dark Side é eliminado e posto a correr!!! Na história mundial esta batalha marcou o fim da expansão germânicó-católica para leste e consagrou a fronteira (ainda hoje!) entre o Ocidente Católico e o Leste Ortodoxo.



Pa finalizar uma das gandes malhas do filme "Arise Russian People"




Prokofiev - Arise ye Russian people



Found at bee mp3 search engine



 Ganda Filme!
(aqui está completo on-line)