domingo, 31 de maio de 2009

The Preacher, o melhor de Clint Eastwood

Ontem, a fazer zapping deparei-me com este filme. Já o vi várias vezes, é para mim o melhor de Eastwood. Muito mais do que os últimos (que tb se comem, mas...), é espetacular sobretudo pelo que deixa subentendido e implícito. As cenas e diálogos são simples, mas abrem sempre porta para o passado e o futuro, quem assiste fica com umas dicas e imagina o resto... O protagonista nunca responde pelo nome, é pura e simplesmente o "Preacher"...

O título em português é "Justiceiro Solitário", é mais um exemplo de mestria e criatividade de quem traduz os títulos... O original é "Pale Rider", Pale supostamente é o nome de um dos cavaleiros do apocalipse...
Pensei com os meus botões que era muito semelhante a um filme antigo que me lembrava vagamente, "Shane", e ao pesquisar descobri que é mesmo uma espécie de remake não oficial.

Este filme chegou a ser nomeado para a palma de ouro em canes e ganhou uns prémiozinhos. Alguns consideram-no o melhor western dos anos 80. Para mim é o melhor filme de Clint Eastwood e um dos melhores que já vi.
O Eastwood teve muita sorte em participar nos western spaghettis, na altura se calhar foi uma solução de recurso para ele... é engraçado como o mundo dá tantas voltas...


sábado, 30 de maio de 2009

O Bloco no seu melhor e pior...

Começo pelo melhor...
Não leio muito a visão, mas por acaso dei com uma e vi um artigo do Freitas do Amaral com uma série de perguntas ao Xico Louçã... A táctica é velha provocar o inimigo para campo aberto e obrigar a revelar alguns (no entender do FA) podres escondidos... Esta semana o Louçã respondeu, sem pápas na lingua, aceitou e subiu a parada. É assim mm! Muito bem Xico.

Agora à pouco por acaso apanhei os tempos de antena (já estava a querer vê-los há algum tempo...), foi este aqui:



Fiquei... Chocado... O que é aquilo??? Sinceramente, deu alguma espécie de loucura colectiva aos responsáveis da campanha?? Tenham santa paciência... Que os tivessem posto no site, que tivessem mostrado nos comícios, mas desperdicar minutos preciosos de tempo de antena com isto??? ainda por cima numa fase em que o BE até nem está a ter muito tempo de antena?
Não percebo, os cartazes estão bons, o material para os jovens n é perfeito mas tb tá bom, este clip... Epá... Não percebo.

O lado bom é este, muitas vezes critico o Bloco por ter medo de correr certos riscos, muitas vezes perante ideias mais ousadas ouço dos aparatchiks a conversa "isso não, com isso só perdemos votos...", bem a próxima vez que ouvir essa conversa já tenho resposta engatada!

Só espero que os outros clips n sejam deste calibre... Pá só pa checar tive a ver o 1tempo de antena, está aqui abaixo, n é o cúmulo da criatividade e combatividade, mas cumpre e cumpre bem. Fiquei um pouco mais aliviado...



A parte do Miguel "on location" defendendo os trabalhadores portugueses imigrantes está muito boa. Os bonecos do tipo do arrastão tb!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Tanto Mar


Nem me lembrava das saudades que o mar dos Açores me provoca... Já nem me lembro à quanto tempo não via de forma tão desafogada o grande "mar oceano"... E para além de ver, ele está mesmo à beira tanto que hoje tive um óptimo dia de praia! Estava mm a precisar disto!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Obama e a História

Simon Schama, Rock Star da história, vai protagonizando (a palavra é mm essa) documentário atrás de documentário. Este que aqui apresento é uma história "do futuro da América" e partindo das eleições de 2008, Schama vai à história procurando as raízes das questões e conflitos que emergem nesta campanha.

O tipo curte ser pop star, mas vale muito a pena

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Europa dos Transportes e não só...

Aqui foi qd estive à aventura de bicla em Frankfurt, mt fixe!

O Grupo

Na passada semana fui de visita à Europa "civilizada", foi uma visita de estudo do Mestrado em que estou agora a terminar (bem falta a tese)... Aqui ficam algumas fotos.
Em Barcelona visitámos o Porto e a zona logística.
Em Antuérpia também visitámos o Porto.
Em Paris reunimos com a empresa que gere as linhas de caminhos de ferro (RFF- que não é a SNCF que gere os comboios e os serviços...) , com responsável pela investigação e novos projectos da RATP (empresa de transportes públicos de Paris)
Em Estugarda tivémos uma "aula" sobre o novo projecto "Estugarda XXI", enterrar a velha estação e criar uma nova enorme zona verde (isto integrado no corredor de Alta velocidade Paris-Munique-Budapeste)
Em Frankfurt visitámos o Aeroporto.

Em todas as visitas também tivemos palestras com Responsáveis das entidades gestoras dessas infraestruturas e serviços.
Foi bom, a Alemanha é um ganda país... e os Franceses têm uma atitude espetacular, aquilo é que é "Vive la Republique!"

Abaixo um mix de fotos
















Na passada semana fui de visita à Europa "civilizada", foi uma visita de estudo do Mestrado em que estou agora a terminar (bem falta a tese)... Aqui ficam algumas fotos.
Em Barcelona visitámos o Porto e a zona logística.
Em Antuérpia também visitámos o Porto.
Em Paris reunimos com a empresa que gere as linhas de caminhos de ferro (RFF- que não é a SNCF que gere os comboios e os serviços...) , com responsável pela investigação e novos projectos da RATP (empresa de transportes públicos de Paris)
Em Estugarda tivémos uma "aula" sobre o novo projecto "Estugarda XXI", enterrar a velha estação e criar uma nova enorme zona verde (isto integrado no corredor de Alta velocidade Paris-Munique-Budapeste)
Em Frankfurt visitámos o Aeroporto.

Em todas as visitas também tivemos palestras com Responsáveis das entidades gestoras dessas infraestruturas e serviços.
Foi bom, a Alemanha é um ganda país... e os Franceses têm uma atitude espetacular, aquilo é que é "Vive la Republique!"

terça-feira, 19 de maio de 2009

Debate 5f, 21 de Maio, Centro Social da Mouraria


Oi Pessoal, só um reminder!

Esta 5f, às 19h no Centro Social da Mouraria.

Localização aqui! (Metro Martim Moniz)

O "principal" orador é o Bruno, que esteve 3 meses recentemente na Venezuela, algumas das suas crónicas estão aqui e aqui.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Vicissitudes do Processo Histórico - I, Como Roma conquistou o Ocidente

Já antes havia falado do papel da Violência, aqui, aqui e aqui. Recentemente o episódio Vital veio dar nova vida a essas reflexões. A questão é que a violência nunca é um fim, é algo que se deve controlar e medir... minimizar ao máximo, mas é e será algo com que vamos ter de conviver... ainda por algum tempo, pelo menos.

A questão é mais vasta, é de saber onde queremos chegar? Qual a melhor maneira de lá chegar? E para quê lá chegar? Bem... estes documentários (aqui só meto uns clips de 10 minutos) retratam dois episódios da Romanização do Ocidente. Roma, a antiga Roma, foi o modelo a fonte de inspiração para os regimes da modernidade. Sobre as suas ruínas Simon Bolivar jurou consagrar sua vida à AUto-Determinação da América latina(e este é um exemplo entre muitas, de Lutero a Jean Jaque Louis David, muitos foram os que aí descobriram o seu destino)...
Pois vejam como a Europa Ocidental se tornou Romana.

Mas a verdade é que eles deram muito à humanidade...

Cesar e Vercingetorix, Revolta e Conquista na Gália
(é um bocado tótó aqueles dois personagens, mas a história é brutal...)



Boudica a Rainha Guerreira Britânnica, mas as Legiões...
(um bocado nerdish, mas muito fixe, eram 10 000 Romanos contra 200 000 Bretões...)

terça-feira, 5 de maio de 2009

Operador Nacional de Carga, ligação Sines Madrid

Este é o meu último "Assignment" das aulas do mestrado, pretendo fazer a minha Tese exactamente sobre as opções que envolvem esta ligação Sines(e região de Lisboa incluindo Portos de Setúbal e Lisboa)->Madrid.



Neste link - http://drop.io/ffurtado2001 - têm acesso aos ficheiros excel, anexos e apresentação Power Point (para uma breve vista de olhos é mais apelativo, talvez...)

O Modelo de previsão da procura e cálculo dos cash flows era um pouco limitado, na minha humilde opinião, mas há outras ferramentas simples com muito potencial.
Neste link têm acesso umas mini-aulas/workshop de excel e simulação. Não é o cúmulo da sofisticação mas dá dicas mt fixes, recomendo a tod@s os interessados:
Excel Class -- ESD 70J

PS - O excel é muito subestimado, a sua Ubiquidade não é de menosprezar...

1 Maio Vital, só mais isto



Não vale muito a pena falar sobre o assunto, este vídeo resume tudo, oiçam o Povo Consciente e não os cronistas da Corte, é o meu conselho para hoje...

sábado, 2 de maio de 2009

Fúria popular sobre candidato do PS às eleições europeias


Este é o título do vídeo na página da RTP, foi exactamente o que sucedeu no 1º de Maio(esta galeria de fotos é fixe). Vital Moreira foi alvo especial, do justo, sentimento de traição de alguns militantes do PC, mas como se vê claramente no filme da RTP1, pela voz de um popular na manifestação (que n era militante do PC), as massas insurgiram-se contra o mais abjecto oportunismo e provocação barata de um cronista da corte que é pago para fazer combate intelectual aos sindicatos e movimento popular em prol deste governo de capatazes do grande capital.

Mais, e em imagens que se repetem no telejornal isso é evidente, muitos que o insultaram n eram militantes do PC, eram do BE e muitas das imagens, já no Martim Moniz, mostram Vital a passar ao pé da marcha do MAyday, onde eu tb estava e como muitos, ajudei a escorraçar aquela abjecta figura daquele espaço.

Vital, como ele próprio invocou, quis reeditar o episódio da Marinha Grande… Tenho uma vaga ideia, sou mt novo para me lembrar disso. Mas conheço bem estes tempos e Vital não será visto como uma vítima. Antes como uma patética figura, escorraçada, provocadora, desesperadamente à procura de um incidente.

É Pena que figuras como o Daniel, se juntem ao coro Nacional-totó, e venham falar do “sectarismo do PC”, mais o Daniel também estava lá no Mayday e sabe bem que n foram só ressabiados do PC que o escorraçaram. É pena que seja isso que tenha a dizer sobre este incidente. Ao meu lado na manif uma miúda dizia “ai que se foi a manifestação, só vão passar isto…”, não sejamos ingénuos e caíamos na tosca armadilha de Vital, ele é que ficou mal visto. A população respeita quem se dá ao respeito. È tempo de nos sintonizarmos com os nossos tempos. No pingo doce já não há Azeite Galo marca azul, agora têm uns garrafões Galo vermelhos (pelo menos onde vou…)…
Se ele tivesse sido ferido também lamentaria, mas isso n aconteceu. A única coisa que saiu de lá ferida foi a imagem de Vital e do PS.

Pela minha parte fico satisfeito por ter tado num desfile e num 1º de Maio que se dá ao respeito. Fico contente por ter ajudado, apesar de n lhe ter dado nenhuma lambada, a escorraça-lo.