sexta-feira, 24 de abril de 2009

Debate 21 de Maio Centro Social Mouraria



O Debate será numa quinta-feira, dia 21 de Maio, às 19h e há de ter a presença, entre outros, de um jornalista freelancer que teve 3 meses na Venezuela.

O Mapa com a localização do Centro Social da Mouraria está aqui!

Em discussão estarão temas como as conquistas sociais em matéria de educação, alfabetização, saúde, os conselhos comunais, o controlo operário, a autogestão, o socialismo do século XXI, poder popular, a ascenção da esquerda na América Latina e a luta anti-imperialista.

Iniciativa do colectivo Tirem as Mãos da Venezuela, organização de solidariedade revolucionária ligada à campanha internacional Hands Off Venezuela.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

25 de Abril, tod@s na Rua


É às 15h no Marquês de Pombal como sempre, e vejam a preciosidade que descobri. Muito bom!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Sinal dos Tempos, Xutos Sem eira nem beira

Inadvertidamente esta música torna-se a banda sonora da situação politico-social... Um objecto que foge ao controlo dos autores e é apropriado pela sociedade.



Um fenómeno que se irá multiplicar.

terça-feira, 14 de abril de 2009

PPPs=Pilhagem

O mel foi tanto que a abelha ia tendo uma overdose. Tive a analisar a "Auditoria à Gestão das Parcerias Público Privadas Concessões Rodoviárias" feita pelo Tribunal de contas, é um arraso às PPPs no sector rodoviário. E estão lançadas mais 17 concessões num valor 3 872 Biliões de euros...

http://www.mediafire.com/?0yuz2gtzqyh , link para o relatório do Tribunal de Contas

Aqui vai um excerto:

2.12.10 O estreitamento do leque de opções estratégicas de contratação

Em termos de contratação pública, o Estado em vez de ter alargado o leque de opções para poder escolher as melhores soluções, afunilou-o nas PPP. Verificaram-se, concorrendo para este aspecto, fundamentalmente:

- Existência de progressiva perda de capacidades das estruturas do Estado para a implementação directa de projectos similares aos geridos pelo sector privado, através das PPPs;
-Opção quase sistemática pelo modelo DBOFT, sem avaliação de outras alternativas;
-Gestão da alimentação do pipeline de projectos de PPP, com o lançamento de projectos em vaga e assentes apenas em motivações politicas;

Terrível, e é sempre a "malhar", ontem chorei lágrimas pela República...

One solution, Revolution

segunda-feira, 13 de abril de 2009

O TGV, o que é, para quem, como e porquê. Ou não.

Mais um trabalho que foi que nem mel prá abelha!
Pediram-nos para fazer:
Uma análise crítica ao processo de decisão do projecto português de Alta Velocidade. No contexto mais geral dos investimentos públicos enquanto ferramentas ao serviço do desenvolvimento do país, e da estratégia geral para o sector dos transportes e ferrovia. hehehe... Leiam que tá fixe, bem se calhar há partes um pouco maçudas... Mas vale a pena.


quarta-feira, 8 de abril de 2009

O ARTISTA

Para além de espalhar apelos nas ruas...

Faz umas curtas...



Tem um blog...

E pasme-se até apareceu nas notícias!




É o original e genuíno artista português do século XXI

Ocupar Lisboa II, o desafio da sustentabilidade

Aqui estão dois trabalhos que fiz no âmbito do meu mestrado (ou Master lol), são ambos acerca dos problemas de transportes em Lisboa e de como dar uma resposta política a eles. Se quiserem ver mais podem consultar em baixo na barra direita ou directamente aqui.

São um tanto ou quanto generalistas mas a ideia era mesmo essa vejam e comentem sff. Seria óptimo ter algum feedback. Vou ver se traduzo e sintetizo e mando para as Políticas de Igualdade do BE.



O de cima é o primeiro, acho que está um pouco melhor, o segundo não é igual e acrescenta algumas ideias, mas n sei... mm assim podia ter feito melhor. O próximo trabalho que tenho a fazer é sobre o TGV e os caminhos de ferro em Portugal.



Espero que gostem!

Os Anexos do I estão aqui, os anexos do II estão aqui.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Mayday no Porto

Trotsky

Este clip é brutal, sobretudo o final apoteótico! Não sou daqueles Trotskystas clássicos cuja contribuição para o processo histórico foi =0. Mas o Leon deu-lhe bem! Este videoclip dá nos um Trotsky no auge da sua vida, no seu mais brilhante momento. Como organizador do exército vermelho que derrotou não só os Brancos, mas as forças combinadas de 14 nações invasoras. Foi um feito político, militar e logístico impressionante. Estas são imagens dessa luta.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Previsões

Cada vez que a OCDE, FMI, whatever, fazem uma nova previsão acerca da evolução da economia é sempre pior do que a anterior...

Significa isto que nos estamos a afundar cada vez mais? Provavelmente sim, mas não porque as previsões apresentadas estejam certas... Basta olhar para as previsões efectuadas em 2007 ou início de 2008 para ver como quase todas, passado um ano ou pouco mais, falharam completamente.

Isto tem muita a ver com a forma como se fazem essas previsões (sejam do GDP, preço de matérias primas ou consumo de bens...). Para quem quiser se focar em mais detalhe nisto vejam esta apresentação, está muito boa. São uns slides dum Prof. Americano, Neufville, que se dedica a estudar estas coisas. No seu site podem encontrar mais informação acerca de optimização de sistemas, previsões, flexible design (não sei como traduzir isto fielmente para o português) e Aeroportos (para quem queira discutir o novo Aeroporto para além da enumeração de banalidades e chavões).

A verdade é que a maior parte das projecções que nos dão são isso mesmo, projecções, é o passado projectado para o futuro (quanto muito modelado com alguns pozinhos de intuição do autor das projecções)... A questão fundamental é que o mundo não é estático, é dinâmico e cheio de surpresas... O Futuro é intrinsecamente incerto, claro que em que grau depende dos tempos, espaços e sectores em estudo.

Já que estou a falar nisto aproveito para elogiar um blog português, o Margens de Erro, Pedro Magalhães faz um trabalho extraordinário. É caso raríssimo no panorama português ver alguém que faz, de facto, análises sérias, rigorosas e honestas. Que para além de mandar umas postas de pescada recicladas, sabe mesmo do que está a falar. PARABÉNS PEDRO!

G20


Esta cimeira dos G20 (e mais alguns, tipo Comissão europeia representada pelo honirabilíssimo Durão Barroso) terá consequências históricas, sejam elas quais forem.
Se não saírem algumas medidas no sentido de dar uma resposta à crise a favor da vasta maioria da humanidade (ou seja aqueles que não são Banqueiros e Barões da Finança) a desilusão será imensa, o descrédito no sistema, no status quo, é já alto, depois da cimeira será universal. É uma janela de oportunidade a explorar ao máximo pelas forças populares-progressistas.

Para além disso uma cimeira deficitária também poderá causar tensões internacionais que com o aprofundar da crise poderão tomar proporções alarmantes.



Reportagem sobre a parte mais Hardcore dos protestos, o ataque a um banco...