sexta-feira, 27 de março de 2009

Ocupar Lisboa

Estive a fazer um trabalho sobre os problemas de transporte em Lisboa, mas do ponto de vista da resposta política. Acho que está porreiro, dêem uma vista de olhos.

Este é o link para os anexos
http://www.mediafire.com/?kxn12azzgmi

Este é o link para o trabalho
http://www.mediafire.com/?lfzzard5ndm

Este lema e autocolante são da campanha do Miguel Portas à Câmara de Lisboa, foi das mais interessantes lutas eleitorais em que participei, sem dúvida alguma e o slogan não poderia ser o mais correcto, mesmo do ponto de vista "científico".

quinta-feira, 19 de março de 2009

Agitação Estudantil em Barcelona e Roma


Enquanto em França as coisas tão como já expus, ontem em Roma e em Barcelona os ânimos também se exaltaram, com confrontos com a Polícia.

Homens na Luta, dá-lhe Falâncio!



Há pois é, e na França é sempre a bombar!As Universidades em luta há mais de um mês e hoje mais uma jornada de luta!

Revolução Social!
A Banca e o Estado ao Serviço do Povo

segunda-feira, 16 de março de 2009

Próxima Assembleia Mayday

El Salvador: vitória da esquerda nas presidenciais reforça eixo chavista na América Latina


Assim, sem mais, é o título do Público. Podem ver mais notícias sobre esta recente vitória popular aqui, aqui ou aqui. A esperança continua a varrer a América Latina.

Este blog, deve ser Brasileiro, tem posts interessantes sobre a campanha eleitoral e não só.

Quem ressuscitou o carro eléctrico? esta e outras boas e más ideias de mobilidade


Na quinta passada, convidaram-me para falar acerca das coisas que ando a estudar... Foi muito fixe, o debate foi interessante e o espaço é fabuloso!
A iniciativa foi do GAIA, de frisar a reocupação/recuperação de um espaço nobra da cidade de lisboa. O GAIA de à uns três anos para cá tem animado o Centro Social da Mouraria. É o antigo Palácio dos Távoras e ainda é sede do clube desportivo do Bairro, mas como a coisa é enorme e o clube do bairro (como devem imaginar...) já teve melhores dia, o GAIA adoptou-o como sede e partilhou este palácio com a cidade. Muito bom, já lá tinha ido uma vez, mas desta, para além do debate houve jantar! É verdade, todas as quintas para além de debate à jantar por 2 euros!!!
Claro, é um sucesso, mais de 150 pessoas estavam lá! Parabéns ao GAIA, à sua Horta e todas restantes iniciativas. Um exemplo de Associativismo e Cidadania...


E os papagaios que agora andam por Lisboa, já repararam? Este estava no Adamastror, são super amistosos, alguém sabe de onde vêem? (disseram-me que são da estufa fria e que os deixam sair... será?).

quinta-feira, 12 de março de 2009

Greve dos Mineiros 1984

Thatcher Versus Sindicatos, como se impôs o neo-liberalismo.

A 12 de Março de 1984, há 25 anos, depois de várias minas já estarem em greve, o mais poderoso sindicato Inglês NUM, decretava greve nacional do sector.

Esta não foi uma greve qualquer, durou um ano, um ano! Com piquetes que chegaram a ter mais de 10 000 mineiros. Foi uma batalha ideológico, o objectivo de Tatcher mais do que fechar as minas era quebrar a espinha ao movimento sindical e impor a agenda, hoje chamada (e muito bem demonizada) neo-liberal. O Tempo das Cerejas publicou hoje um post com muitos links porreiros sobre este Conflito histórico.

A derrota dos mineiros quebrou o movimento popular e o poder dos sindicatos na sociedade inglesa, foi na sua sequência que a companhia de autocarros, os caminhos-de-ferro, o gás, água, eletricidade foram privatizados… Foi a derrota dos mineiros que permitiu aos Torys desmantelar o estado social que emergiu após a segunda guerra mundial… A revolução neo-liberal foi feita a partir desta vitória sobre o movimento sindical… entretanto na América-Latina as guerrilhas esquerdistas e os Sandinistas tb foram derrotados e a apoteose chegou em 1989 com a queda do muro… Estava aberto o caminho para o fim da história…

Mas os irredutíveis gauleses resistiram… Em 1995 uma histórica greve bloqueou uma tentativa de atacar o estado social francês, a França hoje possui o melhor serviço de saúde do mundo e dos melhores (se não o melhor) sistema de transportes… Veremos como se saí na crise, à partida bem melhor que os Britânicos… Neste momento Professores e estudantes conduzem uma luta que mantém as Universidades paradas há quase um mês, vejam aqui. É um exemplo que vale a pena ter em conta.

Assim como vale a pena medir bem as consequências da derrota dos mineiros... É muito fácil entrar num conflito, o complicado é sair bem... A Tatcher tinha um objectivo claro, pura e simplesmente, esmagar os sindicatos, qual era o objectivo dos mineiros? Impedir o fecho das minas? Quando se vai para uma batalha destas dimensões é bom não apenas estar-se motivado e ter capacidade de mobilização, é necessário ter uma estratégia clara, à altura da do adversário. Ir para uma luta política com objectivos meramente sindicais é uma espécie de auto-amputação... O resultado é o que estamos a sentir hoje em dia.

Plano de Emergência!


Este excerto foi retirado de um texto publicado ontem pelo Rui Tavares.

Nu
m momento em que a produção industrial já caiu quase vinte por cento — um quinto do total em apenas um ano — aquilo de que precisamos é de um plano de emergência em grande escala. Mas para ser rápido e eficaz, esse grande plano deve concretizar-se em muitíssimos pequenos projectos: adaptação de edifícios para deficientes, recuperação de centros urbanos, prevenção social nos subúrbios, transportes públicos, o que for. Só isto dará trabalho rápido a calceteiros e engenheiros, assistentes sociais e pequenas e médias empresas. Além de nos ajudar durante a crise, um plano destes faria de nós um país mais justo e decente depois da crise.

Disse isto na minha intervenção na convenção, felizmente não anda tudo a dormir. Grande escolha do Bloco para as Europeias! Espero que consigamos eleger três deputados, com este discurso chegamos lá!

quarta-feira, 11 de março de 2009

11 de Março, Sempre!


Dia da Unidade - Zeca Afonso


11 de Março de 1975, a intentona Spinolistó-Reaccionária falha e a Revolução é irreversível. A nacionalização dos Bancos e Grande Indústria eram uma necessidade… As elites económicas que dominavam a Indústria, Serviços e Infra-estruturas estavam completamente alinhadas com a ditadura, só fazendo uma limpeza geral poderia a democracia implantar-se.
Se o estado geriu da melhor forma as responsabilidades que assumiu, essa é outra questão, a resposta não é simples e em muitas situações é claramente não! Mas bem pior foi a forma como se levou a cabo a re-privatização de muitos dos bens/empresas nacionalizados, e não apenas a forma mas a própria decisão de se privatizar.
Que da Revolução tiremos a lição de melhor gerir as decisões tomadas e da “democracia” a lição de que o aumento de eficiência não se dá, como que por magia, por se privatizar um bem. Dá-se se houver investimento inteligente, supervisão, profissionalismo, responsabilidade e seriedade, tudo coisas possíveis de atingir em empresas públicas, até mais facilmente do que em privadas, haja vontade política para isso…

Voltando ao 11 de Março, não é por acaso que todas as forças políticas actualmente existentes acabaram por, de uma forma ou outra, apoiar e acatar as suas consequências, vejam lá como até fiavam fininho…

quinta-feira, 5 de março de 2009

Desemprego, A menina da Pena, Louçã-Milk

Ontem fiquei ao serão em casa a ver televisão, deparei-me com uma série de três programas excelentes, Reportagem da SIC sobre o Desemprego, da RTP1 sobre uma menina do campo, um retrato do Portugal de hoje e por fim o contra-informação… Que lá para o final tem um Rábula fenomenal com o Louçã, está muito bom mesmo.



Reportagem da SIC, Desemprego, quase avassaladora...


A Menina da Pena, retrato rural à lá século XXI, a crise e o campo.


Bem, no final do último Contra os tipos passaram-se, uma performance espectacular de Trotskan, Miguel Tortas e Fernando Brocas. A não Perder!

segunda-feira, 2 de março de 2009

The Hives, muito bom

Pa descontrair, não conhecia, descobri-os no último Oeiras Alive

Sindicalismo em alta nos EUA

Pois é, depois de andarem 20 anos a perder militância e influência os sindicatos americanos andam há dois anos em ascenção! Mais de 450 mil novos filiados só no último ano e a tendência é para reforçar! Vejam aqui no New York Times e no site da AFL-CIO (já agora, que belo site...).

Nunca nos esqueçamos que em grande medida é aos sindicatos que devemos o estado social e a própria democracia moderna, que com todos os seus defeitos é bem superior ao feudalismo ou ao liberalismo burguês à lá siécle dix neuf...

Aliás a recente vitória de Obama também deveu muito ao esforço militante dos sindicalistas dos EUA.


Since 1999, Bloco de Esquerda 10 anos a bombar



Já fez uma década... O Bloco merece um grande Parabéns! Foi e é um projecto arrojado, inovador que apostou na união quando a cisão é muito mais fácil... Apostou em dar combate e questionar quando é muito mais confortável ficar com a seita a reforçar as certezas já sabidas.

O Bloco já mudou muito, mas muito mais é preciso... Mais coragem, mais inteligência, mais abertura... tudo, as tarefas perante nós são monstruosas.

No dia de anos duas grandes prendas, os resultados das sondagens (14% é talvez inflacionado e o CDS deverá ter mais, mas dá que pensar...) e as acusações no congresso do PS.



Este texto no THE NATION é muito interessante, vale a pena

But the belief that a better world is possible should not prevent us from seeing that a far worse world is possible also. Populism is a volatile force. Devoid of agenda, social base or organizational coherence, it can bring people out on the streets. But there is no saying what they will do once they get there. Global capitalism is a worthy but elusive target. Jews, Gypsies, Muslims or "foreigners" are accessible if inadequate scapegoats. The last time things looked this bad globally, we ended up with Nazism, fascism and war.

E porque não é todos os dias que se faz 10 anos cá vai mais um hehehe,



PS-ainda hoje me lembro das palavras dessa mui nobre personagem, Manuel Serrão, na véspera da oficialização da fundação do BE "São meia dúzia de gatos pingados, vão fazer um jantar, juntar mais uma dúzia e daqui a pouco desaparece"... Sinto-me sempre bem quando superamos estas prédicas...
E sabes que mais Camarada Serrão, ainda não viste foi nada!