sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Debate Eleições nos EUA


É na próxima terça-feira, dia 28, às 21h na sede do Rato, não faltem e divulguem!

Eleições nos EUA, Crise e Mudança

A 4 de Novembro tem lugar a eleição do próximo Presidente dos EUA. Passados 8 anos de consulado Bushista, que deixa uma pesada herança de Guerra e Crise, quo vadis EUA?

Império em crise? O que diferencia Obama de Mcain? Num mundo em mudança, o que significa a “Mudança”, invocada mais por Obama, mas também por McCain?

Para debater estas e outras questões, convidamos todos e todas para a sessão que o Grupo Internacionalista do Bloco realiza no próximo dia 28, terça-feira, às 21h na “Sede do Rato” (Rua de S Bento, nº 698), com a presença de José Manuel Pureza.

Unidade à Esquerda?

Ultimamente têm saído à luz do dia algumas boas notícias… a mais recente é esta publicada no Sol,

Bloco desafia PCP a juntar-se com Alegre

O Bloco de Esquerda e os renovadores comunistas querem repetir, no final do ano, o comício das esquerdas, semelhante ao que teve lugar em Junho com Manuel Alegre. Mas, desta vez, desafiam o PCP a associar-se, também, à iniciativa


Ao que soube tem um fundo de verdade, pelo menos está na calha mais um comício das esquerdas, são de facto boas notícias, bom também seria se a parte que diz respeito ao PCP se verifique. Quer queiramos quer não é um partido incontornável na Esquerda portuguesa e terá de fazer parte de uma polarização à esquerda do cenário político-social. Também o Expresso dava notícias animadoras.

Jerónimo namora Bloco de Esquerda
Comunistas encostam PS à direita e discutem aproximação ao BE


Sobre isto tenho de escrever alguma coisa mais estruturada…
Vamos ver se a malta se organiza…

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

AGENDA! Quinta a Sábado!

Os próximos dias são ricos em interessantes eventos! Já amanhã Debate sobre a Crise com Louçã, e não só, no Instituto Franco-Português, é às 21h30, organizado pelo Le Monde Diplomatique,



Sexta há outro debate, às 18h30, desta vez no Museu República e Resistência (que tem o bom hábito de lá ir fazendo umas conferências e debates engraçados), sobre "Os mitos do Capitalismo" com o Major Mário Tomé,




E no Sábado para desanuviar uma beca é a festa do blog Spectrum, na ILGA (ao pé do Metro do Martim Moniz) às 23h!


Aproveite quem puder! (é bom estar de volta a Lx...)

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Sarah Palin vaiada em jogo de Hockey

Era caracterizada como uma "Hockey Mom", bem, recebeu uma vaia monumental em Filadélfia, aqui vai (vejam também este artigo),



A coisa não vai bem para os Republicanos e a jogada de escolherem uma Neenderthal Fanático-Populista parece estar a sair furada... Espero bem que sim.

A mudança vem aí e será muito maior do que qualquer um de nós imagina e não, não é, sobretudo (mas também), pelas ondas de choque que a vitória de Obama poderá causar, é mesmo porque a situação actual é insustentável...

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Crónicas no Porto!


Aqui vai o Cartaz, amanhã às 21h no Porto vamos fazer a apresentação que já em Lisboa fizémos na Casa do Brasil!

Não tem nada a ver (ou talvez pq isto tá tudo ligado) mas aconselho mais um post fantástico do WeHaveKaos, sobre as recentes declarações de Jerónimo a propósito de Unidade à esquerda... Aliás este artigo publicado no Portal Esquerda era completamente despropositado e o que precisamos mais era de seguir neste caminho (artigo tb do Portal Esquerda)!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Outro Português na Venezuela!

Neste momento encontra-se um Companheiro, na Venezuela, é um recém formado Jornalista e está também a fazer um registo da sua viagem (muito mais completo do que aquilo que eu aqui fiz!!!), antes de zarpar ainda trocámos uns e-mails, aconselho vivamente, aqui vai um cheirinho...

O 'barrio' 23 de Enero, onde, através de murais, as paredes falam de Che Guevara, de Simon Bolivar, de Augusto César Sandino, de Emiliano Zapata, de Iasser Arafat, de Ali Primera, de Mariatégui e de tantos outros, parece não se importar com os epitetos que dedicam às FARC ou com os protestos formais que o Estado colombiano apresentou pela homenagem popular a um dos herois dos povos da América Latina. Também não se pareceu importar com a ausencia de representantes do Estado venezuelano. No 23 de Enero, Manuel Marulanda, o campones, filho de camponeses, ressurgiu entre os seus.

Para lerem o resto vão ao Blog Radio Moscovo, será interessante seguir pois ele vai lá estar inclusivé durante o perio do das eleições (23 de Novembro).

Textos Recomendados...

A sessão "Crónicas da Venezuela" já tem data marcada em Coimbra, à partida, será dia 15/10 às 18:30 no Bar Xuven. A malta de Coimbra pediu-me a mim e ao Zé para enviarmos textos alusivos ao tema para fazerem uma compilação em PDF, aqui vão as minhas sugestões:

Antes de mais este texto fabuloso de Claudio Catz intitulado Strategies of the Left in Latin America, cá vai um excerto

The actors of a socialist transformation are the victims of capitalist domination, but the specific subjects of this process in Latin America are very diverse. In some regions indigenous communities have occupied a leading role in the resistance (Ecuador, Bolivia, Mexico) and in other areas peasants have led the resistance (Brazil, Peru, Paraguay). In certain countries the protagonists have been formal urban workers (Argentina, Uruguay) or precarious informal urban workers (Venezuela, the Caribbean, Central America). The new role of indigenous communities and the weaker role of factory unions stand out. The multiplicity of sectors reflects the differentiated social structure and political particularities of each country.

However, this diversity also confirms the variety of participants of a socialist transformation. As the development of capitalism expands the exploitation of salaried work and collateral forms of oppression, the potential actors of a socialist process are all the exploited and oppressed. This role does not fall exclusively on the salaried workers who directly create business profits, but to all the victims of capitalist inequality. What is essential is the convergence of these sectors in a common battle, which unfolds around ever-changing focal points of rebellion. Victory depends on this action against an enemy who dominates by dividing the popular camp.

Para além deste, a revista combate recentemente editou um texto maior, também de Claudio Katz, sobre a situação na América Latina:


Este é um texto que fiz há uns tempos com uma análise minha sobre o processo Venezuelano:


Esta foi a apresentação que fiz no Socialismo 2007 sobre o processo em curso



Bom muito mais há, e os Links na barra da direita são uma mina de informação!


quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Já chegou à economia real

O Financial Times trás hoje uma importante notícia: as estatísticas indicam que a economia real já está a ser afectada com o sector industrial a anunciar uma redução generalizada da produção em todo o mundo industrializado.

Num outro dossier o mesmo Financial Times faz uma listagem de todos as processos de salvamento de bancos ocorridos no último mês e dos valores envolvidos. Útil e educativo.

Lisboa: Orçamento de 2009 com cinco milhões de euros para projectos escolhidos pelos munícipes

Notícia da Lusa

Eu proponho que se invista o dinheiro na procura dum novo candidato às autárquicas.