quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Crónicas da República Bolivariana (V)

Dia 10, já em visita organizada com o grupo Norte-Americano, começamos por assistir a uma missa numa igreja no meio de um "Barrio"(a pessoa que está a "dirigir" a viagem é uma leiga dos EUA que vive à 20 anos na Venezuela e é inspirada pela teologia da libertaçao), em seguida um leigo (também "adepto" teologioa da Libertacao) deu uma apresentacao generica da situacao socio-economica da venezuela e sua evolucao nos recentes anos, discutimos tambem a forma como a igreja tem encarado este processo. Esta comunidade crista que visitamos está muito envolvida com os projectos socias iniciados pelo governo, ao pé da igreja existe um centro com escola e uma radio comunitária, aí falei com um médico Venezuelano recém formado em cuba.
Nestes dias tivémos reunioes com Instituto de Altos Estudos Diplomaticos, Ministerio das relacoes exteriores, visitamos uma cooperativa produtora de Cacau, numa pequena localidade (Chacao) junto ao mar das Caraíbas... Jantámos com a Eva Golinger ( advogada, investigadora, que se especializou nas relaçoes EUA-Venezuela, nomeadamente nas agressoes dos EUA à Venezuela).
Antes disso, participámos na manif organizada pelo PSUV em solidariedade com a Bolívia.

Amanha escreverei outro post e colocarei algumas fotos!

ps- Desculpem mas na Venezuela os teclados nao têm tiles à excepçao deste ñ...

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

"Georgia on my mind"

A Georgia está na mente de todos os políticos que representam os seus países, e também na de todos os que se interessam por política internacional. Esta guerra, que é ainda resultante da delimitação do espaço de influência das duas super potências do século XX, os EUA e a URSS, mas que hoje parecem empenhadas em fazer-nos crer que a guerra fria afinal não acabou, está a ter várias consequências negativas no mundo.
A verdade é que, pese embora todas as mudanças verificadas, a Rússia, hoje CEI, é vista aos olhos dos países da NATO com desconfiança, mantendo-se uma relação que mesmo os melhores momentos é sempre algo cínica. O mercado nem tudo une...E mesmo durante os jogos Olímpicos as guerras podem começar...

A Nato chegou à fronteira da Rússia, estado hoje muito importante do ponto de vista energético, mas que também depende dos seus consumidores de energia (UE, etc...) e dos países periféricos, como o Casaquistão, onde há importantes poços de petróleo e oleoductos.

A Ossétia do Sul, até hoje parte da Georgia, poderá tornar-se num novo Kosovo, e diga-se que por isso mesmo e pelos métodos até hoje usados pelos EUA no Iraque e Afeganistão, o Ocidente não tem muitos argumentos contra a Rússia, que vê aqui uma oportunidade para defender os seus interesses geostratégicos. Das muitas análises que há disponiveis sobre este assunto, gostava de frisar algumas coisas:
Ao contrário do que se dizia na era Clinton, em final dos anos 90, por aqui se vê como a história não acabou...O século começa, assim, com muitos problemas por resolver, penso até que serão estes (Iraque, Afeganistão, fronteira NATO-Rússia, Capitalismo China, crescimento da Índia e Brasil ) que determinarão a vida mundial no século XXI.

Com Bush já vimos por onde têm seguido os nossos caminhos, espero que não somem mais erros de percurso, pois tudo poderá ser ainda muito bom ou muito mau em função das forças que ocuparem a Casa Branca a partir de Novembro deste ano. O mundo não aguenta muitos erros mais.
E com estas políticas, Portugal que pense que caminhos quer seguir, pois a turbulência política só faz subir ainda mais o petróleo, com ele o desemprego, e a recessão que vivemos.
Não adianta, a Sócrates e Cavaco cantarem o Georgia on my mind, como quem assobia para os Açores, os problemas batem nos à porta, e a sorte é dos audazes, este tempo que vivemos não se compadece com contemporizações e atitudes hipócritas como as de Cavaco, que gosta pouco de assumir posições claras em assuntos internacionais. Já quanto aos Açores não se pode dizer o mesmo...

sábado, 9 de agosto de 2008

Crónicas da República Bolivariana (IV)

Aporrea, Leis Habilitantes e Bolívia

Ontem, dia 08-08, entrevistámos Gonzalo Gomez, co-fundador do Aporrea.org, membro da corrente “marea socialista”, do PSUV e activista sindical. Na nossa conversa falámos do movimento sindical e de trabalhadores na Venezuela e sua relação com o poder, sobre o movimento popular venezuelano em geral e sobre como surgiu e o que é, de facto a Aporrea.
Mais do que um mero portal de notícias a Aporrea surgiu como uma central de coordenação de movimentos sociais e durante o “Paro Petrolero”(Lockout de final de 2002, que marcou tanto o processo como o golpe de 11 de Abril de 2002) foi a referência e central de informações para os movimentos progressistas e revolucionários Venezuelanos, uma vez que todos os canais televisivos estavam nas mãos da oposição ( o canal nacional/estatal não emitia em sinal aberto para todo o país).

Ficámos também a saber, segundo Gonzalo, que existem sindicalistas mortos e perseguidos por sicários a mando do patronato, nomeadamente no estado de Carabobo, dos estados mais industrializados da Venezuela, onde famílias donas da industria funcionam como verdadeiras máfias… A Revolução precisa de ir mais longe (nota do autor).

Depois da conversa fomos a uma assembleia de vozeros (representantes dos vários batalhões, que são a organização de base do Partido Socialista Unido Venezuelano) do PSUV da região de Caracas. Em cima da mesa esteve sobretudo a defesa das Leis Habilitantes, mas também a solidariedade com o governo da Bolívia, que no próximo domingo terá um teste de fogo com o referendo revogatório. Hoje, a partir das 10h vai haver uma concentração em defesa do pacote de 26 leis recentemente aprovadas e de seguida haverá uma marcha até à embaixada da Bolívia e será feita uma vigília aí, até Domingo à noite, fim da votação no referendo da Bolívia.


A televisão (os canais estatais, sobretudo a Vive e a Telesur) tem dado grande destaque ao referendo revogatório (que confirmará, ou não, a manutenção no cargo do Presidente Evo Morales e de 9 governadores das regiões), com notícias constantes e documentários acerca dos impressionantes movimentos populares que varreram a Bolívia nos últimos anos. Também têm-se realizado alguns eventos de solidariedade, por exemplo, na passada terça-feira houve na Praça Bolívar (onde estamos e centro revolucionário por excelência) uma série de actos culturais com danças e cantares de toda a
América-Latina, organizado pelo Partido Comunista da Venezuela em prol do governo de Evo Morales.

O pacote de 26 leis aprovadas recentemente, ainda em vigência do decreto que dá especiais poderes ao presidente para legislar, está a agitar as coisas. Hoje para além da manif “oficialista”, há também um protesto organizado pela oposição. Estas 26 leis incluem, reformas na administração pública, no exército (na formação que passará a ter uma componente ideológica, baseada nos pensamentos de Bolívar e na própria estrutura), para além disso também impõe um controlo do estado mais apertado sobre as empresas privadas, constringem o direito de propriedade privada e promovem a economia social e o sector estatal… Claro que é visível a fúria da burguesia(sobretudo no que concerne às questões da propriedade e económicas), expressa sobretudo, através dos canais de televisão marcadamente oposicionistas… No entanto têm um trunfo, grande parte destas leis reflectem artigos da alteração constitucional que foi chumbada no referendo de Dezembro do ano passado… As eleições de 23 de Novembro para governador vão funcionar, de facto, como novo referendo ao regime e ao avanço da Revolução, até lá a tensão social vai aumentar…

Depois espero dar notícias das manifes!

PS- Se todos os governos tivessem uns media tão críticos e activos talvez as coisas até funcionassem melhor… Bom, desde que também não chegassem ao ponto de orquestrar golpes de estado…

PS2- Hoje já começaram a chegar os Gringos, ou seja, a malta com a qual tenho uma visita programada de 9 a 19, o ritmo vai aumentar e vamos estar fora de Caracas na maior parte dos dias, por isso sou capaz de escrever menos…

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Crónicas da República Bolivariana (III)

Hospital, Círculos e media


Ontem fomos visitar outra obra do "regime" o Hospital Cardiológico Pediatrico Latino Americano, é um Hospital especializado, de referência na América Latina, 100% gratuito e que atende pacientes de outros países latino-americanos e começa a receber alguns de áfrica.






Depois da visita ao Hospital fomos dar uma volta com o cicerone que o Ministério das Relaçoes exteriores tinha enviado connosco ao Hospital e fomos dar uma volta pelo Parque Miranda (tudo o que sao espaços publicos tem um caracter pedagogico exaltando os valores dos libertadores da América Latina). O nosso cicerone era membro dos circulos bolivarianos, segundo disses (e de facto foi o que vimos) os circulos trabalham na dependencia dircta de Chavez (do "despacho da presidencia"), frisou que nao estavao associados a nenhum alcaidaide, governador ou ministerio, pois a sua funcao era estarem atentos relativamente a casos de corrupcao e de praticas contraditórias com o "Processo". Para alem disso iam aos Bairrios, trabalhavam em conjunto com os conselhos comunais, para averiguar carencias e dar alerta de problemas que aí se vivam.
Tanto da convera que tive com ele, como da visita ontem ao Nucleo, deu para entender que dentro do campo Chavista existe alguma tensao... Com criticas (por parte de com quem eu falei) a alguns governadores e alcaides do campo Chavista que nao estao de alma com o processo, antes estao se a servir da camisa vermelha para beneficios proprios...
Depois a noite acabei por assistir a uma viva tertulia no canal Vive entre um membro do PSUV (que tb era moderador e apresentador do programa...), do PPT (partido do campo bolivariano que nao integrou o PSUV) e de outro partido que tinha integrado o PSUV. De facto a televisao na venezuela e muito diversa, há pelo menos dois canais histericamente (isto nao é um exagero, encostam a TVI a um canto, os apresentadores parecem aqueles fanáticos da FOX americana...) anti-chavez. Existe o canal nacional (pró governo) e ainda outros dois execelentes canais, a telesur, que passa debates, noticias e documentarios sobre toda a américa latina e o canal Vive, feito em conjunto com muitos meios de comunicaçao comunitarios e que passa muita história, documentários, reportagens sobre temas actuais. Para além de debates muito interessantes sobre problemas nas comunidades, actividades dos conselhos comunias e questoes politicas como a da criacao do PSUV e da unidade das forcas pro-revolucao na venezuela.
Este é, de facto, um problema muito sentido, até porque em novembro vao decorrer eleicoes muito importantes e as forças Bolivarianas podem vir a concorrer sepradas face a uma oposiçao que se está a unir...

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Crónicas de República Bolivariana(II)

Visita a Núcleo de Desenvolvimento Endógeno e algumas Diferenças


















Entrada do "Núcleo de desenvolvimento endogeno Fabricio Ojeda", no meio do Bairrio de Catia, um dos muitos de Caracas, fica este projecto, antigo depósito de combustíveis, reconvertido num centro em que se concentram várias cooperativas, um Mercal, uma clínica popular (parte da Missao Bairrio adentro), várias missoes educativas, centro de reciclagem e saude publica e salas de usos multiplos onde se realizam assembleias dos conselhos comunais e se ensaiam peças de teatro e se dao aulas...





























O Nucleo e zona envolvente...








Parte de Mural à entrada do Núcleo (na foto apareço ao lado do David, um Italiano de uma associaçao politico-cultural "punto rosso" que também está em viagem na Venezuela) e em visita à cooperativa "Venezuela Avanza" de texteis.
À entrada do Mercal, espécie de supermercado com produtos 80% a baixo dos preços de mercado e que também escoa produtos agrícolas das cooperativas rurais.
Altamira, uma outra Caracas...

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Crónicas da República Bolivariana(I)

Primeira Vista de Olhos


Chegámos a Caracas dia 4, às 15h locais, o Aeroporto tinha bom aspecto e no primeiro corredor havia vários cartazes da Sanate (autoridade tributária e de controlo das actividades económicas) alusivos a vários programas sociais. O lema em todos os cartazes (e em todos os uniformes dos funcionários públicos) é “Con Chavez o Gobierno es el pueblo”.

Fomos recebidos no Aeroporto por uma membra do Ministério del Poder Popular para las Relaciones exteriores- Europa, responsável pelos intercâmbios culturais e apoio a grupos de solidariedade. A viagem do aeroporto (que fica na costa) até Caracas (que fica a cerca de 30 Km, numa espécie de planalto rodeada de montanhas) já foi gráficamente elucidativa, ao subirmos as montanhas e nos arrabaldes de Caracas começam a ver-se imensas manchas de casas empoleiradas no topo dos montes só em tijolo... Ao descer para a cidade essas manchas continuam e muitas delas descem dos montes chegando ao pé, mesmo envolvendo blocos de apartamentos e outras torres de serviços.

Caracas é confusa, um pouco suja e decadente, mas com muita vida. Nós estamos no Centro, na Praça Bolivar, mas nao há propriamente um centro histórico, antes alguns edifícios do tempo colonial em resturo ou restaurados há pouco tempo. As praças também restauradas à pouco tempo sao a paisagem urbana com mais bom aspecto. É uma cidade fervilhante de actividade e nao se veem turistas. A zona onde estamos onde se encontram a maioria dos ministérios e instituiçoes do governo, nota-se isso nas ruas, restaurantes e cafés muito frequentados pelo funcionalismo público.

Fora os bairros, esta é das zonas consideradas mais pobres e inseguras... Nao me pareceu assim tao perigosa, mas o que é facto é que apartir das 19h começa tudo a fechar e às 21h é muito difícil encontrar alguma coisa aberta... Na zona mais classe alta é que se concentra a vida nocturna...

Bom, sao primeiras impressoes, quase geograficas, amanha quero ver se já acrescento algo mais do ponto de vista politico-social...






segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Crónicas da República Bolivariana

À muito que desejava fazer esta viagem, finalmente vai acontecer, de dia 4 a 25 de Agosto estarei (com mais um camarada) na Venezuela.

Uma vez lá pretendemos visitar o máximo de locais, organizações, cooperativas, partidos, etc… isto para obter uma visão tão completa quanto possível da situação político-social e efectuar uma avaliação mais profunda da “Revolução Bolivariana”. Iremos levar um gravador para realizar entrevistas e colher sons, com isso faremos uma reportagem para a rádio on-line do Bloco, a Rádio.Esquerda. Para além disso irei escrevendo sempre que possível aqui no Blog.

Neste momento vive-se um clima de pré-campanha eleitoral (em Novembro vão ser as eleições “autárquicas”) e o PSUV está ainda em fase de construção, nomeadamente no sector da juventude (já fomos convidados para assistir algumas reuniões e também falar um pouco da situação política em Portugal…). Portanto vamos numa altura em que há muito a fervilhar…

De dia 9 a 19 de Agosto iremos integrar uma visita organizada por várias associações Norte-Americanas de Solidariedade com a Venezuela (Task Force on the Americas, SOA Watch e Venezuela Solidarity Network). No decorrer da visita iremos visitar uma missão barrio adentro (cuidados médicos prestados nos bairros), várias cooperativas, autarquias onde se estão a aplicar formas de democracia directa… Falaremos com representantes do governo e oposição e vários activistas de movimentos sociais.

Para além desta visita com o grupo dos EUA, temos contactos estabelecidos directamente com o governo, nomeadamente com o Ministerio del Poder Popular para Relaciones Exteriores, embora ainda não saiba ao certo o que faremos nesse âmbito.

Já falamos também com dirigentes da CMI-CMR da Venezuela, o plano é conhecermos algumas fábricas ocupadas e outros processos de luta, assim como participar, na já acima mencionada, construção do PSUV.

Pretendemos ainda entrevistar representantes de associações da Comunidade Portuguesa (nomeadamente de um jornal “Correo da Venezuela” e visitar o Centro Português de Caracas), para conhecer as perspectivas que têm do processo político em curso e o papel que a significativa comunidade Portuguesa tem desempenhado.

No decorrer da viagem, no terreno concreto, estaremos alerta para todo o tipo de outras oportunidades que surjam, para além de irmos sentindo a atmosfera e o pulsar que se sente no país.

Entretanto, enquanto estiver do outro lado do oceano irei tentar actualizar o blog regularmente… Até Breve!