quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Crónicas de um Resultado Previsível

No domingo à noite a estupefacção dos bloquistas perante o resultado dos populares foi notória (e contrariou largamente o vaticínio do cabeça de lista pelo Porto, João Semedo, que, no comício de encerramento da campanha, afirmou que o CDS iria "lamber as feridas de mais uma derrota").


Por estas e por outras sinto-me no DEVER de fazer este exercício (q confesso tb me dar algum gozo, o mesmo gozo que senti ao mandar Bocas Iradas a torto e a direito na noite de dia 27 na Faculdade de Medicina Veterinária).


Enfim, pq é fácil falar depois, aqui vai o que eu disse ANTES DO DIA 27.


(9 de Setembro 2009)
Louçã respondeu e bem, mas ficou o soundbyte e a sensação que foi apanhado de surpresa. Sendo assim:
- 1º Sócretinos ganham algum ânimo e pelo menos têm onde se agarrar para reclamar vitória;
- 2º Maior beneficiário é Paulo Portas, há muito eleitorado indeciso entre BE e CDS (pois é bébé...), esta tirada dos "Benefícios" assusta os mais alérgicos ao Comunismo e pode afastar alguns descontentes furiosos com Sócrates do BE para o CDS, daí como disse aqui, a importância vital do debate com Paulo Portas.

(11 de Setembro 2009)
O Rocky de 1976, herói da classe operária, transforma-se em 1985 no anjo vingador da Santa América contra o Império do mal... Um Cruzado da guerra-fria... Para isto ter acontecido há muita "esquerda" que, com diferentes erros, deu um grande contributo para que este fenómeno "degenerativo" tenha ocorrido...

(axo q tão a perceber que o Rocky n deixa de ser uma grande metáfora)

(16 de Setembro 2009)
Um crédito lhes dou, sabem muito bem que o melhor ataque é a defesa, não perdem demasiado tempo a discutir o sexo dos anjos e bizantinices... Não lhes invejo a distinta lata, mas que muita malta na "Esquerda Radical" precisa de começar a olhar pó mundo mais a sério e a agir com mais determinação e sem espinhas, à isso é de certeza.Se não acabamos como eles querem...

(17 de Setembro 2009)
Penso que neste momento (embora o principal das baterias deva continuar contra Sócrates, ele é o Vilão desta estória aos olhos do povo) o nosso principal inimigo estratégico é o CDS PP.

(21 de Setembro 2009 - Mensagem por mail, facebook e sms para vários dirigentes do BE)
Eficiência na Campanha!!! Desabafo e Palavra amiga
Louçã,com inteligência e dignidade, tens de "ir às Peixeiras", temos de por o Povo a falar, num comício (o porto é ideal se bem que isto tem de ter a máxima difusão) por um desempregado, um jovem precário, alguém do rendimento mínimo, um prof, um católico, algum voluntário de uma associação, um puto de um bairro "problemático"... E pq n a Joana Amaral Dias, calculo q essa ao menos n tem vergonha das peixeiras. Louçã és CENTRAL, mas sozinho já se viu que és insuficiente para Vencermos. Até o Zorro precisa da ajuda do povo para vencer.
É preciso Reforços Populares.
QQ coisa neste género é necessária!
Sócrates/Soares e PPortas a continuar esta tendência vão nos "roubar" o voto popular (e pior a confiança...).
Isto n vai lá com "meninos"

É um desabafo, mas a situação é mt séria... E um desabafo de alguém q te respeita e admira muitíssimo, por isso mm sinto-me no DEVER de te dizer isto.

Abraço!!! e mt força!!!

(23 de Setembro de 2009)
O Paulo Portas é que não anda a dormir, muito do eleitorado que vai votar nele assim o fará por INCOMPETÊNCIA E PRECONCEITO da Direcção do BE, a ver vamos se ele não consegue ser a 3ª força política, se o conseguir haverá responsáveis e a causa não será (como alguns básicos armados em pseudo intelectuais da tanga irão dizer) o povo ser estúpido.

(24 de Setembro de 2009)
Pois é Daniel, mas axo q a malta não anda bem a ver o filme.
E a tua cegueira em focar o BE no eleitorado do PS, mais n fez que tentar acantonar ideologicamente o BE, pq em termos de estratégia pa captar votos é um tiro no pé. (mas cada um tem os seus objectivos…)
Se o CDS ficar à frente do BE isso acontecerá n pq o povo é estúpido, mas por pre-conceito e incompetência da direcção do BE… Abandonaram o elitorado popular ao CDS (e havia e há mts votos em disputa entre CDS e BE, o Paulinho disputou os ferozmente, o Louçã com algumas atitudes entregou-os de bandeja…)
Espero bem q isso n venha a acontecer… Espero bem q apesar de uma estratégia manca ainda fiquemos em 3º, a ver vamos

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

LEGISLATIVAS 2009... Cantemos Alto Nossas Vitórias!

Há uns tempos escrevi um post sobre a importância de celebrar as vitórias, está aqui e vale a pena relê-lo agora, o resultado do Bloco foi aquém das expectativas e o aumento quantitativo não disfarça  a derrota estratégica (ao contrário do que aqui é dito), de qualquer das formas não foi um descalabro total, não foi. Sobretudo se houver garra e inteligência para, a partir dos resultados alcançados, organizar a resistência popular ao próximo governo. Porque seria demasiado fácil esfregar sal na ferida e fazer o número de "I Told you So", Hoje, repito HOJE, escolho Celebrar as vitórias obtidas Ontem!

Hoje escolho realçar o Grande Resultado obtido em Santarém, não só elegemos um deputado, como no berço do Marialvismo o Bloco vence o CDS-PP. Glória aos bravos bloquistas Escalabitanos, parabéns pela campanha, passei por lá... No almoço de Riachos  (fotos abaixo) e comício de Santarém.
Quando na Rinchoa vi uma pequena carrinha comercial com bandeiras do BE pregadas no lado e som montado em cima do tejadilho, pensei, ainda à esperança...





Também em Coimbra o Bloco ficou à frente do CDS-PP, não segui a campanha nesse distrito, por acaso tenho curiosidade de saber como foi, só sei que vi um debate da RTPN em que o Pureza teve, mt, mt bem. Só sei que em Coimbra o Bloco triunfa e tem razões para celebrar. Em Braga, em Aveiro, em Leiria um grande, grande bem haja a todos os que tiveram e aí fizeram campanha, pois aí o Bloco tb tem razões para celebrar e o mínimo a dizer é que aí o Bloco Cumpriu! Menção especial para Faro, onde também ficámos bem à frente do CDS-PP.

Em Évora não elegemos, mas tivemos 11%! Grande resultado, fruto de uma grande campanha. Finalmente saímos do Ghetto em Évora!

Especialmente para tod@s os que acima referi! E também, com um misto de profunda dor, frustração e raiva, para tod@s que em LISBOA e SETÚBAL, mas sobretudo, porque conheço bem melhor para tod@s que em LISBOA, LISBOA CIDADE,
queriam ou se lembram de nos decisivos momentos da campanha, sobretudo nas últimas duas semanas, dar tudo...
queriam ou se lembram de distribuir um material jovem de campanha à porta das secundárias...
queriam ou se lembram de montar bancas e percorrer todas as faculdades com debates com os candidat@s, distribuições de jornais e bancas de materiais...
queriam ou se lembram de em campanha bater todos os concertos com propaganda e agitação...
queriam colar cartazes à volta do estádio do Restelo onde os Xutos deram mega concerto, se lembram de à noite sair para colar cartazes por meia Lisboa...
queriam ou se lembram de organizar acções de campanha simbólicas, festivas e muitas vezes galvanizadoras...
queriam ou se lembram de ir a Santos, à Expo e ao Bairro, AO BAIRRO, distribuir e fazer a festa com candidat@s... a tod@s @s que se lembram de no último dia de campanha se encontrarem à  porta do metro da baixa-chiado e daí seguir em distribuição/cortejo pó Bairro...
a tod@s @s que SENTEM!!!!!



E, finalmente, a todos os que estão prontos a aprender com os erros, a serem HUMILDES, a pedirem ajuda quando precisam e aceitarem que a Razão não tem dono e mora em muitos lados, aqui vai esta canção sentida, até para que cá, não se passe o mesmo que lá.... Aqui vai, para tod@s @s que nomeei, e mais tod@s que vierem por bem e estejam prontos a combater a reacção, aqui vai uma lufada de esperança, ternura e combatividade!



Para os/as que fizeram a campanha do CDS-PP(sim, pq a HUMILDADE é fundamental para aprendermos), nesta hora, deixo este tributo a seus pés, pelo profissionalismo, clareza, garra e determinação demonstradas, este discurso do Paulo Portas tem muita verdade, é um exemplo de um líder a galvanizar as suas hostes... Cá têm...



Camaradas, o perigo é grande, MAIOR TEM DE SER A NOSSA INTELIGÊNCIA, DETERMINAÇÃO, CORAGEM E CRIATIVIDADE!

TOD@S SOMOS POUCOS PARA AS TAREFAS À NOSSA FRENTE,

APRENDER, COMBATER, APRENDER!

(na Alemanha como em Portugal faz o SPD o papel do PSD)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

cAVACO Escuta! Dia 27 não falhes!



FIM AO DOMÍNIO DAS VELHAS ELITES DECADENTES!

UNIDADE POPULAR! A REACÇÃO NÃO PASSARÁ!

O VOTO É UMA ARMA, DIA 27 FAZ PONTARIA!

Aproveito o tempo de antena para dia 27 apelar ao voto no BLOCO DE ESQUERDA, para travar o Paulinho da Pandeireta e a sua política Reaccionária, para meter no lixo a velha elite dominante decadente, para impedir os planos de subjugação total do povo aos interesses de meia dúzia. Apelo ao voto no BLOCO DE ESQUERDA, porque tem propostas para dar solução ao Desemprego, para responder aos desafios da sustentabilidade e de com os recursos actualmente existentes dar o melhor nível de vida às populações e "libertar as forças produtivas" num sentido de providenciar maior dignidade, justiça e liberdade para tod@s. 

(Se votarem CDU tb n me atiro dum precipício por causa disso...Agora mais do mesmo é o mesmo que nos atirarmos pa um poço...)

 PS - Das várias campanhas de táctica Goebeliana lançadas nesta campanha, uma das mais eficazes foi a de tentar colar o BE ao PS. O Louçã desmentiu todas as vezes e ainda antes das eleições tb deixou isso claro, mas independentemente disso e sem qq fundamento há de repetir insinuações até à exaustão...
A Reacção, de vários matizes, e que de forma explicita ou implícita enche a boca com a palavra verdade, usa o conceito apenas como arma de arremesso, de facto, para ela todas as armas são válidas quando se trata de manter os seus privilégios...

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Legislativas 2009... Programa do Bloco e a questão POPULAR



Tem-se discutido e caricaturado (pa usar um eufemismo) muito o programa do BE, não me debruçarei sobre todo ele, aliás já fiz a minha apreciação estratégica dele (embora haja muitas hesitações a resolver e arestas a limar) neste post. Neste momento escolho dar relevo a dois pontos importantes e bem conseguidos.

Quando há uns meses fui assistir à sessão de apresentação do programa, Louçã destacou 5 pontos prioritários. O primeiro é a proposta de Reabilitação dos Centros Urbanos, este vídeo faz um bom resumo:



Esta proposta antes de ser apresentada pelo BE foi defendida pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros e pelo Sindicato dos trabalhadores da Construção Civil, aliás o Bastonário, tal como o BE refere que esta é uma proposta altamente eficaz no combate ao desemprego a curto prazo.
Esta é uma prioridade política com várias virtudes, dinamiza a economia (nomeadamente as tão faladas pequenas e médias empresas), responde ao problema do desemprego, ataca um problema social gravíssimo que é a questão da habitação, devolve vida e dinamismo aos centros urbanos o que por sua vez dá um contributo positivo para o aumento da qualidade de vida e para termos uma sociedade mais económica e "ecologicamente" sustentável.
Este é o exemplo de politicas de investimento público que fazem falta.



Outro bom ponto do programa é o da Defesa, ou melhor, a discussão feita para elaboração do programa foi de alta qualidade, aqui podem ver um artigo sobre o tema, que nesta revista se encontra de forma mais desenvolvida. Pena é que no programa em si, a mudança de paradigma proposta esteja colocada de forma muito tímida. Aqui vai um excerto do artigo que lançou a discussão sobre este capítulo do programa do BE.

Esse «avesso efectivo da guerra» vamos encontrá-lo na mudança de paradigma: o eixo da Defesa Nacional deixar de ser militar para passar a ser civil. A despesa de mais de 2 mil milhões de euros, na sua quase totalidade improdutiva e parasitária, irá passar a promover a criação de fortes dinâmicas na própria economia, no emprego e no serviço público, particularmente no ordenamento do território, florestação, urbanização, transportes, saúde, ensino, solidariedade social.


Os meios de previsão e de resposta às catástrofes, derrocadas, inundações, acidentes, fogos florestais (as reais ameaças que afligem os cidadãos) são sempre inadequados. As vidas humanas e os bens que se perdem rapidamente são pasto das estatísticas E há sempre a desculpa que Bush deu para a falta de resposta ao Katrina: «Fomos chamados à humildade pelo poder da mãe natureza», ou do azar, ou do imprevisto. Trata-se, no mundo de hoje, de um falácia criminosa que esconde a inversão de prioridades: o desvio para as despesas militares de meios necessários à segurança dos cidadãos e dos seus bens acima de tudo.

A crise actual, pondo a descoberto a corrupção endémica e tornando ainda mais difícil a resposta às necessidades vitais da comunidade, torna pertinentes as propostas que seguem:

1. Portugal deve ganhar o respeito internacional como interface de paz.

2. Assumir que a capacidade da sociedade portuguesa para assegurar espaço de liberdade, democracia e cidadania, de justiça social e serviço público, num quadro de relacionamento solidário e cooperante com todos os povos, é a única garantia de defesa nacional na sua essência

3. Portugal, deve sair da NATO, bater-se pela extinção da NATO e, como membro de pleno direito da União Europeia, deve recusar a constituição de uma força armada europeia e propor o fim das bases militares estrangeiras na Europa, começando pelo fim da cedência da Base das Lajes aos EUA.

4. Em conformidade, a Defesa Nacional terá como eixo prioritário o desenvolvimento das atribuições e capacidades da actual Protecção Civil que poderá designar-se Defesa Civil.

5.
Uma futura “Lei de Programação de Defesa Civil” deverá prever a atribuição dos necessários meios humanos, terrestres, aéreos e náuticos adequados às missões da defesa civil, e a criação de carreiras de defesa civil com hierarquia própria e Escola – académica e prática - que assegure autonomamente a preparação adequada dos seus comandos, quadros e agentes para as complexas missões que têm de enfrentar.

6. A participação de Portugal em missões de paz e humanitárias será sempre efectuada com base nos meios da Defesa Civil, ou a ela naturalmente associáveis, como PSP e GNR, pois são esses os únicos adequados a tal tipo de missões.

7. Da mesma forma, Portugal não participará em missões ditas de paz que violem a Carta da ONU ou que pressuponham a utilização de força militar a não ser em situações de intervenção pontual para proteger ou evacuar cidadãos portugueses em situações de risco.

 





As FA's portuguesas devem ser reestruturadas, redimensionadas e reequipadas de acordo com estes pressupostos gerais por forma a - a) assegurarem aos seus membros as condições de dignidade cívica e militar no respeito pelos direitos adquiridos, nomeadamente com o 25 de Abril, e tendo em conta a especificidade da sua condição, garantindo as capacidades de intervenção cidadã, de associação e expressão, inalienáveis num Estado de Direito Democrático; b) responderem adequadamente e com eficácia às missões que lhes sejam cometidas no novo quadro de prioridades definido.

Mário Tomé, coronel



Dito isto, não posso deixar de dar umas tacadas na condução da campanha, o Bloco está mt longe de ser a Esquerda Caviar que alguns pintam, mas ainda tem alguns tiques que o impedem de ganhar o apoio que necessita nas massas populares. 

Recentemente Louçã, de visita a um mercado, não foi à zona das peixeiras, esta atitude, na verdade é sintomática de um certo modo de estar na vida (neste longo post tb tinha alertado para sinais dessa "atitude").
A questão é que esse "modo de estar" tem consequências catastróficas. Se não estivermos com Rocky e ele connosco outros tomaram posse desse activo... 
O Paulo Portas é que não anda a dormir, muito do eleitorado que vai votar nele assim o fará por INCOMPETÊNCIA E PRECONCEITO da Direcção do BE, a ver vamos se ele não consegue ser a 3ª força política, se o conseguir haverá responsáveis e a causa não será (como alguns básicos armados em pseudo intelectuais da tanga irão dizer) o povo ser estúpido.


ISTO NÃO VAI SER PA MENINOS

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Legislativas 2009... Uma campanha alegre


Seria de prever uma das campanhas mais disputadas e animadas dos últimos anos... Da audiência dos debates e da participação popular nas campanhas (número de pessoas nos comícios, arruadas e outras acções) é de prever que abstenção diminua. Quem estiver atento às acções de campanha do PS percebe que, muito mais que os outros partidos, os seus eventos são completamente artificiais, quase construídos em laboratório. O PS vai perder as eleições e todos os outros irão crescer. Em que medida, lançarei prognósticos mais adiante... é que o circo ainda está no adro, mas isto promete.

Mas qd falo em "animada" tava a utilizar um eufemismo, é que a lama já está a voar e ainda vai voar mais! Mas primeiro os Heróis, Homens na Luta, Agora e Sempre!



Fizeram mais pelo resultado eleitoral do BE que a prestação de Louçã no debate contra o Sócrates (alguém tem desplante pa negar isto?). Infelizmente tb no BE à malta mt quadrada (a par de algum Nacional-Tótósismo), espero q depois desta acção abram os olhos, além de ver o filme vale a pena estar atento a estas palavras:


Contactado pelo PÚBLICO, Nuno Duarte (Jel) avisou: "Isto não pára por aqui. Também vamos ao PSD, ao CDS-PP, a todos. A luta é democrática!"


"Esta foi só a primeira", avisa Jel, que aproveita para afinar o alvo: "A luta é democrática. Só atacamos os grandes, aqueles que têm ou tiveram responsabilidades no governo."


Para além de desmascararem completamente a máquina postiça do PS, e de mandarem umas boas bocas ainda conseguiram que a planeada arruada no Seixal fosse cancelada. A isto chamo uma acção consequente .


Nota: epá os Gatos desde o Talk Show na RTP tem sido sempre a descer.... aquilo dá dó...


Entretanto tem havido alguma lama,


JSD acusa Sócrates de ter um Curso Superior que saiu na Farinha Amparo,


PSD compra votos em bairros sociais,


O Portas começa a ouvir umas bocas de ciganos, ciganas pa ser exacto (não fui eu o único a aperceber me da associação subliminar, os próprios já devem tar a sentir o toque), e não só... Tem é de ouvir mais ainda, de gente mais variada... 
Penso que neste momento (embora o principal das baterias deva continuar contra Sócrates, ele é o Vilão desta estória aos olhos do povo) o nosso principal inimigo estratégico é o CDS PP.


Bem ainda falta mais de uma semana pó final da campanha e prevejo que a tendência seja para o aumento da intensidade do conflito.


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Paulo Portas CDS-PP, Trabalho e Extraterrestres



O Trabalho Liberta

Esta é uma fotografia do portão de entrada em Auschwitz-Birkenau, em todos os seus campos de concentração os Nazis colocavam este slogan: 

"Arbeit macht frei" (literalmente o trabalho liberta)

Paulo Portas não se cansa de falar em trabalho, recentemente vi numa reportagem o homem a repetir a palavra pelo menos três vezes... A forma como fala do assunto fez me lembrar disto, pesquisei um pouco e... Não é que ele já o disse textualmente!!! Num 1º de Maio, na Madeira...

É impressionante o uso que Paulo Portas dá a esta palavra, "e eu falo pa quem trabalha", "e quem se levanta às 6h da manhã", "e quem esforça-se e sacrifica-se e trabalha e ganha menos de mil euros"... Bem, se é assim o óbvio seria PPortas propor um aumento generalizado dos salários, sobretudo do salário mínimo (aliás o oposto acontece com aquela corja a discutir propostas sobre o fim do salário mínimo) !!! E horários decentes com transportes decentes!!! Mas é isso que ele propõe??? 


Esta espécie de "Nazi-Panilas de Armário" quando fala do trabalho é para atacar "quem não trabalha" e o Rendimento Mínimo, não para dignificar quem, de facto, se esfalfa para sobreviver. 
É que a comparação Portas-Nazis é séria, até que ponto o próprio tem consciência disso e seus boyzinhos e apaniguados não tenho a certeza, mas esta é uma política perigosíssima!!!

1º - É a típica táctica de por o Nu contra o Roto, aquilo q se gasta com o rendimento mínimo é uma ninharia (então o q se perde em fraude ainda menos) comparado, por exemplo, com o que se já gastou a tapar o Buraco do BPN,ou com os prémios e benesses milionárias que se dão aos gestores de topo (isso ele já não quer tributar!!! uma vergonha!).
Só que quem anda aí na rua não se cruza com o Amorim muitas vezes, para além disso é mais fácil pisar quem tá abaixo de nós do que ir aos verdadeiros responsáveis... Assim Portas promove um discurso de ódio e inveja social, imagine-se, dos que menos têm!!! Mas lá está, como quem trabalha e anda de autocarro se cruza com a cigana do rendimento mínimo e não com o Jardim Gonçalves é a Cigana o bode expiatório q tá à mão (uma nota, não estou a dizer que o Paulo Portas anda a falar contra os ciganos, estou a utilizar uma imagem muito comum e a reproduzir conversas q já ouvi em Autocarros por aqui e ali...) ...
Assim se desvia a justa fúria popular dos responsáveis que têm enchido o bandulho à nossa custa e se espreme quem menos tem...

2º - Este é o segundo ponto importante, é o espremer quem menos tem e os próprios que ele invoca no seu discurso pró-trabalho (e anti-trabalhadores)... É que o sonho desta gente é voltarmos à 50 anos atrás onde a malta se reunia na praça pá jorna e o capataz escolhia quem lhe dava na gana... O que esta gente quer é desproteger e despojar o estado social de tal forma que quem vive da sua força de trabalho seja sujeito às regras que o patrão e/ou capataz impõe! Aliás, isso acontece hoje em dia, à poucos anos era passar pelo campo grande e ver os imigrantes à espera da carrinha, quais jornaleiros na praça da terra... Sobre isto o Bloco fez este video fantástico...
Há uns anos tive uma reunião com uma Associação da Lavoura em S. Miguel, um dos dirigentes queixou-se do rendimento mínimo... "Preferem receber o rendimento mínimo a ir trabalhar" dizia ele, POIS CLARO!!! 
PAGUEM SALÁRIOS DECENTES E NÃO ANDEM A GASTAR OS SUBSÍDIOS DA UE E BENEFÍCIOS FISCAIS DO ESTADO EM MERCEDES TOPO DE GAMA E INVISTAM NA PRODUTIVIDADE DA EMPRESA INCLUINDO FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES E SALÁRIOS DECENTES!!!!

Este é q é o problema deles, um estado social minimamente decente, ao contrário das tangas de treta da direita (já utilizadas por Churchill em 1945 contra os trabalhistas, que, como a vida o demonstrou, se revelou uma enorme mentira), não cria mais controlo social, antes pelo contrário!!! Dá muito mais estabilidade e segurança à generalidade da população e restringe a  arbitrariedade das velhas elites, com isso é q eles não podem!!!


Mas a lata desta gente não tem fim, é que ao mesmo tempo que criticam as fraudes do Rendimento Minímo, vamos ver os números, o que encontrei de dados fiáveis é que a fraude no rendimento mínimo é cerca de 21,3 milhões de Euros... Mas mesmo assumindo um valor de 25% de fraudes como diz o Nazi-Panilas,  tendo em conta que se gastam +-400 milhões de Euros, isso dá um valor de 100 milhões de euros em fraude... bem se compararmos este valor com as fraudes cometidas no BPN, ou no BCP, ou nos negócios das Auto Estradas (vejam este post e o relatório do Tribunal de contas) é como uma gota de água no oceano!
E o pior é que muita malta deste CDS está atulhada até ao pescoço nesta nublosa de negócios estranhos, Rendimento Mínimo é acabar com a fraude mão pesada, fraudes de centenas e centenas de milhões, como é pós amigos e pa gente de bem é fartar à vilanagem!!! Ainda hoje saiu uma notícia sobre o caso Portucale!E, mais uma vez, o BE fez este videozinho a explicar a roubalheira Portista dos submarios, Portucale & Cª Lda... Verdadeiro Serviço Público.


A cereja em cima do bolo é a conversa dos "Extraterrestres" e o discurso completamente mentiroso e difamatório em relação aos seus adversários ideológicos. Chega a ser de um nível que faz lembrar o 1984 do George Orwell, este post do 31 é um exemplo típico...
Ribeiro e Castro acusa Louçã e Ana Drago de querem instalar câmaras de vigilância dentro das casas das pessoas, qd o PP é que se gaba do seu furor securitário e da sua moral de vigilante fanático!!! E os meninos do 31 dizem que a Esquerda é que é responsável pelo estado do país! 
Quando tivemos a mais longa ditadura de direita da Europa seguida, com o interregno de ano e meio,  de um regime democrata-liberal em que a "Esquerda Radical", nem uma única vez esteve no Poder de Estado a nível Central (o PCP tem e teve muitas Câmaras, e do que sei nenhum buraco se abriu no chão e engoliu Portugal por causa disso)!!!

Um crédito lhes dou, sabem muito bem que o melhor ataque é a defesa, não perdem demasiado tempo a discutir o sexo dos anjos e bizantinices... Não lhes invejo a distinta lata, mas que muita malta na "Esquerda Radical" precisa de começar a olhar pó mundo mais a sério e a agir com mais determinação e sem espinhas, à isso é de certeza. Se não acabamos como eles querem...

Camaradas, não estamos aqui para sermos vitimazinhas e mártires, disso ninguém precisa, estamos aqui para sermos os Carrascos de Tiranos!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Norte e Sul

Hoje morreu Patrick Swayze, para mim ele sempre será Orry Main, o gentleman Sulista, que nem é muito a favor da escravatura, nem tão pouco da secessão, mas acaba por valorizar mais a lealdade ao seu estado da Carolina do Sul, que à União... Tal como Lee o brilhante general sulista...

Para além de ser uma boa "telenovela" a série acaba por ser também bastante rigorosa no retrato que faz da Guerra Civil e dos anos que a antecederam... Vale a pena vê-la ou revê-la, tá toda no youtube.

Neste post, escrevi acerca deste conflito o seguinte:

Foi o aumento dos lucros obtidos com o sistema esclavagista no sul dos EUA com a invenção de um novo engenho (em 1794) que facilitava o processamento do algodão, que conduziu ao aumento da escravatura em meados do século XIX no Sul, na verdade esse modo de produção torna-se de tal modo competitivo, que um confronto violento com o Norte Industrial-Capitalista torna-se inevitável. A mais brutal guerra travada pelos EUA, uma guerra "entre irmãos"...
(foi a guerra, até hoje, que vitimou mais cidadãos norte-americanos e mais danos materiais causou, sobretudo no Sul, abaixo está uma música escrita como ode a essa destruição e à libertação dos "Darkeys"...)


Tennessee Ernie Ford - While We Were Marching Through Georgia
Found at bee mp3 search engine

De facto, o conflito foi para saber quem mandava, se a Aristocracia Sulista que vivia da exportação de algodão para Europa (produzido em grandes latifúndios com mão de obra escrava), ou a Burguesia Industrial do Norte, mais interessada em desenvolver o mercado interno para os seus bens (e bloquear as importações da Europa). Mas claro que o fim da escravatura jogou um grande papel, sobretudo porque deu a superioridade moral ao Norte, e "para q serve isso?", serviu para o Norte Capitalista ter uma "Causa" moral que mobilizou uma importante e militante minoria contra o Sul e a favor da União e mais ainda, contribuiu para que o Norte tivesse a simpatia da opinião pública no Reino Unido e França.
Este último dado é fundamental, pois sobretudo a Inglaterra, esteve por um triz para entrar na Guerra ao lado dos Confederados (Sulistas), se isso tivesse acontecido a Guerra teria tido um desfecho bem diferente...

Tudo isto pa dizer que a percepção de "legitimidade" e de "superioridade moral" são dois componentes muito importantes nos conflitos, não são determinantes só por si, como há n exemplos q o demonstram (por exemplo na Guerra Civil Espanhola, não serviu de mt legitimidade da legalidade...), mas que dão uma enorme ajuda dão.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Espero bem que sim!!!




Por entre a obsessão do 31 com o "perigo vermelho" corporizado pelo Bloco, de vez enquanto ainda saem umas pérolas com piada.
Tal como está este já seria um grande governo a anos luz da corja de bandidos que nos tem governado, com um toque ou dois seria perfeito. 
Camaradas de vários matizes, já estivemos mais longe! 
Primeiro lutemos por o melhor resultado eleitoral possível e depois saibamos tod@s estar à altura das responsabilidades que o povo português nos conceder!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Rocky



Na Sic Notícias tem tado a passar umas reportagens sobre a "vida pessoal" dos líderes partidários dos 5 maiores partidos... A do Paulo Portas "como você nunca o viu" é deliciosa... Um pormenor da casa dele é que tem uma espécie de poster de Corto Maltese (que roda e muda para a Sharon Stone e depois pó Churchill...)... Achei estranho e interessante, mas talvez faça sentido... É que afinal Corto Maltese é um livre pensador aventureiro. Corre o mundo envolvendo-se em aventuras e romances, quase sempre colocando-se do lado dos mais fracos... Deve ser o lado Românticó-Aventureiro de Portas... Aliás, quem noutra entrevista já confessou ter tb um especial apreço por esta personagem é Francisco Louçã...

Cá por mim não sei... é de uma elegância e de um estilo dificilmente igualáveis (não é por acaso q é poster boy da DIOR)... de um lado pó outro, sempre em fantásticas epopeias... mas não sei... sempre o axei uma beca estranho, descomprometido, demasiado blasé? Ás vezes faz me lembrar o Principezinho do Saint Exupéry, não sei bem porquê. Mas talvez a minha falta de fascínio deva-se ao facto de não o axar (mm com todas as suas virtudes) uma figura inspiradora...


O poster que tenho em casa é de outro personagem...

Quem está na minha parede é Rocky, sim Rocky Balboa, Rocky I, filme escrito e protagonizado por Stallone, vencedor do óscar para melhor filme de 1976 (e a competição era fortíssima, nem tinha ideia) , conta-nos a estória de um pugilista que falhou a sua chance e agora deambula pela cintura industrial de Filadélfia, ocasionalmente faz "cobranças" para um pequeno "Boss" mafioso... Mas tem o coração mole de mais...


Com sorte e preserverança consegue uma segunda oportunidade, um combate contra Apolo, o campeão dos pesos pesados, isto pq o agente de Apolo axa piada ao seu cognome "The Italian Stalion"... 
 As condições de vida de Rocky são precárias, então as de treino... Uma das ajudas que arranja é de um tipo que trabalha num matadouro e deixa-o treinar na arca-frigorífica onde guardam as carcaças... Rocky utiliza-as como saco de box... O homem acaba por "patrociná-lo" e dá-lhe uns bons bifes de vez enquanto... Corre ao longo do caminho de ferro, passa por fábricas com enormes chaminés a deitar fumo... Há aquela cena memorável em que sobe as escadas do museu de arte de Filadélfia (nesse local existe agora uma estátua à Personagem)... tem um fato de treino sujo e velho... 
Pelo meio há também uma história de amor, mas a rapariga por quem se apaixona não é uma Deusa da Renascença ou uma Bomba Plantinada... Adrian é meio escanzelada, mas é boa rapariga, tímida e um pouco cerebral... 
O filme acaba com o combate entre Rocky e Apolo, e sabem que mais, Rocky perde, perde o combate final, mas é o grande vencedor... Aguenta os 15 rounds e dá um espectáculo de Box, perde aos pontos, mas ganha o coração do público, de todos os que o apoiaram desde sempre, e mais, ganha o respeito e torna-se um Herói na comunidade onde está inserido... Mas no final só lhe interessa a Adrian...
Abaixo coloco uma cena do Rocky II, é engraçada porque é basicamente um remake da mesma cena do Rocky I, só que aqui Rocky já não corre sozinho, aqui já é um herói Popular...



Para além da estória altamente inspiradora, poucos são os filmes, com este sucesso, que têm como protagonista um homem deste meio e têm como cenário de fundo os subúrbios Industriais...

Mas há um senão, um senão que dava para uma muito longa conversa sobre a propaganda reaganista e parte da base sociológica de apoio à contra-revolução conservadora, pelo menos nos EUA, é que Rocky IV, o mais famoso de toda a série, é uma peça de propaganda brutal!!! Talvez das mais eficazes da guerra fria... O Rocky de 1976, herói da classe operária, transforma-se em 1985 no anjo vingador da Santa América contra o Império do mal... Um Cruzado da guerra-fria... Para isto ter acontecido há muita "esquerda" que, com diferentes erros, deu um grande contributo para que este fenómeno "degenerativo" tenha ocorrido...
(axo q tão a perceber que o Rocky n deixa de ser uma grande metáfora)


Se este discurso de Churchill marca o início da guerra fria, este abaixo de Rocky faz descer o pano, é uma ode fúnebre à URSS, profético, acutilante, brutal... No som, palavras e imagem... Gorbatchov põe-se de pé e aplaude o discurso, aceita a conversão... Não foi tb isso que, de facto, se passou?



(aqui podem ver a cena em que eles iniciam o combate e Ivan Drago tem a tirada "I must Break you", a máquina de destruição do Império do mal logo no início do filme tinha dito "I can not be defeated"... afinal havia outra... Mensagens curtas, claras, o essencial...Resultou)

Rocky é Grande, pó bem e pó mal...

PS - Já agora, lembrei-me disto

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Debate Sócrates Louçã + Direitos de autor + Net + Libertação das forças produtivas = Revolução Social

Irei começar como quase toda a gente, como uma espécie de treinador de bancada, Louçã esteve abaixo do que seria esperado. Sim, no sentido em que o esperado (pelo menos por mim) seria que estivesse muito mais ao ataque e entala-se mais o Sócrates. De facto, Sócrates é esperto e recorreu à esperteza para, no mínimo, ocupar tempo precioso que poderia ser usado contra si. Louçã respondeu e bem, mas ficou o soundbyte e a sensação que foi apanhado de surpresa. Sendo assim:


- 1º Sócretinos ganham algum ânimo e pelo menos têm onde se agarrar para reclamar vitória;

- 2º Maior beneficiário é Paulo Portas, há muito eleitorado indeciso entre BE e CDS (pois é bébé...), esta tirada dos "Benefícios" assusta os mais alérgicos ao Comunismo e pode afastar alguns descontentes furiosos com Sócrates do BE para o CDS, daí como disse aqui, a importância vital do debate com Paulo Portas.

Outra nota, Sócrates utilizou terrorismo verbal e desrespeitou completamente as regras ao interromper constantemente Louçã, sobretudo a questão das nacionalizações podia ter sido melhor explicada por Louçã não fossem essas tácticas Sócratistas... E algum comentador ou seja quem for (a n ser Bloquistas...) critica Sócrates por isso??? Ele foi eficaz, ponto final.
O mundo não é dos "meninos bonzinhos" que cumprem as regras. Louçã não devia ter dado quartel, nem tão pouco o ter tratado por engenheiro (coisa que Sócrates não é).

Mas... para lá do imediato fica muito mais, concordo muito com Zé Neves, o que é facto é que nesta campanha eleitoral os temas e propostas em debate são os da "Esquerda Radical", isso só por si é positivo, mas muito insuficiente (o centrão esconde-se e agita o espantalho do "Radicalismo" na esperança q tudo fique na mesma e se piorar, que piore para os de sempre....), no entanto, se a "Esquerda Radical" tiver cabeça pode ser um enorme trunfo.

Envolvi-me em aceso diálogo a propósito deste post, aqui fica, até com alguns toques mais "pitorescos" um excerto dessa troca de argumentos:

De Francisco a 8 de Setembro de 2009 às 23:05
Foi a táctica típica de agitar o espantalho, não achem é que a população seja assim tão estúpida.

É muito mais simples, claro, eficiente e justo acabar com benefícios fiscais (aquilo é quase preciso um doutoramento pa preencher as declarações...) e ter serviços públicos universais e gratuitos, gratuitos não só a nível de isenção de taxas, mas como muito bem disse Louçã, por exemplo no secundário fornecendo GRATUITAMENTE os manuais (aliás pq é q não tão na net em PDF?)
Ofender a mãe | Bengaladas

De Silver a 8 de Setembro de 2009 às 23:10
Francisco (Furtado? Se sim, aceita um abraço), não se trata de agitar espantalhos. A realidade é simples. Uma extrema esquerda forte assusta os empresários. Sem empresários não há emprego.
Ofender a mãe | Início da chapadaria | Bengaladas

De Francisco a 8 de Setembro de 2009 às 23:45
Desde quando? Já pensas-te nisso? É que a humanidade tem 7 000 anos de história ...

Pensar que os problemas da ecologia/sustentabilidade; crise económica; conflitos geoestratégicos entre potências novas e velhas se vão resolver sem uma alteração profunda do nosso modo de vida e quotidiano é pura ilusão.

Gente com garra e iniciativa sempre será necessária, gerir organizações e instituições sempre será necessário. Mas pensar que o actual modelo de "empresários" e "empresas" irá subsistir eternamente é pura fantasia...

Quanto mais cedo aceitarmos as mudanças de paradigma q se impõe melhor...

De Silver a 9 de Setembro de 2009 às 00:05
Posso admitir que é necessário uma mudança de paradigma. Mas não te estás a referir aos velhos modelos soviéticos, ou estás? É que esses já foram testados sem sucesso...
Ofender a mãe | Início da chapadaria

De Francisco a 8 de Setembro de 2009 às 23:47
Já agora até te dava um abraço, se soubesse quem eras, LOL
Ofender a mãe | Início da chapadaria | Bengaladas

De Silver a 9 de Setembro de 2009 às 00:05
Nuno Abrantes ;)
Ofender a mãe | Início da chapadaria | Bengaladas

De Francisco a 9 de Setembro de 2009 às 00:15
Oi Nuno! Claro q sim, estou a ver.
Pois o q te digo é q estamos em 2009 e não em 1917... E é um facto q esse sistema falhou logo era preciso ser muita nhurro para querer fazer um replay.
Agora tb te digo que as análises que se fazem ao contributo da URSS para o desenvolvimento da humanidade são, no mínimo, extremamente tendenciosas e deformadas (regra geral)...

De resto o programa do BE só peca, na minha opinião, por defeito. Mas axo um excelente ponto de partida (e está mt , mt longe dos planos quinquenais ou do comunismo de guerra Soviéticos)
Ofender a mãe | Início da chapadaria | Bengaladas



Tal como em várias discussões que tive com malta que vive ainda na Revolução Interplanetária, volto a reafirmar: O Programa do Bloco (que já teve mais de 150 000 downloads!!!) é um programa de transformação Radical da sociedade e economia portuguesa!
E é assim mesmo que tem de ser e é isso que é necessário e por nada menos que isso dará o povo a confiança ao BE para liderar uma espécie de Frente Popular que chegue ao governo.

É neste ponto em que já foram mencionadas "mudanças de paradigma" e livros escolares disponíveis em PDF que decido por aqui uma pequena parte do prefácio à "Contribuição à Crítica da Economia Política” de Karl Marx, estas poucas linhas condensam o mais determinante e fulcral do pensamento de Marx (na minha opinião), condensa anos e anos de história e de lutas:

Numa certa etapa do seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade entram em contradição com as relações de produção existentes ou, o que é apenas uma expressão jurídica delas, com as relações de propriedade no seio das quais se tinham até aí movido. De formas de desenvolvimento das forças produtivas, estas relações transformam-se em grilhões das mesmas. Ocorre então uma época de revolução social.

Li este excerto num debate acerca de direitos de autor, livre partilha na Net e Partido Pirata, que decorreu no Socialismo 2009, um debate que precedeu esta conferência. Finalmente, já era tempo do BE fazer esta discussão que é das mais fundamentais, repito, das mais fundamentais que a Esquerda e toda a sociedade se confronta. Aliás as notícias são cada vez mais frequentes e o desajuste das relações de produção face às novas forças produtivas cada vez mais evidente!

Mas vamos com calma,

Vale a pena explicar em que consiste, provavelmente, a mais radical alteração das forças produtivas dos nossos tempos.

É que a "informática" permite codificar em 0 e 1 tudo o que é produção simbólica, tudo o que sejam textos, som e imagens e dessa forma permite que essa informação:

1 - Seja muitíssimo mais fácil de manipular/editar;

2 - Faz com que os custos da partilha, difusão e reprodução da informação sejam drasticamente reduzidos (é tudo energia, ou quase... deixa de existir necessidade de suporte físico para este tipo de produtos).

No fundo os tais 0 e 1 (o Byte é uma sequência de 8 desses zeros e uns, é esse o tijolo em que assenta todos os ficheiros e softwares existentes) não são mais do que uma espécie de código morse (porque é 0 ou um se existe transmissão d um sinal elétrico ou não), mas muito mais estruturado e organizado de forma a que o caudal de informação que se transmite pode ser muito maior e mais complexo.

Ou seja, toda a produção simbólico pode hoje em dia ser partilhada, disponibilizada, editada e reproduzida a um custo que é uma fracção mínima do que acontecia à 15 anos...
Ainda me lembro de usar um Walkman... Uma cassete de 90 minutos (as maiores e diziam que faziam mal pois eram muito pesadas) tinha prái umas 30 músicas e se ouvia duas vezes a cassete tinha de mudar de pilhas. Hoje em dia o pequeno leitor que tenho permite-me ouvir mais de 800 músicas e a bateria dura prái três dias e não tenho qu e ter um monte de cassetes que mesmo assim ficam longe de ter a mm informação que tenho hoje em dia no leitor, para n falar que até posso ver imagens, editar playlists, etc...
É que agora é tudo zeros e uns, é tudo energia e código, antes era preciso fita, um motor para rodar a fita, no fundo muito mais matéria, mais recursos e mais dispêndio de energia... para obter um serviço, um resultado final muito mais limitado do que é possível hoje em dia apenas manipulando energia...

Os direitos de autor, tal como existem, são uma relíquia da história. Mas não apenas os direitos de autor... Estas novas ferramentas de manipulação e partilha de informação têm aplicação em numerosos outros campos (vejam este trabalho q fiz acerca dos sistemas de transportes urbanos). Na economia esta alteração permite tirar um muitíssimo maior partido das economias de escala, que é o que empresas como a Wal Mart, Amazon ou a Google andam já a fazer.

Por exemplo as directivas europeias que obrigam os estados a privatizar (e num certo sentido ainda mais anti-económico) espartilhar as empresas de transporte (nomeadamente nos caminhos de ferro) são completamente abestrusas e só servem para dar rendas aos amigos!!! São as relações de produção desajustadas à nova realidade das forças produtivas. São um colete de forças!!!

Neste momento os avanços nestas áreas são das melhores ferramentas ao serviço da humanidade para superar o problema cada vez mais crescente de delapidação do nosso suporte de vida (destruição da natureza) e da escassez dos recursos naturais. Não é por acaso que a NASA já não se pode dar ao luxo de queimar triliões de recursos (literalmente, aquilo era uma brutalidade de desperdício, pesquisem na net os pormenores técnicos se tiverem curiosidade) para por um homem na Lua. A era da abundância material terminou!

O que nos pode safar é exactamente a gestão muito mais inteligente dos recursos e a partilha de informação que a internet e a informática permitem. Um texto extraordinário que recomendo é este, Is Paradigm Shift too Difficult in U.K. Transport? Dá uma boa ideia das mudanças no quotidiano que serão necessárias se não quisermos ir parar a um cenário Mad Max.

Revolução Social

Quando Marx fala em Revolução Social no excerto acima tinha uma ideia mais precisa que aquela que eu axo mais correcta (vejam o texto completo). Ou seja, qd ele diz que "De formas de
desenvolvimento das forças produtivas, estas relações transformam-se em grilhões das mesmas. Ocorre então uma época de revolução social." esta revolução social não significa apenas uma revolução como a francesa (passagem do feudalismo pa capitalismo, ou mundo antigo para o moderno), ou a Russa (capitalismo para comunismo) até porque axo essa estratificação da história da humanidade demasiado esquemática e eurocêntrica, mas enfim... A questão é que essa contradição gera inevitavelmente grandes conflitos, a emergência de novos movimentos, ideias, culturas, valores, etc...
As forças produtivas sujeitas às velhas relações de produção ficam como num colete de forças... São precisas novas relações para arranjar um novo equilíbrio, de preferência que liberte as forças produtivas de forma a atingirem o máximo potencial.

As soluções encontradas e os conflitos gerados podem ser de vários tipos:
- As Revoluções Nacionais, os movimentos Fascistas dos anos 20-30...
- Foi o aumento dos lucros obtidos com o sistema esclavagista no sul dos EUA com a invenção de um novo engenho (em 1794) que facilitava o processamento do algodão, que conduziu ao aumento da escravatura em meados do século XIX no Sul, na verdade esse modo de produção torna-se de tal modo competitivo, que um confronto violento com o Norte Industrial-Capitalista torna-se inevitável. A mais brutal guerra travada pelos EUA, uma guerra "entre irmãos"...
- Um exemplo mais recente e "caseiro" na área das Artes é este mesmo (felizmente graças à combatividade do Artista parece que os abutres recuaram). Este tipo de polémicas é possível pq hoje em dia um indivíduo criativo com um computador e uma máquina fotográfica consegue produzir Arte e difundi-la até mais longe do que uma instituição com n funcionários e uma estrutura muito mais pesada...

Em conclusão, cabeçada é garantido que vai haver, não há volta a dar, a questão é que tipo de novas relações de produção emergirão dos conflitos que se avizinham (até já temos um partido pirata tb! era de falar com eles) .

Lenine disse que o Comunismo era a Eletricidade e os Sovietes, básicamente progresso e democracia. Refino, a Esquerda Radical e Popular, luta por maior justiça, liberdade e igualdade...mas a óptica não é a de defender os "coitadinos e pobrezinhos", nem tão pouco como certos sectores propagam, o propósito do Comunismo não é a pura resistência e defesa das relações existentes (mesmo quando a transformação afecte momentaneamente certas clientelas actuais da esquerda, seja no mundo das artes ou nos sindicatos... à pois é bébé).

Não, o grande argumento da Esquerda Radical e Popular, face à contradição central exposta, é o de lutar por novas relações de produção que libertem ao máximo as forças produtivas e o façam no sentido de garantirem maior liberdade, igualdade e justiça para todos/as.

Por isso é que se fazem Revoluções, é porque vai nesse sentido estratégico que é tão positivo o programa do BE, por isso a direcção do BE face aos truques rasteiros do imediatismo deve manter-se no plano mais alto. Porque a malta não é estúpida e percebe que novas soluções, com grande dose de radicalidade, mais do que positivas são absolutamente necessárias...

Até porque a revolução há de sempre acontecer pode é ter um sentido muito, muito tenebroso, porque a técnica é uma ferramenta com muitos gumes e se o potencial destas novas tecnologias para o acesso e democratização do saber e da gestão inteligente (de tudo!!) é impressionante, não é menos o imenso potencial de controlo...

Portanto, Camaradas, com toda a serenidade, com o máximo de coragem e inteligência, não hesitemos em ser os porta-estandarte das soluções de transformação radical que o momento impõe. Só com elas poderemos ganhar a confiança das massas e com elas, e como parte integrante delas, construir uma nova, mais justa, próspera, livre e fraterna República.

PS - Já me apelidaram de "Cromo" em vários comentários da Blogosfera, sabem que mais, nem imaginam quanto... e melhor, há muitos mais, e piores q eu, MothaFucka Geeks out there! A Revolução só será se for tb uma beca Geek.